Viver a Figueira 12 meses por ano

MeetFigueira e a Figueira da Foz: uma parceria de 22 meses

7 gostos

capa_artigo_22

A 3 de Julho de 2022 abrimos novas portas da Figueira da Foz ao mundo, com o lançamento da plataforma digital MeetFigueira, espaço de divulgação turística, cultural e patrimonial do concelho. O MeetFigueira é apenas o primeiro projecto de um conjunto de produtos e serviços que a empresa mãe – MeetMunda, Inovação e Turismo (iniciada em 2023) – tem vindo a desenvolver dentro da área do turismo.



Do MeetFigueira fazem parte mais de uma centena de artigos e um conjunto alargado de iniciativas e funcionalidades. Chegou a hora de fazermos uma retrospectiva sobre o que de mais importante oferecemos ao nosso território, aos seus residentes e visitantes, nestes quase 2 anos de trabalho.

Façamos primeiramente um rápido apanhado do que pode encontrar na nossa/sua plataforma meetfigueira.com:

  • Artigos, muitos artigos, sobre os nossos olhares para com o território figueirense, os seus lugares, gentes, tradições, e tudo o que estes proporcionam, tanto ao residente como ao visitante.
  • Uma completíssima agenda sobre tudo o que está a acontecer no concelho, com informações detalhadas sobre o quê, como, onde, a que horas, o preço.
    Semanalmente, pelas 5ªs feiras, enviamos por email as propostas para o fim-de-semana. Se ainda não subscreveu a nossa newsletter, é boa altura para o fazer. Encontrará o formulário de subscrição na página da agenda ou na página principal.
  • Um guia para explorar o essencial da Figueira da Foz.
  • Um directório de restaurantes, bares e alojamentos, que servirá de ponto de partida para uma experiência mais completa pelo concelho.
  • Um mapa digital com mais de duzentos pontos de interesse, por entre visitas, rotas e espaços de eleição, espalhados por todo o concelho.

Recuemos agora no tempo, até ao primeiro conteúdo a nascer no MeetFigueira. A Esplanada Silva Guimarães, varanda panorâmica da Figueira da Foz, oferece das melhores vistas da cidade. E não quisemos deixar de o salientar. Para ler aqui.

Esplanada Silva Guimarães Figueira da Foz

Demos também um destaque inicial a muitos dos espaços figueirenses onde é possível fazer compras de mercado. Passámos pelos sítios, falámos com os proprietários e contámos as suas histórias, num artigo intitulado Onde fazer as suas compras de mercado na Figueira da Foz.

Contámos igualmente a experiência de como aproveitar a ecovia de praia. Para ler aqui.

No nosso site, encontrámos espaço para acolher os excelentes contributos de Fernando Curado, mestre na recolha do passado figueirense. Ora confira, que a lista já vai longa:

Em pleno verão, demos destaque à inevitável Praia de Buarcos.
De passagem, prestámos homenagem à prática de basquetebol de rua, criando um guia (com direito a mapa) com todos os campos espalhados pelo concelho.
Não esquecemos a modalidade de Orientação, muito bem dinamizada pela Associação Desportiva do Mondego. Saiba tudo aqui.

Seguimos para um dos nossos artigos mais populares e visitados, em que colocámos em palavras a beleza de um passeio pela cada vez mais procurada Ilha da Morraceira.

Ilha da Morraceira Figueira da Foz

Para escapadas mais urbanas, sugerimos um piquenique no Parque das Abadias.
Ou uma experiência por uma das melhores vistas oceânicas da Figueira da Foz.

Em Setembro de 2022, a cidade comemorou os seus 140 anos, pelo que lançámos 140 motivos para gostar da Figueira da Foz.

Num registo mais cultural, contámos a visita ao indispensável Museu Municipal Santos Rocha. Além disso, desafiámos o Nuno Camarneiro a escrever sobre o seu sentimento para com a Figueira da Foz, numa crónica intitulada A Figueira da Foz sou eu, que vale cada palavra.
Ainda dentro dos ilustres figueirenses, fomos conversar com a cientista Sílvia Curado, no âmbito do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência.

