Viver a Figueira 12 meses por ano

Arborismo, uma viagem de árvore em árvore no Parque Aventura Figueira da Foz

4 gostos

parque_aventura_figueira_da_foz_destaque

O Arborismo é uma atividade recreativa na qual o participante se desloca através de um trajecto de plataformas situadas entre árvores, utilizando cordas, pontes, slides e outros meios para superar vários desafios. O MeetFigueira aventurou-se de árvore em árvore e conta como foi a experiência no Parque Aventura Figueira da Foz.

A Figueira da Foz tem a felicidade de poder contar com um espaço ímpar para a prática do arborismo, que tem feito as delícias dos mais novos (e não só!) nos últimos anos. Já esteve localizado na Serra da Boa Viagem, mas o furacão Leslie deixou-o impraticável e hoje o Parque Aventura Figueira da Foz encontra-se bem no centro da cidade, mesmo em frente ao Pavilhão Galamba Marques (Avenida 1º de Maio), num espaço muito bem conseguido e apropriado, repleto de árvores dignas para o efeito e, claro, com a respetiva sombra, que permite, por exemplo, a prática de uma outra atividade também muito querida dos visitantes – merendar –, sendo perfeito para os pais menos aventureiros enquanto acompanham a miudagem, ou para a festas de aniversário dos mais pequenos, muito solicitadas e especialmente aconselhadas na primavera e verão.

Parque Aventura Figueira da Foz

A segurança no Parque Aventura Figueira da Foz

A prática do Arborismo, dentro do Parque Aventura Figueira da Foz, para além de extremamente prazerosa, goza de uma segurança que não oferece dúvidas. Há um simples conjunto de regras a seguir, uma cuidada formação inicial sobre o uso dos equipamentos por parte dos monitores credenciados e um acompanhamento profissional ao longo dos percursos.

Parque Aventura Figueira da Foz


A segurança nunca está posta em causa, devido ao mecanismo Clic-it, uma tecnologia magnética inteligente, assegurando que jamais o utilizador ficará em risco de queda, mantendo-o sempre preso a pelo menos um dos Clic-it’s.
O sistema poderá parecer algo confuso inicialmente, mas rapidamente se torna quase automático – praticamente qualquer criança, de tenra idade, manejará facilmente o equipamento, conseguindo de forma autónoma seguir os vários circuitos que o parque apresenta.

Os circuitos

Falemos desses circuitos. Estão divididos em 3 níveis: curioso, aventureiro e destemido. Cada um deles apresenta uma altura mínima de participação e um diferente grau de dificuldade. Além disso, é possível começar pelo mais básico e passar para os níveis seguintes, assim que se ganha confiança, e repetir os percursos as vezes que se quiser.

Parque Aventura Figueira da Foz circuitos


Não há dois desafios iguais. A partir de cada plataforma, podem apresentar-nos cordas para trepar, cabos para atravessar, caminhos de tábuas mais ou menos atrevidos, túneis de rede e madeira, todos com grau de dificuldade adequado ao nível escolhido. As alturas alcançadas podem ser consideráveis e resta-nos, pois, respirar, usufruir do momento, do espaço e de tão envolvente e gratificante contacto com a natureza.

Parque Aventura Figueira da Foz


Para além dos clic-its, levamos connosco um sistema de roldanas, que nos permite gozar, literalmente, os vários slides encontrados ao longo do caminho. São o verdadeiro ponto de exclamação!, uma espetacular e divertida forma de viajar de árvore em árvore!

Parque Aventura Figueira da Foz
Foto Parque Aventura Figueira da Foz


Para os mais novos, a felicidade encontra-se estampada em cada rosto, e as sucessivas conquistas dos desafios propostos contribuem significativamente para o desenvolvimento da sua destreza física e autoconfiança. A agilidade pode contar um pouco a favor, mas não há limite de idade para usufruir de tão satisfatória experiência.

Para terminar

Os preços praticados no Parque Aventura Figueira da Foz são adequados (não há multibanco!), os monitores são simpáticos, acolhedores e prestáveis.
Reserve pelo menos duas horas para duração da atividade. Para grupos grandes (a partir de 6-7 pessoas), é conveniente ligar antes, para perceber da disponibilidade (+351 915 536 555). O vestuário e calçado quer-se confortável e prático.

Resumindo, não deixe de planear uma escapadinha até ao Parque Aventura Figueira da Foz. Estará seguramente no top 3 de coisas a fazer com os miúdos na Figueira da Foz!

Parque Aventura Figueira da Foz

4 gostos

OUTROS ARTIGOS

piscinas na figueira da foz quiaios

Uma rota das piscinas na Figueira da Foz

Na Figueira da Foz não há propriamente praias fluviais, mas também se vai a banhos em água doce. Por todo o concelho há piscinas descobertas de acesso público, que podem ser paragens refrescantes nos seus passeios para além da beira-mar. Embora também haja piscinas na Figueira da Foz à beira-mar… Fizemos um mapa e um roteiro, descubra aqui.

Ler Mais »

AUTOR

Pedro Silva
Chegou à Figueira da Foz em liberdade mas ainda de fralda posta. Foi abraçando variados projectos de diferentes áreas, estando neste momento focado no Marketing Digital, em que é recém pós-graduado. Hoje exerce funções digitais na equipa de uma importante unidade hoteleira na Figueira da Foz. É também co-fundador da MeetMunda Inovação e Turismo, empresa-mãe da marca MeetFigueira.

QUERO