Viver a Figueira 12 meses por ano

O QUE FAZER NA FIGUEIRA DA FOZ NO FIM-DE-SEMANA| 03 A 05 MAIO

1 gostos

Cartaz2024

Este fim de semana, 4 e 5 de maio, o Festival Internacional de Papagaios de Quiaios está de volta ao areal da Praia de Quiaios, naquela que é a sua terceira edição.

O céu vai ser tomado por papagaios gigantes que vêm da Tailândia, Alemanha, França e Portugal, e por espetáculos de voo sincronizado, com papagaios acrobáticos de duas e quatro linhas, de equipas provenientes da Colômbia, Espanha e França.

Os mais pequenos têm ateliers gratuitos de construção de papagaios, um atelier de demonstração da construção de papagaios tradicionais da Lourosa e muita animação infantil. As surpresas e a animação itinerante também não vão faltar. Na noite de sábado, os papagaios gigantes iluminam-se e os voos sincronizados vão riscar o céu de linhas coloridas. A entrada é livre.

PROGRAMA COMPLETO:

Sábado | 04 de maio 10h00 -12h30 | 14h00 – 18h00

EXPOSIÇÃO DE PAPAGAIOS ESTÁTICOS GIGANTES
Equipas: Associação Cabeças no Ar…te (PORTUGAL), R-Sky (FRANÇA), Thaitan – Kite Team (TAILÂNDIA) e Rolf Zimmermann (ALEMANHA)

ESPETÁCULOS DE VOOS ACROBÁTICOS SINCRONIZADOS Equipas: XP- Kites – Marcela Medrano (COLÔMBIA), Viento Sur – Rafa & Juan Molina (ESPANHA), Bruno CV (FRANÇA) e Sébastien Karnier (FRANÇA)

ATELIER DE CONSTRUÇÃO DE PAPAGAIOS

ATELIER DE DEMONSTRAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE PAPAGAIOS TRADICIONAIS DA LOUROSA

ANIMAÇÃO INFANTIL: Insufláveis, pinturas faciais e modelagem balões

ANIMAÇÃO ITINERANTE

11h30 e 16h00: LANÇAMENTO DE REBUÇADOS

21h00 – 23h00: EXPOSIÇÃO DE PAPAGAIOS GIGANTES LUMINOSOS

Equipas: Associação Cabeças no Arte (PORTUGAL), R-Sky (FRANÇA), Thaitan – Kite Team (TAILÂNDIA) e Rolf Zimmermann (ALEMANHA)

ESPETÁCULOS DE VOOS ACROBÁTICOS SINCRONIZADOS Equipas: XP- Kites – Marcela Medrano (COLÔMBIA), Viento Sur – Rafa & Juan Molina (ESPANHA), Bruno CV (FRANÇA) e Sébastien Karnier (FRANÇA)

Domingo | 05 de maio 10h00 -12h30 | 14h00 – 17h00

EXPOSIÇÃO DE PAPAGAIOS ESTÁTICOS GIGANTES Equipas: Associação Cabeças no Ar…te (PORTUGAL), R-Sky (FRANÇA), Thaitan – Kite Team (TAILÂNDIA) e Rolf Zimmermann (ALEMANHA)

ESPETÁCULOS DE VOOS ACROBÁTICOS SINCRONIZADOS Equipas: XP- Kites – Marcela Medrano (COLÔMBIA), Viento Sur – Rafa & Juan Molina (ESPANHA), Bruno CV (FRANÇA) e Sébastien Karnier (FRANÇA)

ATELIER DE CONSTRUÇÃO DE PAPAGAIOS

ATELIER DE DEMONSTRAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE PAPAGAIOS TRADICIONAIS DA LOUROSA

ANIMAÇÃO INFANTIL: Insufláveis, pinturas faciais e modelagem balões

ANIMAÇÃO ITINERANTE

11h30 e 16h00: LANÇAMENTO DE REBUÇADOS

TERTÚLIA | CONCERTO E EXPOSIÇÃO: KIT JONES E LINDA JONES
O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, em parceria com o Ginásio Clube Figueirense, organizam, este fim de semana, uma série de eventos de homenagem ao ex-atleta de basquetebol, Kit Jones.

A música de Christopher Mark Jones vai beber influências à folk, country, blues, jazz e r’n’b. Utilizando diversos pontos de vista para narrar a vida e o amor em tempos incertos, convida o ouvinte a pensar, sentir e dançar. Na sua música podem ouvir-se ecos de Greg Brown, Lyle Lovett, John Prine, Bruce Coburn e Darrell Scott. Entre a carreira de basquetebolista e professor de Francês, Jones tem atuado em várias cidades europeias, pequenas salas de New England, Pittsburgh, entre outras. “Looking for the Light” (2021) é o seu sexto registo de temas originais de folk, enquanto “Montréal Encore (2022) é um disco em língua francesa feito em colaboração com o poeta Bernard Pozier.

Programa:
Dia 3 de Maio: Jardim Interior do CAE, 19h00 | Tertúlia e Concerto com Christopher Mark Jones (apresentação e moderação por António Macedo).

Dia 4 de Maio: Quartel da Imagem, 18h00 | “À Conversa com Linda Jones: “It All Started In Figueira da Foz!” – Conversa informal com a fotógrafa (esposa de KIT Jones) e o público, sobre o seu percurso e experiência.
Entrada livre.

