A Microninho é uma organização sedeada na Figueira da Foz, que tem como missão principal transformar ideias em negócios e ajudar candidatos ao mercado de trabalho, o que tem feito com mérito e qualidade desde 2011, junto de quem não tem facilidade de crédito ou carece de conhecimento de gestão, marketing e outras competências empresariais. A intervenção desta Incubadora Social e de Inovação é digno de ser conhecido (aqui), mas este artigo não é bem sobre isso, ou não estivéssemos num portal de turismo e cultura…
Acontece que a Microninho também tem levado a cabo um trabalho magnífico e ainda pouco conhecido, de valorização e promoção do património cultural da Figueira da Foz. Um labor discreto mas valioso, que as técnicas da Incubadora vêm desenvolvendo e ganha forma sobretudo no canal YouTube da entidade, numa playList Artes&Ofícios onde estão publicados pequenos vídeos bem produzidos, com base sobretudo em entrevistas aos protagonistas ainda vivos destes patrimónios.

Neste canal, inaugurado em início de 2021, já podemos conhecer os seguintes produtos, práticas e artesanatos figueirenses: as Fogaças do Bom Sucesso, o Dia de Reis, as Enguias de Lavos, os Aventais bordados de Buarcos, as Papas de Moado, a arte do Cofo, a história do Teatro em Tavarede, a Pesca da Lampreia, os Alfaiates do Paião, o Salgado da Figueira da Foz, de que falámos recentemente aqui no Meet, e a Arte Xávega.
A última curta sobre as tradições da Figueira da Foz será publicada no canal ainda este mês, mas o primeiro episódio já está disponível no Facebook e no Instagram da Microninho, onde ficamos a saber tudo sobre o Arroz Carolino de Maiorca.
Um excelente repositório documental, que pretende estimular empreendedores a retomarem algumas destas tradições numa ótica de negócio e criação de riqueza, sendo igualmente a melhor forma de os preservar: garantir que exista quem os saiba fazer. Além dos vídeos, a incubadora também tem promovido outras ações de divulgação e capacitação de agentes locais, como webinars dedicados ao tema “Artes, ofícios e produtos locais” e Oficinas de Artes e Ofícios, colocando em contacto os artesãos e guardiões de tradições com empreendedores e todo o público interessado.
Quer conhecer a memória viva dos tesouros patrimoniais imateriais da Figueira? Invista algum tempo neste projeto da Microninho. Deixamos aqui um “cheirinho”, com o episódio dedicado aos Aventais de Buarcos, uma belíssima marca distintiva do território que merecia melhor proteção e divulgação: