Viver a Figueira 12 meses por ano

Onde jogar basquetebol na Figueira da Foz

11 gostos

Campo das Traseiras Basket Figueira da Foz

Os melhores spots figueirenses para street-basket

A Figueira da Foz sempre foi terra fértil para o basquetebol, modalidade que assentou arraiais na primeira metade do século XX e que impulsionou coletividades marcantes como o Sporting Clube Figueirense, a Naval 1º de Maio, o Caras Direitas ou, sobretudo, o Ginásio Clube Figueirense, clubes que participaram ou ainda participam nas grandes competições nacionais e, principalmente, que formaram milhares de crianças e jovens figueirenses na “bela arte” da bola ao cesto. 

Sendo uma modalidade tradicionalmente mais urbana em todo o mundo, não é de estranhar que, também aqui, quer os clubes e as suas estruturas desportivas quer os “courts” públicos de rua se concentrem no perímetro citadino. Se for visitante ou morador, estiver na cidade e quiser bater umas bolas, não precisará de andar muito, pois a oferta é rica e variada, como pode constatar nesta lista, baseada em visitas físicas aos locais para uma avaliação mais objetiva das respetivas condições.

O basquetebol está, de facto, entranhado no ADN da Figueira da Foz. Não diremos que é o desporto-rei do concelho, onde outras modalidades têm há décadas ganhado também notoriedade. O futebol e o futebol de praia, as modalidades náuticas, o ténis, o atletismo ou até o xadrez, mas sobretudo na área urbana, o basquetebol tem um lugar especial no coração dos figueirenses, não sendo por acaso que a única atleta portuguesa da WNBA seja oriunda da Figueira da Foz, tendo crescido a jogar nos campos de rua da cidade. Sim, campos de rua, porque na Figueira da Foz o basquetebol é desporto popular e acessível. Basta vontade e uma bola.

Assim, para amantes da bola ao cesto, aqui vai uma lista dos campos de basquetebol públicos do concelho, incluindo algumas “menções honrosas” a equipamentos que dificilmente poderão ser considerados “campos de basquete”, limitando-se a uma tabela e uma pequena plataforma para bater e lançar.

1. CAMPO DAS TRASEIRAS

O decano dos campos de basquetebol de rua da Figueira da Foz, foi alvo de grandes ações de melhoramento e embelezamento, por ocasião de homenagem a Ticha Penicheiro, primeira mulher portuguesa a fazer carreira na WNBA, natural da Figueira e um entre milhares de jovens que durante gerações ali praticaram a modalidade livremente. O Campo das Traseiras é assim chamado porque se encontra localizado numa praceta arborizada completamente rodeada por prédios, o que o torna mais resguardado, de olhares ou dos ventos fortes que são comuns neste litoral.

Em excelente estado de conservação e com equipamento moderno, o Campo das Traseiras é muito frequentado sobretudo por jovens atletas dos clubes locais, ou por basquetebolistas veteranos, sendo um campo icónico repleto de histórias, por onde passaram em tempos os melhores atletas nacionais.

Acolhe anualmente o Torneio das Traseiras, que em 2022 vai para a 4ª edição, a decorrer em 27 e 28 de Agosto.

Campo basket Traseiras Figueira da Foz
Campo basket Traseiras Figueira da Foz

2. CAMPO DA CERÂMICA

Também localizado num local discreto e resguardado, este court é um dos equipamentos desportivos do Campo de Jogos da Cerâmica, nas traseiras da Rua da Cerâmica. O recinto oferece um belo enquadramento verde, no topo norte do chamado Vale do Galante, estreito parque relvado que se estende até perto da praia. É spot predileto de muitos basquetebolistas amadores locais, que preferem um local mais tranquilo no centro da cidade.

Campo de Basket Cerâmica Figueira da Foz

3. CAMPO DAS ABADIAS

O Parque das Abadias – ou simplesmente “as Abadias”, como se lhe referem os figueirenses – é sem dúvida o grande pulmão verde da cidade. Atravessando o centro da urbe desde o Parque de Campismo até quase ao rio, as Abadias não são apenas um sítio refrescante para passear ou “piquenicar”, mas também apresentam diversas opções de lazer e desporto para todos os gostos. Entre estes equipamentos encontramos duas pequenas quadras de basquetebol de rua, paralelos numa placa de cimento em estado razoável. O enquadramento é refrescante, central e tranquilo, e os campos são muito frequentados por famílias e crianças, mas também por muitos jogadores ocasionais, embora não tanto por equipas.

