Viver a Figueira 12 meses por ano

Gastronomia de Destaque: O Restaurante Pé no Bairro pousa na Figueira da Foz

No coração da Figueira da Foz, em pleno Bairro Novo, surge o restaurante Pé no Bairro, uma sopro de ar fresco na cena gastronómica local. Este novo espaço não só captura a essência da cozinha tradicional portuguesa com um toque moderno, mas também se destaca como um emblema de renovação e qualidade.

A Rua de São Lourenço – que faz um dos corredores que ligam a Rua Maestro David de Sousa à movimentada Rua da Fonte na Figueira da Foz- é uma pitoresca rua pedonal situada no Bairro Novo, que nas últimas temporadas tem mostrado um cuidado especial na sua imagem urbana.

Se alguns prédios têm sofrido positivamente de reabilitação digna de nota, as nossas atenções viram-se agora para o espaço de restauração que recentemente beneficiou de obras profundas. Onde antes se encontrava o Restaurante Trancosense, mostra-se agora, com todo o seu esplendor, o apropriado Pé no Bairro, uma aposta da mesma gerência do excelente Pé na Areia, restaurante de magnífico peixe de mar, situado mesmo ao pé… da areia de Buarcos.

(fotos: Pé no Bairro)

Hugo Silva, empresário figueirense que tem dado cartas nos pratos figueirenses, aposta agora num conceito atrevido e, para já, ganhador. Da carta constam apenas 3 pratos: frango assado, entrecosto e bacalhau. A abordagem permite trabalhar com excelência a preparação e o aprimorar de cada um dos pratos, simplificando simultaneamente a escolha do cliente e a gestão de recursos do próprio restaurante.

Desengane-se quem pense sair defraudado perante escassa oferta. Se o entrecosto terá que ficar para outra oportunidade – afinal, só duas bocas MeetFigueira se deslocaram ao repasto – o Frango Pé no Bairro e o Bacalhau com o mesmo apelido brilharam com intensidade, em cima de uma mesa salpicada de finos pormenores e apurado sentido estético.
É evidente, tanto ao paladar como ao olhar, a qualidade apresentada, com destaque para uma magnífica posta de bacalhau, chegado de águas islandesas. Valeu a pena a viagem.


As doses são generosas e os acompanhamentos satisfazem em pleno (não há cá batatas pré-fritas ou outro tipo de atalhos). A carta de vinhos acompanha com mestria o elevado nível geral.

Se na mesa a comida é digna vencedora, o espaço em redor não fica atrás. Predomina o típico figueirense azul e branco. O interior preenche-se com pormenores decorativos de bom gosto, sentindo-se um ambiente espaçoso e que deixa respirar, tornando o restaurante acolhedor assim que o Pé entra no Bairro.



No piso superior funciona uma ampla sala para refeições de grupo até 70 pessoas, adjacente com uma apetitosa varanda a prometer prolongados repastos em temperaturas mais primaveris.
Lá fora, em convívio com São Lourenço, mora uma resguardada esplanada em madeira, convidando a experiência gastronómica a elevar-se a patamares mais superiores.

(foto: Pé no Bairro)

Todo o conceito se complementa com um apropriado serviço independente de Take Away, permitindo desfrutar em casa da inegável qualidade dos pratos Pé no Bairro (para uma próxima visita, promete-se degustar outra das especialidades da casa – a canja preta)

O atendimento, personalizado, cuidado e profissional, sintoniza-se em conformidade com a qualidade apresentada.

(foto: Pé no Bairro)

O restaurante Pé no Bairro pretende afirmar-se como um ponto de referência na gastronomia da Figueira da Foz, através de uma proposta culinária focada e de alta qualidade. A escolha por um menu limitado, mas primorosamente preparado, sublinha um compromisso com a excelência, enquanto o ambiente acolhedor e o serviço atento garantem uma experiência de refeição gratificante.
Situado num contexto urbano revitalizado, consegue equilibrar tradição e inovação, oferecendo tanto a residentes como a visitantes uma opção de jantar distinta, complementada por facilidades para eventos e uma opção de Take Away, assegurando assim a sua polivalência no cenário gastronómico local.

Encerra à 4ª feira e à 3ª feira ao jantar.
Reservas:
233 098 962

AUTOR

PEDROsilva

Pedro Silva

Chegou à Figueira da Foz em liberdade mas ainda de fralda posta. Foi abraçando variados projectos de diferentes áreas, estando neste momento focado no Marketing Digital, em que é recém pós-graduado. Hoje exerce funções digitais na equipa de uma importante unidade hoteleira na Figueira da Foz. É também co-fundador da MeetMunda Inovação e Turismo, empresa-mãe da marca MeetFigueira.