Viver a Figueira 12 meses por ano

Uma colorida visita ao Mercado Municipal da Figueira da Foz

5 gostos

mercado_municipal_figueira_da_foz_01

Se está a planear uma viagem até à Figueira da Foz, é condição inegociável marcar visita ao centenário Mercado Municipal da Figueira da Foz Engº Silva – Imóvel de Interesse Municipal. À semelhança de tantos outros mercados espalhados pelo país, o Mercado Municipal goza de uma localização privilegiada, perto da zona mais turística da cidade, encostado ao Jardim Municipal a nascente e ao Rio Mondego mais a sul. Em tempos mais distantes, até 1892, ano de inauguração do Mercado Municipal, o mercado decorria no Praça Velha (ou Praça do Comércio ou, hoje, Praça General Gomes Freire de Andrade), daí a expressão, muito figueirense, “vou à praça!”, ainda hoje utilizada por quem anuncia a visita ao Mercado Municipal.

Mercado Municipal da Figueira da Foz

História à parte, o Mercado Municipal da Figueira da Foz Engº Silva é por si um baú de histórias sem fim, fruto da salutar convivência em comunidade que espaços como este oferecem a cada um dos seus visitantes. Mais que um simples lugar para abastecer o frigorífico e a despensa, o Mercado Municipal da Figueira da Foz é um ponto de encontro para a comunidade local, onde a corriqueira conversa se estende rapidamente da saúde de uma tia mais velhinha até ao potencial da culinária local aliada às tradições da região.

Mercado Municipal da Figueira da Foz

Se os dias da semana são mais tranquilos e permitem apreciar a beleza interior do espaço com outro olhar, as manhãs de fim-de-semana emprestam ao colorido das bancas um saudável ambiente de frenesim e corrida ao que de mais fresco existe.
É impossível resistir ao cenário de cores e movimento. As bancas estão repletas de frutas e legumes frescos, flores de espécie mais e menos exótica, peixe fresco pescado na costa. Não conseguirá escapar ao contraste das cores vibrantes das bancas com a antiga “arquitetura de ferro” que caracteriza o mercado e a época em que foi construído. Os olhos mais atentos não deixarão com certeza de apreciar os mais cuidados pormenores que tanto dentro como fora do edifício marcam inequivocamente o seu singular traçado.

Mercado Municipal da Figueira da Foz


Se lá dentro, nas características bancas, o frenesim e o burburinho, inconfundíveis, marcam os dias mais intensos de romaria ao mercado, em volta, as pequenas lojas complementam a oferta mais central, tornando os corredores escassos e apertados perante o vai e vem do transeunte mais curioso. Encontramos artigos de vestuário, vinhos, queijos, enchidos, pão de mil variedades, brindes, sal, azeites e muita, muita conversa.

O Mercado Municipal da Figueira da Foz, reforce-se, não é apenas produto. Acima de tudo é sobre pessoas. Temos comerciantes locais, dedicados e orgulhosos do seu destino, a trabalhar há gerações, ansiosos por partilhar as suas histórias com gentes de saco na mão, proporcionando uma verdadeira imersão na cultura local e na vida quotidiana da cidade, e tornando a visita ao Mercado Municipal uma experiência obrigatória a quem se encontra na Figueira da Foz.

5 gostos

AUTOR

Pedro Silva
Chegou à Figueira da Foz em liberdade mas ainda de fralda posta. Foi abraçando variados projectos de diferentes áreas, estando neste momento focado no Marketing Digital, em que é recém pós-graduado. Hoje exerce funções digitais na equipa de uma importante unidade hoteleira na Figueira da Foz. É também co-fundador da MeetMunda Inovação e Turismo, empresa-mãe da marca MeetFigueira.

QUERO