Viver a Figueira 12 meses por ano

O QUE FAZER NA FIGUEIRA DA FOZ DURANTE O FIM-DE-SEMANA | 05 A 07 DE ABRIL

1 gostos

Moinhos_Capa

DO BARRO AO PÃO: DIA NACIONAL DOS MOINHOS CELEBRADO EM MOINHOS DA GÂNDARA

A iniciativa Moinhos Abertos, que celebra o Dia Nacional dos Moinhos, assinalado a 6 de abril, passa também pelo Complexo Molinológico da freguesia figueirense de Moinhos da Gândara. São dois dias – 6 e 7 de abril, sábado e domingo – de atividades, subordinadas ao tema “Do Barro ao Pão”, incluindo workshops e espetáculos etnográficos. Uma oportunidade excelente de conhecer a geografia gandaresa do nosso concelho, um contexto rural e verde, bem diferente do postal balnear habitual, mas não menos atraente.
É também a oportunidade para degustar o premiado Arroz-Doce que, em fevereiro, foi à Bolsa de Turismo de Lisboa.

Inscrições nas atividades até 5 de abril, no serviço educativo da Câmara Municipal da Figueira da Foz (ver cartaz).

CINEMA | FARAÓ NEGRO, O SELVAGEM E A PRINCESA
A última obra-prima do mestre de animação francês Michel Ocelot passa, esta sexta-feira, dia 5, pelas 21h30, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz.
O filme é composto por três histórias que decorrem em três épocas, ambientadas em três mundos diferentes: uma epopeia vinda diretamente do antigo Egipto e do Sudão; uma lenda medieval francesa, da região de Auvergne; e, finalmente, uma fantasia do século XVIII vestida de trajes otomanos e ambientada em palácios turcos. «Um filme primorosamente animado que nos transporta por paisagens reais e oníricas sempre inesperadas e frequentemente contrastantes, povoadas por deuses esplêndidos e tenebrosos, tiranos aviltantes e protetores benevolentes, amantes astutos e príncipes e princesas que fazem apenas o que lhe apetece – tudo numa deslumbrante explosão de cor».

VISITAS | A FIGUEIRA VAI AO PALÁCIO
A partir deste fim de semana o Palácio Sotto Mayor abre as suas portas para visitas guiadas (dinamizadas pela associação cultural Pó de Saber) de grande interesse histórico e arquitetónico:
– as manhãs de sexta-feira são dedicadas às crianças dos 5 aos 12 anos
– aos sábados para o público em geral, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18.00, com visitas de duração aproximada de uma hora.

Os bilhetes têm o valor de 5 Euros por pessoa e são gratuitos para crianças até aos 12 anos (inclusive).
As reservas devem ser feitas antecipadamente para o e-mail podesaber.patrimonio@gmail.com ou pelo número 964 460 709.

CINEMA DE ABRIL NO QUARTEL DA IMAGEM
O Quartel da Imagem da Figueira da Foz recebe, sábado, dia 6, pelas 15h00, a projeção de ficção documental “A Hora da Liberdade”, como parte das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril do Município figueirense. Realizado por Joana Pontes, o filme produzido para a SIC em 1999, tem também autoria de Emídio Rangel, Hayley Westenra e Rodrigo de Sousa e Castro. Das entrevistas feitas para o filme, resultou livro “A Hora da Liberdade – O 25 de Abril pelos protagonistas”, editado pela Editorial Bizâncio.
Entrada gratuita, limitada à lotação da sala

TEATRO | 1904: TEATRO EM TAVAREDE
É já este sábado, pelas 21h30, que o espetáculo “1904” regressa ao palco do Teatro José da Silva Ribeiro, na Sociedade de Instrução Tavaredense (SIT), no âmbito das XLVI Jornadas de Teatro Amador, dinamizadas pelo Lions Clube da Figueira da Foz.
Trata-se de uma encenação de João Miguel Amorim, que pretende, explica a companhia de Tavarede, «homenagear o percurso ímpar da Sociedade de Instrução Tavaredense ao nível do Teatro Amador Nacional e todos aqueles que contribuíram para esse feito». Recorde-se que a SIT foi fundada em janeiro de 1904 e este espetáculo representa uma retrospetiva desse longo historial, com base em excertos de grandes dramaturgos.

CONCERTO: CANÇÕES DE ABRIL NO AUDITÓRIO MUNICIPAL

A Casa do Pessoal do Hospital Distrital da Figueira da Foz, promove, sábado, dia 6, pelas 16h30, o IV Concerto Canções de Abril, no Auditório Madalena Biscaia Perdigão (Auditório do Museu Municipal/Biblioteca), com o seguinte programa:
Coral David de Sousa
Band´Habilus
Grupo de Cavaquinhos do Louriçal
Grupo de Cantares da Casa do Pessoal do HDFF

Iniciativa organizada pelo Centro Cultural e Desportivo da Casa do Pessoal do HDFF, com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, integrando-se nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
Entrada livre

CONCERTO | ENCONTRO DE FILARMÓNICAS “AO SOM DA PRIMAVERA”
A Sociedade Filarmónica Figueirense organiza, este sábado, dia 6, pelas 15h30, mais um Encontro de Bandas Filarmónicas, na sua sede do número 33 da rua Dr. Santos Rocha, bem no centro da cidade, com atuações da banda anfitriã e da Filarmónica Recreativa Cortense (Covilhã). Com o apoio do Município da Figueira da Foz e da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião.

CONCERTO | NU METAL GENERATION NA DRAC
A sala da Direito de Resposta Associação Cultural, na Ilha da Morraceira, recebe, sábado, dia 6, pelas 22h00, uma noite dedicada ao estilo Nu Metal, com tributo a bandas como Limp Bizkit, Linkin Park, Korn, System of a Down ou Slipknot. Primeira parte com o projeto Tsunamiz, Idealizado pelo músico Bruno Sobral, «Tsunamiz traz um som que desafia o género para as massas. Sonoramente energizante e contagiante, a sua música transita entre o rock, a eletrónica e o pop criando algo único e inteiramente Tsunamiz».

EXPOSIÇÃO | O MAR É A NOSSA TERRA» COM VISITA COMENTADA GONÇALO CADILHE
Sábado, dia 6, pelas 15h00, Gonçalo Cadilhe marca presença no Meeting Point para uma visita comentada à exposição «O Mar é a Nossa Terra».
A entrada é gratuita.

Se tem conhecimento de algum evento/atividade, envie-nos a informação para geral@meetfigueira.com ou pelo WhatsApp 914 179 600. Obrigado pela sua colaboração em divulgar os eventos do nosso concelho!

BOM FIM DE SEMANA!

1 gostos

AUTOR

QUERO