Campo de Basket Abadias Figueira da Foz
Campo de Basket Abadias Figueira da Foz

4. CAMPO FIGUEIRA PRAIA

Em plena Praia da Claridade – vasto areal fronteiro à cidade da Figueira da Foz – este campo é imbatível principalmente pelo enquadramento panorâmico. Jogar com vista para o mar e para a serra, sobretudo ao pôr do sol, é um luxo que merece uma deslocação para experimentar as (boas) tabelas. No Verão, no entanto, o final de tarde ou o início da manhã são mesmo os horários mais aconselhados e não é só por causa das vistas, dada a falta de sombra ou de verde em torno do campo, o calor no court pode ser abrasador. Nesse caso, as Abadias ou a Cerâmica serão melhores opções. O campo beneficia, no entanto, de fácil acesso a água potável e sanitários públicos, bem como a todas as comodidades da avenida marginal da Figueira da Foz, ali a cinco metros.

Campo de Basket Praia Figueira da Foz

5. CAMPO BUARCOS PRAIA

Também em excelente estado de conservação, este court de rua é em quase tudo similar ao campo da Praia da Figueira da Foz, sendo que a Praia de Buarcos é a continuidade desse areal urbano. Um cenário magnífico e pouca sombra, descrevem basicamente este campo, que também beneficia de ter água, balneários e comércio ali ao lado.

Campo de Basket Praia Figueira da Foz

6. CAMPO DA PRAIA DA COVA

O único campo de basquetebol de rua completo que encontrámos na margem sul do Mondego no concelho da Figueira da Foz, encontra-se no pequeno complexo polidesportivo da Praia da Cova, freguesia de São Pedro, juntamente com outros equipamentos de desporto e lazer e bem junto à praia, que oferece uma excelente vista. Não tem balneários ou ponto de água, mas existem cafés na proximidade.

Campo de Basket Praia Cova Gala Figueira da Foz

7. CAMPO DO PARQUE DA COVA GALA

Meio campo de basquete, apenas com uma tabela, em mau estado de conservação mas suficiente para bater umas bolas, atirar ao cesto ou brincar ao “garrafão” em pequenos grupos ou individualmente, para “matar o vício”. É altamente aconselhável principalmente pelo contexto verde magnífico do Parque de Merendas da Cova Gala – ou de São Pedro, nome da freguesia local. Ideal para piqueniques em família e convívios, o parque densamente arborizado tem outros pequenos campos de futebol ou voleibol, bem como acesso a água e sanitários públicos, ficando a algumas centenas de metros da praia.

Campo de Basket Parque Cova Gala Figueira da Foz

8. CAMPO DA COSTA DE LAVOS

Outro meio-campo, desta feita mesmo em cima da praia, com uma panorâmica magnífica sobre o mar e a costa norte, Figueira da Foz e Serra da Boa Viagem. A estrutura não está em bom estado, mas é suficiente para bater umas bolas sozinho ou com amigos, se estiver a banhos nesta bela Praia da Costa de Lavos, excelente spot para praticantes de Kitesurf.

Campo de Basket Lavos Figueira da Foz

9. CAMPO DE LARES

“Entrincheirado” entre o Centro Hípico Cavalo Amigo e a Pista de BMX de Lares, o Parque Urbano de Lares oferece, entre outros equipamentos, um campo de basquete praticamente à estreia, com um piso de tartan em excelente estado e um par de tabelas clássicas em madeira. As dimensões são mais reduzidas que um normal campo de basquetebol e as marcações estão impecáveis, com apenas um senão: não há linha de 3 pontos, pelo que esta não será a quadra mais indicada para os Curry’s desta vida. O recinto é discreto e não é visível da estrada, por isso quem não conheça a zona convém planear o passeio. Tem sanitários públicos com água.

Campo de Basket Lares Figueira da Foz

10. CAMPO DO BAIRRO DA CELBI

Longe vão os tempos em que o velhinho campo de terra da Rua Billerud formava campeões nacionais. Os tempos mudam e hoje o basquete joga-se um pouco mais abaixo, num renovado parque desportivo onde futebol e basquete partilham o mesmo espaço físico. 
O piso é cimento e as marcações estão em mau estado, embora visíveis.
Quem sabe não sairão daqui novos campeões?