CINEMA: CICLO DE CINEMA SOB A ÉGIDE DE MÁRIO SOARES
No âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento de Mário Soares, “Mário Soares, Um Homem de Cultura”, o CAE e o Quartel da Imagem recebem um Ciclo de Cinema com curadoria de Mário Barroso e apresentação, em todas as sessões, do professor Abílio Hernandez, da Universidade de Coimbra e com o apoio da Medeia Filmes. Trata-se de um conjunto de 4 obras que englobam o cinema francês da Nouvelle Vague e uma obra emblemática do Cinema Novo Português com a inesquecível interpretação de Maria Barroso, viúva do estadista português.

PROGRAMA:
O ACOSSADO: Sexta-feira | 3 de MAIO | 21h30 | Realização: Jean-Luc Godard | Duração: 1h27 | Ano: 1960 Local: Auditório João César Monteiro | CAE

BEIJOS ROUBADOS: Sábado | 4 de MAIO | 15h00 | Realização: François Truffaut | Duração: 1h30 | Ano: 1968 | Local: Quartel da Imagem

MUDAR DE VIDA: Sábado | 4 de MAIO | 18h00 | Realização: Paulo Rocha | Duração: 1h33 | Ano: 1966

ENTRADA GRATUITA (mediante levantamento de ingresso na bilheteira do CAE)

DRINK & TELL – TINTIM POR TCHIM-TCHIM COM SOLEDAD FELLOZA
Com organização conjunta da Bruaá e do CAE, e a parceria da Loja Sol Engarrafado e do Restaurante Olaias, este sábado, dia 4, pelas 21h30, o encontro Tintim por Tchim-Tchim terá como convidada a contadora uruguaia Soledad Felloza.

Soledad Felloza é uruguaia de nascimento e galega por adoção. Atriz, contadora de histórias, fotógrafa e diretora do Festival Internacional de Narração Oral Atlântica, com sede na Galiza, tem atuado em festivais da América Latina, Europa e África. É também autora de livros para a infância como “La Vuelta al Mundo” e “A Cozinheira do Rei”, Prémio Europeu de Narração Oral do Melhor Conto para Crianças, com edição em português. Para além de ser formadora na área da narração oral, tem vindo ao longo dos anos a desenvolver um importante trabalho de mediação e animação da leitura em várias bibliotecas.

Uma sessão de celebração do ato de contar e ouvir histórias, essa experiência única e ancestral, renovada constantemente pela cumplicidade entre ouvinte e contador. Brindemos.

SESSÃO DE CONTOS | M/18 | Duração: 1h00 | Entrada: 5,00€ | Jardim Interior | Bilhetes à venda: https://ticketline.sapo.pt/evento/tintim-tor-tchim-tchim-soledad-felloza-82529

CONCERTO DE TAÇAS TIBETANAS E GONGOS
Este sábado, às 9h30, há Concerto meditativo e relaxante no Tao Centro de Yoga e Bem-Estar, com Alexandre Dias. Segundo a organização, «os sons mágicos são como uma brisa que vem diretamente dos Himalaias, para dar harmonia ao mais profundo do nosso ser. Durante o concerto podes relaxar profundamente, libertar tensões e alcançar níveis subtis de consciência de forma a obter equilíbrio físico, emocional e mental. Enquanto ouves, podes ficar sentado ou deitar-te, fechando os olhos, totalmente submerso na dimensão do som (…)».

FAMÍLIAS: KIDICAL MASS PROMOVE UM FIM DE SEMANA PARA BRINCAR NA RUA
“Criar espaço para a próxima geração!” é o mote para os 2 eventos dinamizados pela KIDICAL MASS FIGUEIRA DA FOZ:

Sábado | 4 maio | 11h00: divertido percurso de bicicleta de 6,5km através da Figueira da Foz.
Ponto de encontro: Pump Track (nas traseiras do parque do campismo) https://maps.app.goo.gl/6bd21fnmRotXboCt7
No final do passeio, realiza-se um piquenique na Pump Track! Para participar basta levar algo delicioso para partilhar. Evento dirigido a todos os ciclistas de todas as idades e níveis de perícia são bem-vindos!

Domingo | 5 maio | 14h00 às 18h00

FESTA DOS PEÕES no asfalto da Rua Visconde da Marinha Grande: a rua vai estar fechada ao trânsito automóvel. “Trata-se duma rua que, albergando 3 escolas, logicamente deveria ser 100% pedonal, garantindo mais segurança e livre circulação da comunidade escolar. Queremos dar uma amostra do que o futuro poderá ser com música, animação para miúdos e graúdos num espaço de aproximação de cidadãos desde os 2 aos 100 anos! Sem automóveis e em segurança!”, refere a organização do evento.

Mais informações consulte a página oficial da KIDICAL Figueira da Foz: https://www.facebook.com/kidicalfigueira

TRADIÇÕES: CORRIDA DE BARCAS NO RIO PRANTO
Domingo, dia 5, pelas 10h00, regressa ao Rio Pranto, afluente do Mondego, a tradicional Corrida de Barcas Chatas da Borda do Campo, freguesia de Paião. Fazemos nossas as palavras da organização: «Não perca este evento que visa manter viva a tradição local. Venha viver grandes momentos de diversão e partilha.».

TEATRO: “QUEREMOS É FESTA” REGRESSA AO PALCO EM QUIAIOS
Domingo, dia 5, a partir das 16h30, há Teatro de revista no Quiaios Clube, com a produção musical “Queremos é festa!”, que volta a palco no âmbito das Jornadas do Teatro Amador da Figueira da Foz. Entrada gratuita mediante reserva de bilhetes no Clube ou através do 925484774.

Se tem conhecimento de algum evento/atividade, envie-nos a informação para geral@meetfigueira.com ou pelo WhatsApp 914 179 600. Obrigado pela sua colaboração em divulgar os eventos do nosso concelho!

BOM FIM DE SEMANA!

1 gostos

AUTOR

QUERO