FESTIVAL PIRATA REGRESSA A BUARCOS PARA MAIS UMA VIAGEM NO TEMPO
Até domingo, dia 27, as muralhas de Buarcos voltam a transformar-se num autêntico porto corsário com a realização da 13.ª edição do Festival Pirata. Durante cinco dias, as ruelas históricas da vila acolhem um dos eventos mais emblemáticos do verão figueirense, que promete encantar todas as gerações com o seu ambiente festivo e cenografia inspirada na época dourada da pirataria.
Arruadas, espetáculos itinerantes, teatro de rua, personagens irreverentes e duelos de espadas prometem animar miúdos e graúdos. O evento inclui ainda um mercado temático, com bancas de artesanato, produtos tradicionais e recriações históricas, bem como uma ampla oferta gastronómica onde não faltam carnes fumadas, pão cozido em forno de lenha e doces típicos.
O Festival Pirata é promovido pela Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião.
Entrada livre.

COMÉDIA “A CONTA QUE DEUS FEZ – A REVIRAVOLTA” CHEGA AO PALCO DO CARAS DIREITAS
Sexta-feira, dia 25, pelas 22h00, o Teatro Grupo Caras Direitas, em Buarcos, recebe o espetáculo “A Conta que Deus Fez – A Reviravolta”, uma comédia musical e revisteira que junta nomes incontornáveis da cena artística nacional.
Com produção da Sonhos em Cena, o elenco conta com António Calvário, Maria Tavares, Natalina José e a participação especial de Fátima Severino. Uma noite de riso, memórias e talento, num espetáculo renovado e atualizado, recomendado para maiores de 14 anos.
Reservas pelos números 917 791 497 ou 233 432 717. Bilhetes à venda no próprio Teatro.

CINEMA CAE | VERDADES DIFÍCEIS
Sexta-feira, dia 25, pelas 21h30, o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, no Auditório João César Monteiro, uma sessão de cinema com o filme “Verdades Difíceis”, de Mike Leigh.
Sinopse: A vida é uma luta constante para Pansy. Atormentada por dores físicas e emocionais, a sua relação com o mundo manifesta-se através da raiva e do confronto: discute com a família, com o médico, com a rapariga da caixa do supermercado… A única pessoa que a compreende é Chantelle, a sua irmã mais nova, mãe solteira e com uma vida mais descontraída, acolhida pelo calor das filhas e das clientes do seu salão.
Este filme generoso, vindo de um mestre do drama, leva-nos às profundezas dos laços familiares, do dever, e de um dos maiores mistérios da condição humana: o facto de, mesmo após vidas marcadas pela dor e pela adversidade, continuarmos a encontrar formas de amar aqueles a quem chamamos família.
Realização: Mike Leigh
Intérpretes: Marianne Jean-Baptiste, David Webber, Michele Austin
Género: Comédia / Drama
Origem: Reino Unido, 2023
Duração: 1h37
M/12
Bilhetes é de 4€ | à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline

APRESENTAÇÃO | O LIVRO PEQUENINO
Sábado, dia 26, pelas 16h00, a Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás será palco da apresentação de “O Livro Pequenino”, da autoria de Rui Queiroz de Matos. A sessão decorre na sala infantojuvenil, com entrada livre e aberta a toda a comunidade.
No final, os participantes terão oportunidade de conversar com o autor e solicitar a sua dedicatória numa sessão de autógrafos.
“O Livro Pequenino” é uma obra delicada e poética, ideal para leitores de todas as idades. Conta a história de um livro tão pequenino que ninguém o conseguia ler. Curioso sobre o conteúdo das suas próprias páginas, parte em busca de alguém que o possa ajudar — e encontra uma jovem formiga que, como ele, também tem muito a aprender.

