Viver a Figueira 12 meses por ano

TODOS OS ARTIGOS

A Praia de Buarcos

A grande baía compreendida entre o Cabo Mondego e a embocadura do rio desenha uma curva encantadora, lembrando os mais risonhos e os mais doces golfos do Mediterrâneo

LER MAIS

Forte de Santa Catarina

O Forte De Santa Catarina terá sido construído sobre os alicerces de uma fortificação existente desde o reinado de D. João I (1385-1433). Em Outubro de 1585 alguns homens-bons da Câmara Municipal de Coimbra requereram a Filipe I de Portugal (1580-1598) a construção do Forte, tendo em vista a defesa da Figueira da Foz da entrada inimiga através da foz do Rio Mondego.

LER MAIS

Figueira da Foz: A História de um Nome

Ao longo dos séculos o local da Figueira da Foz foi referido como “figueira na foz de Buarcos”, “figueira próximo de Buarcos”, “figueira na foz do Mondego”, “foz da Figueira”, “porto de Buarcos” e “Figueira da Foz do Mondego” e, só a partir de 1882, se denominou Figueira da Foz.

LER MAIS

Figueira da Foz : uma caminhada diferente pela pedovia da praia

Se há coisa que a cidade da Figueira da Foz tem em grande é a sua praia urbana. Em tempos, o glamour da Praia da Claridade estava mesmo à mão de semear: o mar praticamente chegava junto à grande avenida que atravessa toda a frente costeira, desde o Forte de Santa Catarina até à entrada da vila de Buarcos.

LER MAIS
Mercado Municipal da Figueira da Foz

Onde fazer as suas compras de mercado na Figueira da Foz

O nosso artigo começa a escrever-se no dia 24 de Junho de 1892, quando o mercado da cidade da Figueira da Foz deixa de funcionar na então denominada Praça do Comércio (hoje Praça General Freire de Andrade e mais conhecida entre os figueirenses como Praça Velha) e é inaugurado um espaço próprio para os vendedores – o mercado municipal que hoje conhecemos como Mercado Municipal Engenheiro Silva.

LER MAIS
×