O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, no Auditório João César Monteiro, uma sessão de cinema com o filme “O Bobo”, de José Álvaro Morais, numa cópia restaurada.
Sinopse: Um dos títulos maiores do cinema português, que entrelaça na sua trama várias linhas narrativas – o ensaio duma adaptação teatral de “O Bobo”, de Alexandre Herculano; a articulação entre o presente (o Portugal pós-revolução) e o passado histórico (a fundação da nacionalidade; a queda do império); a vida dos intérpretes no quotidiano. Com extraordinária mestria, José Álvaro Morais cria rimas e fricções com outras formas de expressão artística e traça um amplo retrato geracional. Uma obra-prima!
Festival de Locarno 1987 – Leopardo de Ouro e Prémio CICAE
Realização: José Álvaro Morais
Intérpretes: Fernando Heitor, Paula Guedes, Luis Miguel Cintra
Género: Drama
Origem: Portugal, 1987
Duração: 2h00
M/12
Bilhetes 4€ | À venda na bilheteira do CAE e na Ticketline
No âmbito do 25.º aniversário, a A EmCantos-Associação de Inovação e Tradições, situada na freguesia de Moinhos da Gândara, realiza no mês de Maio duas atividades:
Informação completa no cartaz.
A Bonae Spei – Associação Cultural organiza uma caminhada de sensibilização para o cancro do cérebro, uma iniciativa inserida no programa de atividades que assinala o mês de maio, “Mês Cinzento”, dedicado à consciencialização para esta doença.
A caminhada, promovida pelo Presidente da Assembleia Geral da associação, Daniel Sopas, tem início marcado para as 10h00 na Praça da Europa, seguindo um percurso acessível ao longo do passeio pedonal.
A participação é gratuita, sendo, contudo, necessário efetuar inscrição prévia através do formulário online: https://forms.gle/p1b9TQhyKW5mywuc9
No ato de inscrição, os participantes poderão também optar por fazer um donativo para o Fundo Daniel Sopas – Investigação e Apoio ao Cancro do Cérebro, contribuindo diretamente para o apoio à investigação nesta área.
A Bonae Spei “apela à mobilização da comunidade figueirense para que, no dia 17 de maio, se una em torno desta causa e vista a cidade de cinzento, cor simbólica da luta contra o cancro do cérebro”.
A Sociedade Filarmónica DEZ DE AGOSTO vai promover na sua sede, um FESTIVAL DE PETISCOS.
“Normalmente servidos como entrada ou aperitivos, os petiscos são pequenas porções de produtos culinários, os quais são variados e até podem servir de refeição e são vulgares e típicos em Portugal. Na vizinha Espanha recebe o nome de tapas”. Nesta linha tradicional a DEZ DE AGOSTO vai apresentar e servir diversos petiscos que mostram um pouco da culinária da nossa região.
As inscrições são limitadas e podem ser realizadas através do TLM 934 917 916.
Este FESTIVAL DOS PETISCOS integra também atuações do Grupo de Cantares da Dez de Agosto e do grupo leiriense Cantares na Eira.
A partir de imagens do Arquivo Fotográfico Municipal da Figueira da Foz, a ilustradora figueirense Ana Biscaia lança uma proposta: “vamos desenhar uma história que pode ter como mote «pela coragem, até à vitória”. A cidade teve um papel importante no 25 de Abril de 1974. Logo, vamos fazer uma bd sobre isto?”
A Oficina, para miúdos e crescidos, terá lugar no Quartel da Imagem. Inscrição obrigatória: arqfoto@cm-figfoz.pt
Atividade realizada no âmbito do 115.º aniversário da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz.
A DRAC – Direito de Resposta Associação Cultural, com sede e sala de espetáculos na lha da Morraceira, celebra os seus 17 anos de existência com a triste notícia do encerramento daquele espaço e, claro, com mais uma grande noite de rock, uma montra de música moderna com seis bandas: NU METAL GENERATION – TRIBUTO AO NU METAL, BEER4US (ROCK COVERS BAND), QUEENS GAMBIT, VORONT BLUES, MAU HUMOR e os jovens figueirenses PALACH. A associação, essa, promete continuar o seu trabalho noutro espaço, a anunciar em breve.
MeetFigueira é uma plataforma MeetMunda, Inovação e Turismo Lda.