Campo de Basket Bairro da Celbi Figueira da Foz

11. CAMPO DO BAIRRO DO CRUZEIRO

Os anos 80 viram nascer mais um mítico campo de basquete bem no centro da cidade, em zona residencial e tranquila, rodeado de agradável espaço verde, mesmo que subaproveitado.
Chegou a ter 6 tabelas, hoje restam duas. O piso era pouco convidativo a quedas e, mesmo não sendo agradável cair no renovado “estrado” (em cimento), hoje provocará menos dores que no antigamente. Apesar do desgaste, as marcações estão lá a convidar para os duelos mais exigentes, embora a proximidade com o muro e as redes exija alguma precaução. 

Campo de Basket Bairro do cruzeiro Figueira da Foz

12. CAMPO DA QUINTA DO PAÇO / POLIDESPORTIVO ANTÓNIO SÉRGIO

No seio do chamado Bairro da Quinta do Paço, em Tavarede, este campo está razoavelmente bem marcado e possui tabelas decentes que já viram melhores dias. O piso também está aceitável, embora seja partilhada com um campo de futebol. O polidesportivo não tem uma utilização intensa, por isso o seu basquete não deverá ser muito perturbado.

Local recolhido no seio de uma zona residencial, sem balneários públicos ou ponto de água, embora tenha cafés nas proximidades.

Campo de Basket Quinta do Paço Figueira da Foz

13. CAMPO DA PRAIA DE QUIAIOS / PARQUE DESPORTIVO DR. SANTANA LOPES

A Praia de Quiaios dispensa apresentações, destino balnear de excelência para quem gosta de mais tranquilidade à beira-mar, o que será talvez menos conhecido é o Campo Desportivo no interior da povoação, que inclui um excelente campo de basquetebol para usufruto de todos, sendo uma das melhores opções para aficionados da bola ao cesto no norte do concelho.

A falta de sombra na quadra é compensada pela paisagem magnífica da Serra da Boa Viagem e pela proximidade à praia, ali a cem metros e apetecível para um mergulho depois de uma partida. O complexo oferece ainda um campo de vólei de praia, um campo de futebol de cinco e dois courts de ténis, todos com piso sintético ainda em bom estado. O contexto é residencial e bastante calmo, nas traseiras de um quarteirão de bares e restaurantes.

No que toca ao basquete propriamente dito, este Parque Desportivo Dr. Santana Lopes apresenta todos os equipamentos e marcações em excelentes condições, incluindo as tabelas metálicas. Não vimos ponto de água nem balneário, embora existam nas proximidade.

14. CAMPO DA SENHORA DA ENCARNAÇÃO / BUARCOS

Pequeno recinto desportivo na zona alta de Buarcos, no Bairro de Nossa Senhora da Encarnação, com um campo de futebol de 5 onde instalaram uma tabela e as marcações de um “garrafão”.

Excelente para treinar os seus lançamentos, usufruindo de uma vista soberba sobre a baia e o casario da Figueira da Foz lá em baixo. Nota máxima em localização. Piso sintético e equipamentos em bom estado, mas sem ponto de água ou balneários.

15. CAMPO DE FERREIRA-A-NOVA

A norte da Serra da Boa Viagem, há ainda a possiblidade do Polidesportivo descoberto de Ferreira-a-Nova, num recinto que compreende campo de futebol de 5, de ténis e de basquetebol, combinados em piso sintético e com os equipamentos em bom estado de conservação.

Sem ponto de água ou balneários, o complexo desportivo está inserido num contexto rural e verdejante, um pouco afastado da sede de freguesia mas ao lado do refrescante Parque de Merendas da Lagoa das Queridas, onde existem água e sanitários.

11 gostos

AUTOR

João P. Cruz
Consultor de comunicação territorial e patrimonial mas tudo lhe interessa. Estudou arqueologia, foi jornalista, biógrafo, ajudante de cozinha, ghostwriter, operacional do ICNF e livreiro. Integra desde 2018 equipas de classificação patrimonial (Nacional e UNESCO) e de projetos de desenvolvimento turístico, cultural e económico local. Está na luta dos territórios sustentáveis e inteligentes. Nasceu em Coimbra, vive na Figueira da Foz há 18 anos e é do mundo. É também co-fundador da MeetMunda Inovação e Turismo, empresa-mãe da marca MeetFigueira.

QUERO