Viver a Figueira 12 meses por ano

O QUE FAZER NA FIGUEIRA DA FOZ de 14 a 16 março

MUSEU SANTOS ROCHA QUESTIONA LEGADO COLONIAL EM NOVA EXPOSIÇÃO
O Museu Municipal Santos Rocha (MMSR) apresenta, o projeto “CONFRONTAR O LEGADO COLONIAL NO MUSEU”, uma intervenção na sua sala de etnografia que propõe uma reflexão crítica sobre a origem e os significados da sua coleção etnográfica. A exposição, patente até 31 de outubro de 2025, resulta do projeto de investigação TRANSMAT – Materialidades Transnacionais (1850-1930), desenvolvido em parceria da Universidade de Évora com o Instituto de História Contemporânea, o Laboratório Associado IN2PAST, o MMSR e o Museu Nacional de Arqueologia.

Inserida na conferência internacional IN2PAST 2025, dedicada à descolonização dos museus, a exposição será acompanhada por ações educativas e debates que incentivam o público a repensar o património do MMSR.

Mais informação aqui: https://meetfigueira.com/agenda/museu-santos-rocha-questiona-legado-colonial-em-nova-exposicao/

CINEMA CAE | LONGE DA ESTRADA
O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, sexta-feira, dia 14, pelas 21h30, o filme de produção portuguesa “Longe da Estrada”, de Hugo Vieira da Silva e Paulo MilHomens. Trata-se de uma visão da obra, vida e contradições do pintor Paul Gauguin, sendo também uma análise moderna da relação entre colonizadores e colonizados.
Bilhetes à venda no CAE e na Ticketline

À CONVERSA COM RITA SALEMA
Sexta-feira, dia 14, pelas 18h30, o Theatro Trindade em Buarcos vai ser palco de uma Conversa com a atriz Rita Salema, num evento realizado no âmbito do projeto Fora de Cena, do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.
Entrada livre (mediante a lotação do espaço)

RITA SALEMA APRESENTA: ISTO NÃO É REVISTA NEM É NADA
Sexta-feira, dia 14, pelas 21h30, a Sociedade Instrução Tavaredense apresenta o espetáculo: “Isto não é Revista nem é Nada”, com a atriz Rita Salema.

Sinopse: É a peça mais representada do Mundo, onde convivem atores, um pouco canastrões também, os seus egos e rivalidades, num diálogo rápido e muito engraçado. A peça é da associação Trajetória Primordial e foi adaptada e encenada por Rita Salema.

Entrada livre (mediante a lotação do espaço)

APRESENTAÇÃO DO LIVRO| O SABOR DOCE DO LIMÃO, VASCO PRAZERES
A Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás acolhe, sábado, dia 15, pelas 16h00, a sessão de apresentação do livro «O sabor doce do limão», da autoria de Vasco Prazeres, que estará a cargo de Silvério de Sousa Mendes.
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

ELAS CONVIDAM: JOANA ESPADINHA & LUÍSA SOBRAL
Sábado, dia 15, pelas 21h30, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz: Joana Espadinha, uma das referências da pop nacional atual, apresenta-se ao vivo com os temas do seu mais recente álbum “Vergonha na Cara” e recebe como convidada especial Luísa Sobral, uma das mais reconhecidas cantoras e compositoras da nova geração de músicos portugueses.
Uma noite imperdível, onde duas vozes singulares se encontram para um concerto intimista e certamente memorável.

REMO: TAÇA DOS PORTOS
Domingo, dia 16, a partir das 10h00, em frente ao edifício da Câmara Municipal da Figueira da Foz (lado rio), realiza-se a Taça dos Portos-Remo, um evento coorganizado pela Associação Desportiva Naval Remo e o Ginásio Clube Figueirense, com o patrocínio da Administração do Porto da Figueira da Foz e Aveiro.
No Rio Mondego vão estar cerca de 130 atletas, para uma prova com embarcações mistas, e que conta com a participação de cinco clubes da região da Figueira da Foz e Aveiro.
O melhor local para poder assistir à Taça dos Portos é junto ao Relógio de Sol.

Se tem conhecimento de algum evento/atividade, envie-nos a informação para geral@meetfigueira.com ou pelo WhatsApp 914 179 600. Obrigado pela sua colaboração em divulgar os eventos do nosso concelho!

BOM FIM DE SEMANA!