O enredo acompanha o dia-a-dia de Souleymane, um imigrante africano que passa os seus dias a trabalhar como estafeta de comida e dorme todas as noites em centros de apoio a sem-abrigos. Esta simples premissa seria o suficiente para contar uma história muito presente no nosso quotidiano, mas Lojkine eleva a fasquia ao ilustrar as tensões e dificuldades subjacentes à entrevista que decidirá a legalização do estatuto de imigrante do protagonista.
Festival de Cannes – Un Certain Regard: Prémio Melhor Ator e Prémio do Júri, Prémio FIPRESCI da Crítica Internacional.
Realização: Boris Lojkine
Intérpretes: Abou Sangare, Nina Meurisse, Emmanuel Yovanie
Género: Drama
Origem: França, 2024
Duração: 1h33
M/12
Auditório João César Monteiro | 21h30 | Entrada: 4,00 euros
Clementina Matos, professora aposentada e autora de inúmeras obras literárias, regressa à Figueira da Foz para apresentar o seu mais recente romance «Um Chapéu em Paris», com chancela da Modocromia.
«Um Chapéu em Paris» é uma obra que, “como todas as suas anteriores, transporta-nos para mundos emocionantes.” e que para a autora “é uma verdadeira celebração do que significa ser jovem, sonhar e aventurar-se numa cidade que, para muitos, é o centro de todos os sonhos.”
A entrada é livre, contudo, sujeita à lotação do espaço.
A autora tem vários livros publicados: «Os Amantes de Janeiro» [Poesia], 2015; «A Letra E», 2015; «A Curva do Tempo», 2019; «O Gentil Vagabundo»; «O Homem que não Fechava os Olhos», 2023.
Participou em concursos literários, tendo ganho os Prémios: «Dar Voz à Poesia» Ovar, 2006; «Abraços de Terra e Rio», Salvaterra de Magos, 2015; «Linda como um Cravo», Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes, 2022.
“Telhados de Vidro” é um poderoso e provocador drama contemporâneo sobre poder, política e paixão, com produção do Teatro da Trindade INATEL e que conta com as interpretações de Diogo Infante, Benedita Pereira e Tomás Taborda. A peça estreou no National Theatre, em 1995, tornando-se, rapidamente, numa das mais bem-sucedidas peças de David Hare, com sucessivas produções ao longo dos anos.
A história passa-se numa noite fria. A jovem professora Clara, que vive num modesto apartamento num subúrbio da capital, recebe a visita inesperada de Tomás, um homem mais velho e um carismático e bem-sucedido empresário, cuja mulher faleceu recentemente. À medida que a noite avança, os dois tentam perceber porque é que o seu relacionamento, outrora apaixonado, terminou abruptamente. Acabam por se envolver numa perigosa batalha de ideologias opostas e de desejos recíprocos.
O Núcleo Museológico do Mar, em Buarcos, organiza mais uma sessão de Histórias com Ciência, desta vez com o livro de Owen Hart, “Vou amar-te para sempre”. Depois da exploração desta história, segue-se um atelier de ciências experimentais.
Crianças dos 03 aos 10 anos
Max: 10 crianças /sessão
Inscrição prévia: nucleo.mar@cm-figfoz.pt
233 413 490 | 233 433 019
“Vou amar-te para sempre” de Owen Hart.
“O Ursinho vai partir com a mãe para conhecer o mundo.
Através das várias estações do ano, os dois percorrem terras distantes lindas e encontram novos animais.
Há tanto por descobrir!
“Um dia terás uma grande aventura só´ tua”, diz a Mamã Ursa ao filhote.
Mas será o seu amor capaz de o alcançar quando estiver longe?
Um livro sobre autonomia e a inquebrável ligação entre pais e filhos.”
No âmbito das comemorações do 121.º aniversário a Sociedade Instrução Tavaredense (SIT) leva a efeito um vasto e diversificado programa cultural (ver cartaz).
A Casa do Lavrador, projeto da Associação de Desenvolvimento dos Casais convida para uma tarde com as Janeiras, cantares que marcam o final da quadra natalícia, a cargo do seu Grupo de Cantares. Em Casais de Cima, freguesia de Maiorca.
MeetFigueira é uma plataforma MeetMunda, Inovação e Turismo Lda.