Viver a Figueira 12 meses por ano

O QUE FAZER NA FIGUEIRA DA FOZ DURANTE O FIM-DE-SEMANA | 29 novembro a 2 dezembro

A Figueira da Foz já está imbuída no espírito natalício!

No domingo, 1 de dezembro, às 19h00, celebre o início desta época mágica com a inauguração da Árvore de Natal Gigante. Com os seus impressionantes 35 metros de altura, a Árvore de Natal Gigante será “o coração” do Natal na cidade, localizada na Praça 8 de Maio, junto à Câmara Municipal.

Deixe-se envolver pelo encanto natalício e partilhe este momento especial com quem mais gosta!

FESTIVAL CAMINHOS DO CINEMA PORTUGUÊS NO CAE
O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, até dia 2 de dezembro, no Auditório João César Monteiro, a Extensão do Festival Caminhos do Cinema Português, com a exibição de 4 sessões de filmes premiados na XXX edição deste festival que teve lugar em Coimbra.

PROGRAMAÇÃO

30 novembro | SÁBADO
15h00 – Sessão de Curtas-Metragens
CHERRY, PASSION FRUIT
Realização: Renato José Duque
Duração: 4’50’’
Prémio Melhor Ensaio Nacional de Animação (Seleção Ensaios)

PERCEBES
Realização: Alexandra Ramires e Laura Gonçalves
Duração: 11’30’’
Prémio “União das Freguesias de Coimbra” para Melhor Animação (Seleção Caminhos)

IRIS
Realização: João Monteiro
Duração: 15’
Prémio Melhor Som (Seleção Caminhos)

À TONA DE ÁGUA
Realização: Alexander David
Duração: 23’
Prémio Fernando Santos Sucessores – Revelação (Seleção Caminhos)

18h00

FOGO DO VENTO
Realização: Marta Mateus
Duração: 1h12
Prémio Melhor Realização (Seleção Caminhos)

1 dezembro | DOMINGO | 21h30
SEMPRE
Realização: Luciana Fina
Duração: 1h48
Grande Prémio Cidade de Coimbra (Seleção Caminhos)

2 dezembro | SEGUNDA-FEIRA | 21h30
ESTAMOS NO AR
Realização: Diogo Costa Amarante
Intérpretes: Carloto Cotta, Sandra Faleiro, Valerie Braddell
Duração: 1h30
Prémio “AXN Movies” Melhor Ficção (Seleção Caminhos) | Prémio Melhor Interpretação Principal – Sandra Faleiro | Prémio Melhor Interpretação Secundária – Valerie Braddell

Bilhetes P/sessão: 5€
Passe Geral (4 sessões) 15€

HISTÓRIAS COM CIÊNCIA | O SENHOR CAVALO MARINHO
O Núcleo Museológico do Mar, localizado em Buarcos, recebe sábado, dia 30, pelas 15h00, O SENHOR CAVALO MARINHO, uma história dirigida a famílias e crianças dos 2 aos 10 anos.

“Na maior parte das famílias de peixes, depois de a mãe pôr os ovos e de o pai os fertilizar, ninguém fica de guarda aos ovos. Mas nem sempre é assim, como acontece com o cavalo-marinho, o peixe-espinho, a tilápia, o “kurtus gulliveri”, o peixe-cachimbo, o peixe-gato e com outros tantos. Nestes casos, não só um dos progenitores fica a tomar conta dos ovos com grande esmero; como – surpresa das surpresas – esse progenitor é o pai. É mesmo verdade: acontecem de facto coisas maravilhosas no fundo do mar.

Entrada Gratuita | Famílias e crianças dos 3 aos 10 anos |Sujeita a inscrição prévia:nucleo.mar@cm-figfoz.pt | TLM 233 413 490 ou 233 433 019 | Max. 10 crianças

VISITA ORIENTADA AO NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO MAR
Sábado, dia 30, pelas 14h00, descubra a história e as estórias que fazem parte das gentes do Mar numa visita guiada ao Núcleo Museológico do Mar, localizado em Buarcos.

Para mais informações: 233 402 840

Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal |Encontro com o escritor Rui Cardoso Martins
A Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás acolhe sábado, dia 30, pelas 15h00, mais um encontro da Comunidade de Leitores, desta vez com a presença do escritor Rui Cardoso Martins que irá falar sobre o seu novo romance: “As melhoras da morte”.

