Viver a Figueira 12 meses por ano

Figueira Beach Rugby 2023 na hora da despedida: A nossa seleção fotográfica

5 gostos

1-DSC_4313

E assim se cumpriu o maior Figueira Beach Rugby International de sempre, com um nível atlético e de fair-play de topo e um ambiente de convívio e festa ainda mais “top”. Estão de parabéns a equipa da Doctor Sport que organizou o evento e o incansável staff, Buarcos e a cidade que tão bem receberam esta multidão de “rugbistas”, mas também o principal patrocinador Foz Plaza e o Município da Figueira da Foz, entidades que voltaram a apostar forte nesta jornada de desporto e confraternização, que oferece uma magnífica projeção externa da Figueira da Foz.

O boca a boca continua a ser o melhor marketing e estas experiências positivas marcarão certamente os muitos atletas e acompanhantes que por aqui passaram

Um total de 56 equipas, 10 países e cerca de 900 atletas passaram, de facto, pelos quatro campos deste grande festival do rugby de praia, mas sobretudo pelos espaços lúdicos reservados para a festa e para a música, incluindo o Teatro Caras Direitas e a Associação Tua Cara, que mantiveram as noites ao rubro. Um sucesso de solidariedade foi também a iniciativa «Cada ensaio conta», meio cêntimo por cada ensaio marcado no torneio, cujas receitas reverteram este ano a favor dos Escuteiros Marítimos da Figueira da Foz, que também deram apoio ao evento.

O MeetFigueira foi parceiro do evento e também fez extensa cobertura fotográfica, de que fica aqui uma seleção (o nosso álbum do Facebook tem muito mais fotografias, se quiser ver melhor como foi). Também explicámos as diferenças entre rugby de praia e o rugby clássico (aqui) e revelámos alguns factos curiosos sobre a modalidade (aqui).

E para o ano há mais. No calendário dos Figueira Beach Games, segue-se agora o «Madjer Beach Soccer Cup», de 14 a 16 deste mês, primeiro torneio de futebol de praia juvenil reconhecida pela Beach Soccer Worldwide, que trará ao areal de Buarcos 22 equipas de 5 países (Portugal, Espanha, El Salvador, Inglaterra e Alemanha) e cerca de 300 atletas: 8 equipas de sub-16, 10 de sub-18 e 4 femininas.

5 gostos

OUTROS ARTIGOS

Figueira da Foz : uma caminhada diferente pela pedovia da praia

Se há coisa que a cidade da Figueira da Foz tem em grande é a sua praia urbana. Em tempos, o glamour da Praia da Claridade estava mesmo à mão de semear: o mar praticamente chegava junto à grande avenida que atravessa toda a frente costeira, desde o Forte de Santa Catarina até à entrada da vila de Buarcos.

Ler Mais »
Mercado Municipal da Figueira da Foz

Onde fazer as suas compras de mercado na Figueira da Foz

O nosso artigo começa a escrever-se no dia 24 de Junho de 1892, quando o mercado da cidade da Figueira da Foz deixa de funcionar na então denominada Praça do Comércio (hoje Praça General Freire de Andrade e mais conhecida entre os figueirenses como Praça Velha) e é inaugurado um espaço próprio para os vendedores – o mercado municipal que hoje conhecemos como Mercado Municipal Engenheiro Silva.

Ler Mais »

Esplendor na relva do Parque das Abadias da Figueira da Foz

É certo que o relvado de hoje já não permite as futeboladas que nos idos anos 80 enchiam as Abadias durante o fim-de-semana, e que as novas gerações obtêm maiores prazeres a jogar FIFA na consola. No entanto, a enorme extensão relvada, que atravessa grande parte do coração da Figueira da Foz, desde o Jardim Municipal até à zona da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, permite um sem número de atividades e passatempos, apenas limitado pelo alcance da imaginação de cada um.

Ler Mais »
Campo das Traseiras Basket Figueira da Foz

Onde jogar basquetebol na Figueira da Foz

A Figueira da Foz sempre foi terra fértil para o basquetebol, modalidade que assentou arraiais na primeira metade do século XX e que impulsionou coletividades marcantes como o Sporting Clube Figueirense, a Naval 1º de Maio, o Caras Direitas ou, sobretudo, o Ginásio Clube Figueirense, clubes que participaram ou ainda participam nas grandes competições nacionais e, principalmente, que formaram milhares de crianças e jovens figueirenses na “bela arte” da bola ao cesto.

Ler Mais »

AUTOR

João P. Cruz
Dá consultas de comunicação territorial e patrimonial mas tudo lhe interessa. Estudou arqueologia, foi jornalista, biógrafo, ajudante de cozinha, ghostwriter, operacional do ICNF e livreiro. Integra desde 2018 equipas de classificação patrimonial (Nacional e UNESCO) e de projetos de desenvolvimento turístico, social e económico local. Está na luta dos territórios sustentáveis e inteligentes. Nasceu em Coimbra, vive na Figueira da Foz há 18 anos e é do mundo. É também co-fundador da MeetMunda Inovação e Turismo, empresa-mãe da marca MeetFigueira.

QUERO