PIOLHOS E ATORES: TEATRO PARA O DIA DOS AVÓS
No Dia Mundial dos Avós, sábado, 26, pelas 21h30, o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz recebe a peça de teatro “Piolhos e Atores”, uma peça do Teatro do Bigode: Rios e Solano são dois atores, saltimbancos, bufões, que estão perdidos no tempo. Sempre que saem de um teatro, entram “por magia” noutro. Dão sempre de caras com o público, já sentado, à espera, a olhar. Sentem-se na obrigação de começar o espetáculo.
Consigo trazem uma velha arca de madeira, um pano remendado e alguns adereços. Ao longo da montagem, quebram todas as tradicionais barreiras entre os atores e público, contam-nos as suas loucas viagens, representam várias peças famosas, falam dos seus receios… O que é certo, é que com tanto entusiasmo a peça nunca mais começa. A peça, desvenda ao público todas as típicas confusões e dificuldades que estão escondidas nos bastidores do teatro.
“Piolhos e Atores” ou “Nhaque” do dramaturgo José Sanchis Sinisterra, é uma verdadeira prova, apenas dois atores que se desdobram em várias personagens, cantam, dançam, fazem malabarismo, entre outras “piruetas” que prendem o público até ao fim.
A produção estará a cargo da recém-formada Associação Cultural sem Fins Lucrativos figueirense “Holofote Robusto “, criada para ser a primeira promotora de Teatro Profissional no concelho da Figueira da Foz. Espetáculo no âmbito do Dia dos Avós.
Bilhetes à venda no CAE e na Ticketline.

FÉRIAS COM LIVROS EM BUARCOS
As Férias Com Livros estão de regresso a Buarcos, ao Jardim Dr. Fernando Traqueia.
Todos os dias das 10h às 24h



“DIA DE FAINA” HOMENAGEIA COMUNIDADE PISCATÓRIA NA LOTA DA FIGUEIRA DA FOZ
Até domingo, dia 27, está patente, na Lota da Figueira da Foz, a exposição “Dia de Faina: Olhares sobre a Pesca do Cerco”, uma evocação fotográfica das vidas, gestos e memórias da comunidade piscatória local. Promovida pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e pela DOCAPESCA, a mostra presta tributo às gentes do mar que têm colaborado com a SPEA, e assume um especial significado este ano, ao homenagear a tripulação e as famílias da embarcação Virgem Dolorosa, tragicamente desaparecida em 2024.
A exposição reúne imagens que captam a intensidade, a beleza e a dureza do quotidiano da pesca do cerco, uma atividade profundamente enraizada na identidade costeira portuguesa. Trata-se de um convite à reflexão sobre o valor humano, ambiental e cultural da pesca artesanal, num espaço simbólico – a própria lota – onde o mar encontra a terra.

ROMARIA DE SÃO TOMÉ EM FERREIRA-A-NOVA REGRESSA COM QUATRO DIAS DE FÉ, TRADIÇÃO E FESTA POPULAR
Até domingo, dia 27, a freguesia de Ferreira-a-Nova, no concelho da Figueira da Foz, volta a ser palco de uma das maiores e mais antigas romarias da região Centro: a Romaria de São Tomé, cuja origem remonta ao século XIII.
Com entrada livre, a edição deste ano propõe quatro dias de celebração religiosa, espetáculos populares, desfiles etnográficos, garraiadas e animação musical até de madrugada. No Dia de São Tomé, 25 de julho, destaque para a Missas em louvor ao santo padroeiro, a Feira do Ano, a monumental garraiada e o desfile de carros alegóricos e trajes tradicionais, num ambiente que conjuga devoção, identidade rural e alegria comunitária.
Para além da componente musical, a Bênção do Gado e a Bênção dos Cavalos, são momentos de grande simbolismo agrícola e religioso, que continuam a atrair visitantes de toda a região. No domingo, dia 27, a receção das cavalhadas e a animação com o Conjunto Típico Santo André marcam o encerramento da festa, num ambiente de tradição partilhada e profunda ligação ao território rural do Baixo Mondego.
Programa completo no cartaz.

SUGESTÃO MEETFIGUEIRA
Sexta-feira, dia 25, a partir das 17h30, no Boa Onda, na Praia do Cabedelo, há Sunset Party! Depois da praia, aproveite e desfrute do roof top com boa música, boa companhia e uma bela paisagem!

E AINDA…
- SERENATAS DO MONDEGO: 30 julho – Praça Nova: Tributo a Augusto Hilário com o grupo TriumViriato
- CASINO FIGUEIRA:
Festival das Francesinhas
Popcorn Show
Se tem conhecimento de algum evento/atividade, envie-nos a informação para geral@meetfigueira.com ou pelo WhatsApp 914 179 600. Obrigado pela sua colaboração em divulgar os eventos do nosso concelho!
BOM FIM DE SEMANA!