A partir de um lindo Mercado Municipal, cheio de lindas pessoas e mil e um produtos de todas as cores e feitios, pintámos um conjunto de palavras sobre aquele icónico espaço centenário.

No dia da mulher propusemos aos figueirenses uma Rota da Mulher no Espaço Público da Figueira da Foz, um trabalho de investigação muito bem recebido pela comunidade.

Não esquecemos o dia do pai, a quem sugerimos 10 atividades para fazer com o(s) seu(s) filho(s). Assim como o dia da mãe, em que indicamos 7 lugares na Figueira para levar a sua progenitora.

Para quem gosta de memória e tradições, a Figueira tem muito que contar, como é prova um conjunto interessantíssimo de vídeos lançados pelo projecto Microninho, que abordamos neste artigo.

Adoramos a primavera e os seus renasceres, pelo que oferecemos 10 sugestões para fazer na Figueira da Foz nessa temporada do ano.

Com o verão chega o tempo de praia e o tempo também para oferecer um guia com as melhores praias da região, nomeadamente aquelas galardoadas com a exigente categoria Ouro da Associação Ambientalista Quercus.

Somos amantes das duas rodas, pelo que não poderiam faltar artigos sobre o rodar de bicicleta pelo concelho. Contamos a experiência de fazer um passeio ribeirinho sobre rodas.

Antes das férias longas, preparámos um artigo igualmente longo com sugestões para entreter os mais novos para o verão. É de 2023, mas este ano conte com uma atualização.

Ainda em exibição nesta altura do campeonato, a excelente exposição O Mar é a Nossa Terra mereceu toda a nossa atenção, num artigo que pode ser lido aqui.

O Programa Municipal Desporto para Todos recebeu igualmente um tratamento próprio. Foram 3 meses de atividade quase diária, que acompanhámos em agenda dedicada.

Lançámos para site a rubrica Meet the Surfer: Respostas na ponta da prancha, dinamizada pelo nosso amigo Armando Fonseca, que pode recordar aqui, aqui, e aqui.

Sabores da Cidade: 5 restaurantes na Figueira da Foz que precisa de conhecer é um título de artigo mais que evidente que dispensa comentários adicionais, mas obriga a leitura atenta.

Abraçámos uma parceria com a Doctor Sports, dedicando vários artigos ao sempre espetacular evento Figueira Beach Rugby.
Foi apenas o início de uma relação de proximidade com eventos do concelho. Acompanhámos de perto o RFM Somnii, o BR Fest, o Woodrock, o Torneio de Basket das Traseiras e o Gliding Barnacles.

E por falar em Cabedelo, não se esqueça que os horários das travessias de barco da cidade para a margem sul (e vice-versa) estão sempre atualizados nesta página.

Assinalámos com pompa e circunstância a inclusão dos “Conhecimentos tradicionais da produção artesanal do sal marinho da Figueira da Foz” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Porque não somos só digitais, em inícios de julho lançámos para a rua o Mapa Turístico 2023-2024, em conjunto com mais de duas dezenas de parceiros figueirenses. Daqui por cerca de 2 meses, esperamos ter distribuída pelo concelho a versão 2024-2025.

Verão é Verão e não podíamos deixas passar a ocasião: o artigo online 10+1 coisas para fazer na Figueira da Foz no Verão passou também para papel e andou a circular pelos alojamentos da cidade.

O Fausto Carvalho iniciou colaboração com o MeetFigueira com um dos artigos mais populares – Bares, Lugares e Dançares : beber um copo na noite na Figueira da Foz. Mais tarde saiu para as bancas digitais uma segunda parte, agora com menção aos bares fora da cidade.

Verão foi também altura para escrever sobre o que esperar de uma experiência no Parque Aventura, um dos nossos parceiros de eleição.
Ainda no campo das árvores, chamamos a atenção para uma das nossas ruas preferidas, que mereceu dedicatória especial em forma de letras e palavras – A magnífica Rua das Árvores.

