Viver a Figueira 12 meses por ano

O que fazer na Figueira da Foz de 5 a 7 setembro

UM MÊS A ENCANTAR PELA PAZ
Até 27 de setembro, a Associação Odezanovedejunho promove, na Figueira da Foz, a primeira edição de “EnCantar pela Paz”, um ciclo cultural multidisciplinar que reúne artistas figueirenses de diversas áreas, numa programação que alia arte, música, poesia, cinema e pensamento crítico.

Com concertos, recitais, cinema, exposições e performances, o evento decorre no Auditório Madalena Biscaia Perdigão e noutros espaços culturais da cidade, tendo como tema central a promoção da paz e da liberdade criativa, num momento global de inquietações bélicas e discurso extremista.

O programa arranca a 3 de setembro com a inauguração da exposição fotográfica “Portas e Janelas”, de David Fadul, e o espetáculo “Na Casa”, com António Durães e João Lóio, e prolonga-se ao longo do mês com atuações de nomes como Os Bardos, Grupo de Cavaquinhos Acordes da Foz, Carolina Rosa, José Luiz Iglesias, entre outros. O Dia Internacional da Paz, a 21 de setembro, será assinalado com uma programação especial: exibição do filme No Other Land

O evento termina a 27 de setembro com um “Beberete de Cumplicidades”, um convívio artístico e informal no jardim do Museu Municipal. Clique aqui e conheça todo o programa: https://odezanovedejunho.pt/

CINEMA CAE | O TRONO DE SANGUE
Sexta-feira, dia 5, pelas 21h30, o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta o Ciclo de Cinema Japonês, com a exibição do filem O TRONO DE SANGUE:
Sinopse: O general Washizu e o general Miki perdem-se na floresta e encontram uma bruxa, que prevê que Washizu será Rei e que será sucedido pelos herdeiros de Miki. É então que Washizu mata o seu senhor, Kuniharu Tsuzuki, e Miki. A bruxa prevê agora que ele estará a salvo enquanto a floresta não se puser em movimento. Mas o filho de Miki ataca o castelo de Washizu, usando as árvores da floresta como camuflagem. O filho de Washizu nasce morto, a sua mulher enlouquece e ele é traído pelos seus homens.

Realização: Akira Kurosawa
Intérpretes: Toshiro Mifune, Isuzu Yamada, Minoru Chiski
Género: Drama
Origem: Japão, 1957
Duração: 1h50
M/12
Bilhetes: 4€ | À venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

RODRIGO LEÃO NO MOSTEIRO DE SEIÇA
Sábado, dia 6, pelas 19h00, Rodrigo Leão apresenta MUNDO, num concerto realizado no Mosteiro de Santa Maria de Seiça.
Este espetáculo integra o ciclo Notas Ao Entardecer, um programa mais intimista e contemplativo, onde a monumentalidade do espaço se cruza com a elegância da música e da dança. Dia 20 setembro a música dá lugar à dança contemporânea com o Quorum Ballet (Correr o Fado), encerrando assim este ciclo que celebra o património imaterial em plena harmonia com a paisagem envolvente.
Bilhete diário:15€
O Município assegurará transporte em autocarro municipal, mediante inscrição prévia: casa.paco@cm-figfoz.pt

REGATA COMEMORATIVA DOS 190 ANOS DA ACIFF
No dia 6 de setembro, sábado, a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, em colaboração com o Clube Náutico da Figueira da Foz, organiza uma regata à vela para celebrar o 190.º aniversário da instituição. A prova, intitulada “Regata Comemorativa dos 190 Anos da ACIFF”, decorrerá na baía oceânica da Figueira da Foz. Aberta a todas as classes de veleiros.

HÁ SAMBA NAS MURALHAS
Sábado, dia 6, a partir das 17h30, as Muralhas de Buarcos recebem a mega Edição de encerramento do verão do Samba nas Muralhas com a celebração do final da época do AD Buarcos 2017.
O Largo da Má Língua volta a encher-se de ritmo, samba e muitas surpresas! Celebre o fim do verão com uma Roda de Samba, numa coorganização do restaurante Dominó e do Gastrobar Má Língua, com o apoio da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião.
Música ao vivo, ambiente descontraído, boa comida, bons amigos e o mar ali bem perto!
Evento gratuito.

