Viver a Figueira 12 meses por ano

O QUE FAZER NA FIGUEIRA DA FOZ DURANTE O FIM-DE-SEMANA | 15 a 17 de SETEMBRO

1 gostos

destaque_15_set2023

Seja qual for a sua realidade – se já regressou ao trabalho ou se ainda está de férias – o fim-de-semana é sempre para aproveitar!!!

Nada melhor do que começar com boa disposição, com a comédia teatral “Tenho um papel para ti!”, a ser apresentada hoje, às 21h30, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz. Com texto de Roberto Pereira e interpretações de Ana Guiomar, João Paulo Rodrigues, Inês Herédia e Diogo Valsassina, esta peça é dirigida a maiores de 16 anos.

Sábado é, para muitos, dia de fazer compras no Mercado Municipal! Antes ou depois, depende se é ou não madrugador, assista, às 10h30 no Mercado Municipal Engenheiro Silva, ao Showcooking com o Chef Tiago Jesus, em representação da Escola Profissional da Figueira da Foz – INTEP, que irá ensinar a confecionar duas receitas com produtos locais: Pão de Sementes e Salicórnia, e Arroz (do Baixo Mondego) de Bacalhau.

Também no sábado, às 10h30, no Meeting Point, as educadoras da Casa da Criança de São Julião apresentam o livro “Luís e as Poças de Maré”, uma obra escrita e ilustrada por crianças. Esta atividade, dirigida a famílias e educadores, insere-se nas comemorações do Dia da Ecologia, sendo dinamizada pela Quinta Ciência Viva do Sal e Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO).

Mais informação: https://tinyurl.com/ecol23-QuintadoSal

Ainda em matéria de livros, a Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomas, acolhe sábado, pelas 16h00, a sessão de lançamento do livro “Sentimentos Escritos”, da autoria de Isabel Figueiredo, com chancela da Editora Capítulo (Grupo Editorial Atlântico). Neste livro, a autora figueirense fala de “sentimentos e de alma”, de uma adolescente rebelde que escreve em versos no papel devido às suas inseguranças medos do passado, presente e futuro. A entrada é livre.

Sábado, pelas 18h00 o evento Bandas ao Coreto, traz a Filarmónica da Sociedade Boa União Alhadense ao Coreto do Jardim Municipal da Figueira da Foz.

Durante 3 dias, de hoje até domingo, a aldeia de Anta, freguesia de Maiorca, realiza a sua tradicional Festa de Nossa Senhora da Piedade, com o seguinte programa:

Domingo, dia 17, a partir das 11h00, terá uma excelente oportunidade para conhecer melhor as tradições hindus nepalesas: as celebrações do TEEJ, a mais rica e mais vistosa efeméride na comunidade do Nepal, que é especialmente vivida pelas mulheres, que nela celebram a felicidade do casamento, a prosperidade e os valores da família.

Organizado pelo Grupo Nepal e Portugal Cultural, com a colaboração do Projeto Sem Diferenças E8G, implementado pela Cáritas Coimbra, e com o apoio do Município da Figueira da Foz, este evento pretende, entre outros, fomentar a multiculturalidade.

A iniciativa, aberta a toda a comunidade, pretende dar a conhecer aspetos da religião, cultura e gastronomia nepalesa. No período da manhã decorrerão alguns momentos mais recreativos. A partir das 13h00 tem lugar a componente gastronómica, cultural e alguns aspetos religiosos mais importantes do festival.

Domingo, pelas 15h00, terá lugar o Encontro de Bandas no Largo do Mercado da vila de Quiaios. Uma organização da Filarmónica Quiaense, que convidou as filarmónicas de Vouzela e dos Carvalhais de Lavos para uma tarde de música e tradição.

Até domingo, a povoação de Copeiro, freguesia de Paião, está a festejar o seu patrono, São Bento, com um programa festivo e religioso (ver cartaz). Mais uma excelente oportunidade para conhecer melhor as tradições do nosso concelho!

Este fim de semana, na Figueira da Foz são muitas as opções emocionantes para aproveitar ao máximo! Reúna a família e/ou os amigos e, juntos, explorem todas as possibilidades incríveis que o concelho tem para oferecer! Votos de um fim de semana incrível!

1 gostos

AUTOR

QUERO