O autor, vencedor do Grande Prémio do Romance e Novela da APE (2009) e do Grande Prémio da Crónica e Dispersos Literários APE (2017), argumentista de filmes como a «Herdade», «Zona J» «Em Câmara Lenta», «Sombras Brancas» e das séries «Sul», «Causa Própria» e «Matilha» (RTP), marcará presença no encontro da Comunidade para falar de um livro em que “as particularidades do seu Alentejo – e uma expressão portuguesa por lá comum, foram a inspiração, ou o ponto de partida, para uma história que nos traz de volta Cruzeta, personagem do seu livro de estreia.”

SHOWCOOKING GRUPO INSTRUÇÃO RECREIO QUIAENSE
No mês da Diabetes, a Farmácia Nobreza, em colaboração com a Junta de Freguesia de Quiaios e o Grupo Instrução Recreio Quiaense, realiza sábado, dia 30, pelas 15h00, um Showcooking repleto de receitas saudáveis, mas muito saborosas.
Cláudia Gomes será a cozinheira de serviço e promete desvendar alguns truques para uma cozinha melhor a pensar na sua saúde!

RANCHO DAS CAMÉLIAS NO MERCADO MUNICIPAL
E que tal conhecer o folclore da Figueira da Foz enquanto faz compras no seu mercado mais típico? Pode fazê-lo sábado, dia 30, de manhã, pois o Rancho das Camélias fará uma atuação às 10h30 no Mercado Engenheiro Silva.

CARAS DIREITAS APAGA 117 VELAS
O Grupo Caras Direitas, em Buarcos, assinala domingo, dia 1, pelas 15h00, o seu 117.º aniversário com um programa de momentos protocolares e artísticos aberto a toda a comunidade, com destaque para a atuação do Rancho das Cantarinhas de Buarcos.

CONCERTOS DE NATAL COMEÇAM EM BUARCOS
Domingo, dia 1, pelas 17h30 tem lugar na Igreja da Misericórdia de Buarcos o Concerto de Natal com o Coro Canticus Camerae da Assembleia Figueirense.
Até dia 22 os concertos de Natal, dinamizados pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, vão realizar-se em várias igrejas do concelho, com o objetivo de promover valores de paz e amizade através da linguagem universal que é a música.

A entrada é gratuita, contudo, sujeita à lotação de cada igreja.
Programa

Dia 1 | 17H30
Coro Canticus Camerae da Assembleia Figueirense
Igreja da Misericórdia de Buarcos
Buarcos e S. Julião                          

Dia 8 | 15H30
Coro Pequenas Vozes da Figueira da Foz
Igreja Protestante /Reformada da Figueira da Foz
Buarcos e S. Julião

Dia 15 | 15H30
Coral David de Sousa
Igreja Paroquial do Santíssimo Salvador
Maiorca      

Dia 22 | 15H30
Coral David de Sousa   
Igreja Paroquial de São Teotónio
Brenha

MERCADINHO DE NATAL EM BUARCOS
Até dia 22, a Junta de Freguesia de Buarcos leva a efeito mais uma edição do Mercadinho de Natal, nas casinhas de madeira construídas para o efeito no Jardim Dr. Fernando Traqueia, onde poderá apreciar arte, artesanato e produtos de criativos locais e encontrar prendas da Natal originais.

O DOIDO E A MORTE NA CASA DO POVO DO ALQUEIDÃO
Domingo, dia 1, pelas 16h00, a Casa do Povo do Alqueidão recebe mais uma edição das Personagens à Solta, um programa inserido no CAE FORA DE PORTAS: produzido pelo Pateo das Galinhas, esta representação teatral tem em O DOIDO E A MORTE de Raul Brandão o seu âmago: Baltasar Moscoso, governador civil, que se considera um dramaturgo genial, recebe o Sr. Milhões, o homem mais rico de Portugal. Este traz consigo uma caixa com explosivos para se fazerem explodir. O medo que isso vai provocar no governador vai levá-lo a um desnudamento cruel e grotesco.

É este texto que invoca o excerto do poema homónimo (1913) de Teixeira da Pascoaes de abertura do espetáculo, já que nele foi buscar o título, e, por outro lado, serve de pretexto para os dois quadros que terminam o espetáculo: o quadro do manicómio e o quadro final constituído por um excerto textual extraído de Húmus (1917), a obra-prima literária de Brandão.

Género: Farsa | Autor: Raul Brandão e Teixeira de Pascoaes | Encenador: Fernando Romeiro | M/12 | Duração: 55m

Se tem conhecimento de algum evento/atividade, envie-nos a informação para geral@meetfigueira.com ou pelo WhatsApp 914 179 600. Obrigado pela sua colaboração em divulgar os eventos do nosso concelho!

BOM FIM DE SEMANA!

AUTOR