CAE RECEBE CONCERTO SOLIDÁRIO DA ORQUESTRA MÉDICA IBÉRICA COM MÁRIO LAGINHA
Domingo, dia 7 de setembro, pelas 17h00, o Grande Auditório do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz acolhe, um concerto solidário que junta música, medicina e solidariedade. O espetáculo é protagonizado pela Orquestra Médica Ibérica (OMI), em parceria com a Orquestra Australiana Corpus Medicorum, contando ainda com a participação especial do pianista Mário Laginha, um dos mais prestigiados músicos portugueses.
O concerto tem carácter solidário e reverte a favor da associação Corações Com Coroa (CCC), instituição fundada por Catarina Furtado que presta apoio social e psicológico gratuito a raparigas e mulheres em situação de vulnerabilidade.
Os bilhetes têm o custo simbólico de 10 euros (classificação etária M/6) e podem ser adquiridos nas bilheteiras habituais. O concerto terá a duração aproximada de 1h30.

CORETO DO JARDIM RECEBE 2.º ENCONTRO DE CAVAQUINHOS DA SIRL
Domingo, dia 7 de setembro, às 15h30, o Coreto do Jardim Municipal da Figueira da Foz será palco do 2.º Encontro de Cavaquinhos da Sociedade Instrução e Recreio de Lares (SIRL).
O evento reúne grupos vindos de várias regiões do país, celebrando a riqueza da música tradicional portuguesa. Entre os participantes estão o Grupo de Cavaquinhos dos Bravos da Boa Luz (Braga), Grupo de Cavaquinhos do Estreito (Oleiros), Grupo Típico Entre Serras (Mira D’Aire), Grupo de Cavaquinhos Cantares à Solta (Cernache) e o Grupo de Cavaquinhos (Re)Cordas de Lares (Figueira da Foz).
Uma tarde de sonoridades populares, partilha cultural e convívio, aberta a toda a comunidade.

FESTA DO LIMONETE
Até domingo, dia 7 setembro, a Freguesia de Tavarede assinala, na Quinta da Borleteira, a Festa do Limonete. Programa completo no cartaz.

BUARCOS CELEBRA NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO COM NOVE DIAS DE FÉ, TRADIÇÃO E MÚSICA POPULAR
Até dia 14 de setembro, a vila de Buarcos volta a cumprir a tradição com as Festas em Honra de Nossa Senhora da Encarnação, num programa que conjuga celebrações religiosas, procissões, arruadas e concertos com nomes bem conhecidos da música popular portuguesa. Organizada pela Comissão de Festas da Nossa Senhora da Encarnação, com o apoio da Paróquia de Buarcos e do Município da Figueira da Foz, a romaria é um dos momentos altos da vida comunitária da freguesia, juntando fé, identidade e animação num cenário único entre o mar e a serra.

As festividades têm início no sábado, 6 de setembro, com uma Eucaristia na Igreja de São Pedro, marcando o arranque da novena que se prolonga até dia 13, com oração do terço e missas na Capela da Senhora da Encarnação. O ponto alto das celebrações religiosas acontece no domingo, 14 de setembro, com a tradicional Eucaristia Campal às 16h00, celebrada em frente à capela, seguindo-se a procissão solene com saudação à imagem da Virgem, num percurso que junta centenas de fiéis.

A programação cultural destaca-se pelos espetáculos noturnos nos dias 12 e 13 de setembro, com entrada livre: na sexta-feira, a festa faz-se com Banda AFK e Augusto Canário, referência incontornável da música popular minhota. No sábado, a animação continua com a irreverência da Bakas Band e o concerto de Melão, figura bem conhecida da música ligeira nacional.

A romaria inclui ainda a tradicional Procissão das Velas, na noite de 11 de setembro, e a arruada com banda filarmónica na manhã de domingo.

FESTA DO SENHOR EM QUIAIOS
A Festa do Senhor, uma das mais importantes romarias da freguesia de Quiaios, traz à vila muita animação, mas também o reencontro da comunidade católica com a sua fé. A organização é da Comissão da Festa do Senhor 20205, e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Quiaios. Programação completa no cartaz:

Se tem conhecimento de algum evento/atividade, envie-nos a informação para geral@meetfigueira.com ou pelo WhatsApp 914 179 600. Obrigado pela sua colaboração em divulgar os eventos do nosso concelho!

BOM FIM DE SEMANA!