Numa era em que o efémero e o “standardizado” parece dominar as preferências de consumo, a Figueira da Foz destaca-se ainda por abraçar e preservar a essência do seu comércio tradicional. Através de iniciativas como o “Comércio com História”, a cidade não honra apenas o legado dos seus estabelecimentos e marcas mais emblemáticas, também reforça a sua identidade cultural e turística, oferecendo uma experiência única a visitantes e aos próprios residentes.
O MeetFigueira defende um turismo de experiências genuínas, mas acima de tudo defende os agentes económicos e turísticos locais, pessoas, entidades e negócios que asseguram a identidade singular da cidade. Este trabalho pretende, assim, homenagear e promover o comércio de proximidade e familiar, as empresas com “pergaminhos” e que resistem à investida da massificação e padronização de produtos e serviços. Para isso, fizemos mais um mapa para facilitar o acesso. Estas são apenas as 25 marcas que se registaram na rede nacional Comércio com História até à data, mas as 14 freguesias do concelho todas elas oferecem comércios e mercados tradicionais que vale a pena explorar. E, na cidade, não perca, claro, os pitorescos mercados municipais da Figueira da Foz e Buarcos, onde também se compra e vende com alma figueirense.
Prestes a ter este estatuto, de Comércio com História na Figueira da Foz, estão também as Geladarias Emanha, marca criada em 1979 e ainda hoje um referência nacional de excelência na arte dos gelados artesanais. E para quem quiser aprofundar este tema, nada melhor do que adquirir o livro “Lojas com História na Figueira da Foz“, lançado em 2022 pelo Município em parceria com a associação Flagrante Título e com a bela arte da ilustradora figueirense Ana Biscaia. A obra é bilingue (português e espanhol) e está à venda nos postos de turismo, no Museu Municipal Santos Rocha e na “histórica” Livraria Lusitana.
A iniciativa, lançada pela Direção Geral das Atividades Económicas com a colaboração dos municípios e, no caso da Figueira da Foz, da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF), conta já com 377 estabelecimentos aderentes a nível nacional e procura proteger e promover espaços comerciais que se distinguem pelo seu interesse histórico, cultural ou social. São casas e marcas que tansportam memórias, narram histórias, que mantêm vivas tradições e que, em muitos casos, têm sido o coração pulsante das comunidades locais ao longo de gerações.
O reconhecimento da entrada nesta plataforma Comércio com História, traz consigo não apenas o prestígio, mas também proteção legal e benefícios fiscais tanto para proprietários quanto para arrendatários. Estes incluem isenções fiscais, direitos de preferência em transações imobiliárias e acesso a programas de apoio específicos. Trata-se, como sublinham os promotores, de uma valorização que transcende o domínio material, sendo aqui enfatizado o papel destes estabelecimentos enquanto guardiões da memória e da identidade local.

Tributo à Memória e à Resiliência
A plataforma “Comércio com História” funciona como um museu vivo, onde cada estabelecimento conta a sua própria história. Visitar estes locais é fazer uma viagem no tempo, é experienciar a Figueira da Foz de uma forma autêntica e genuína e, claro, uma forma de apoiar o comércio local e contribuir para a preservação do património cultural da cidade.
A iniciativa, aproveitamos para recordar, está aberta a novas candidaturas, incentivando outros estabelecimentos com mais de 25 anos de atividade a juntarem-se a este projeto distintivo. A Câmara Municipal da Figueira da Foz, em parceria com a ACIFF, continua empenhada em identificar e apoiar novos membros, garantindo que o legado do pequeno comércio de proximidade continue a ser reconhecido e valorizado.
Escolher fazer compras nos estabalecimentos tradicionais locais não é apenas uma questão de consumo; é um ato de apreciação cultural e um contributo para a salvaguarda de um património que define a cidade. Além de ser um gesto mais sustentável e uma homenagem a negócios locais que perduram. O projeto “Comércio com História” é, enfim, um lembrete poderoso da importância de preservar as raízes, as histórias e a identidade que moldam a Figueira da Foz, tornando-a um destino turístico inesquecível e com um charme muito especial.
Para mais informações e para descobrir os estabelecimentos que fazem parte desta iniciativa, consulte aqui o nosso mapa ou a plataforma oficial e prepare-se para explorar a Figueira da Foz de forma nova, significativa e realmente impactante na comunidade local.