Sinónimo do bom sol e tempo apropriado, recolhemos e disponibilizámos toda a informação relacionada com as piscinas do concelho, para que nada falte na hora de querer dar um mergulho refrescante.

Com o aproximar do regresso às aulas, preparámos um super guia da oferta de atividades extra curriculares. São cerca de duas dezenas de atividades sugeridas, espalhadas por todo o concelho e dinamizadas por um assinalável conjunto de clubes e associações. O conteúdo é intemporal, mas sofrerá as devidas atualizações assim que a temporada pré-escolar se aproximar.

À semelhança de Primavera e Verão, Outono também é gente e mereceu o seu guia de sugestões.

Como também somos bom garfo e apreciadores da gastronomia local, sugerimos acompanhar com água na boca este guia sobre os 13 tesouros da Gastronomia Tradicional da Figueira da Foz.

tesouros da gastronomia tradicional da Figueira da Foz. Sal e Flor de Sal

Tradições à parte, não descuramos um bom hamburger, pelo aqui deixámos um pequeno apontamento sobre onde melhor saborear na Figueira da Fiz este tão popular “pitéu”.
Sem largar o prato, dedicámos artigo exclusivo a uma das jóias da restauração figueirense, os nossos amigos parceiros… o Jóia Restaurante.
Adoramos contar boas histórias sobre belos e deliciosos espaços e pratos. Contacte-nos para mais informações sobre as nossas condições.

De volta às letras, escrevemos sobre a escrita do figueirense Afonso Cruz, com enquadramento no projecto “Experiências by…” do Turismo Centro de Portugal.

Terminámos o 2023 a eleger os melhores do ano, com a ajuda do público figueirense. Recorde os resultados das votações:

Já em 2024, não deixámos de assinalar as novidades, desde a mudança de gerência da Casa dos Suecos, ao ressurgir da deslumbrante Casa dos Cogumelos, à abertura do elegante Pé no Bairro, até ao oportuno renascer do Mosteiro de Seiça, o novo marco turístico da Figueira da Foz, e que promete mais lá para a frente um artigo (ainda) mais dedicado.

O ano corre apressado e já assistimos por aqui à cada vez mais importante prova Figueira Champions Classic, assim como o tradicional Carnaval e todos os seus eventos paralelos.

Finalizamos esta longa lista, destacando os Dez Tesouros históricos e culturais da Figueira da Foz a não perder.

Não devemos terminar sem antes mencionar que ao longo destes 22 meses, com a generosidade dos nossos parceiros, oferecemos em passatempos nas nossas redes sociais, vouchers para refeições (Pifo, Casino Figueira), estadias em unidades de alojamento (Quinta d’Anta, Vila Gale Figueira) e entradas para eventos (CAE, RFM Somnii, BRFest, Figueira Back 80’s).

E não estaríamos a ser justos connosco próprios e com quem nos acompanha, se não colocássemos a cereja no topo do bolo, sugerindo uma leitura cuidada ao mais completo artigo online jamais escrito sobre a Figueira da Foz, neste Figueira da Foz: o que ver, o que visitar, o que fazer; onde comer e onde dormir.

Certos que continuaremos a merecer a confiança de quem nos lê, seguimos caminhando, para mais uma temporada de conteúdo original – onde a qualidade é nosso ponto de honra – convidando o leitor a seguir-nos nas nossas redes sociais (facebook e instagram), onde damos conta diariamente de tudo o que acontece e tudo o que há de bom para ver, visitar e experimentar no concelho da Figueira da Foz.

7 gostos

AUTOR

Pedro Silva
Chegou à Figueira da Foz em liberdade mas ainda de fralda posta. Foi abraçando variados projectos de diferentes áreas, estando neste momento focado no Marketing Digital, em que é recém pós-graduado. Hoje exerce funções digitais na equipa de uma importante unidade hoteleira na Figueira da Foz. É também co-fundador da MeetMunda Inovação e Turismo, empresa-mãe da marca MeetFigueira.

QUERO