Viver a Figueira 12 meses por ano

O QUE FAZER NA FIGUEIRA DA FOZ de 18 a 20 de julho

ESTE FIM DE SEMANA VAMOS FAZER UMA LIMPEZA DE PRAIA
Sábado, dia 19, pelas 9h30, reúna a família e amigos e participe na ação de limpeza da Praia da Cova Gala.
Numa ação inserida na Viagem Pelo Clima, esta limpeza conta com o apoio de várias associações locais de bodyboard e surf, como a Associação de Bodyboard Foz do Mondego, a Dude Surf School, Surfing Figueira e a Associação de Desenvolvimento+Surf. Haverá ainda, antes do arranque da limpeza, uma breve introdução pelo Município da Figueira da Foz e pelo MAREFOZ, que irão falar sobre a importância dos sistemas dunares para, em conjunto, refletir sobre o papel de cada um de nós na proteção destes ecossistemas.

Inscrição aqui:  
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf9QA7Wx3zbvGumIG2KXXFGlVMaIPO91hr3stIOmDcfJ_rxPA/viewform

Neste mesmo dia, mas no Jardim Municipal da Figueira da Foz, pelas 16h30, participe numa ação onde será abordada a importância da economia circular. Será uma tarde com atividades, partilhas e inspiração, tudo ao ar livre, com a presença de várias associações e projetos ligados à sustentabilidade.

Estas ações inserem-se na 3.ª edição da Viagem pelo Clima, uma iniciativa em que o Município da Figueira da Foz é parceiro, através da Get2C, reforçando assim o compromisso com a educação ambiental, a ação climática participativa e a promoção de um modelo de desenvolvimento sustentável baseado na cooperação intermunicipal.

Mais informações aqui: www.viagempeloclima.pt

HÁ CINEMA AO AR LIVRE EM QUIAIOS | O PÁTIO DAS CANTIGAS
Sexta-feira, dia 18, pelas 21h30, o clássico filme português “O Pátio das Cantigas” tem exibição marcada no recinto descoberto da Associação De Desenvolvimento Murtinheira. A entrada é gratuita!

A coletividade garante cadeiras para todos, mas aconselha os espetadores a levarem uma mantinha para maior conforto. Faça já a sua reserva e garanta o seu lugar!

Antes, a partir das 20h00, pode saborear uma deliciosa sopa da pedra e umas irresistíveis bifanas. Uma organização da Associação de Desenvolvimento da Murtinheira.

CINEMA CAE | MAINE OCÉAN DE JACQUES ROZIER
Sexta-feira, dia 18, pelas 21h30, o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, no Auditório João César Monteiro, uma sessão de cinema com o filme “Maine Océan”, de Jacques Rozier.

Sinopse:  Dejanira, uma bailarina brasileira, apanha o comboio “Maine-Océan” na estação de Montparnasse. Não tendo validado o seu bilhete, é confrontada por dois revisores inflexíveis e socorrida por uma advogada parisiense, que lhe serve de intérprete e de quem se torna amiga. Uma espécie de Torre de Babel cómica, o filme desenrola-se em torno das falhas de comunicação entre personagens de diferentes nacionalidades, classes e posições sociais, enfatizando o carácter absurdo e a arbitrariedade inerente a tais separações. Filme com o Prémio Jean Vigo de 1986. Direção de fotografia de Acácio de Almeida.

Este filme é exibido no âmbito da primeira parte do programa “Os Génios Esquecidos do Cinema Francês”, dedicado à obra de Jacques Rozier, organizado pela Leopardo Filmes. Jacques Rozier é autor de uma das obras mais singulares, mais livres e geniais do cinema francês. O jornal Le Monde colocou “Maine Océan” na lista dos 50 melhores filmes franceses de sempre.
Realização: Jacques Rozier
Intérpretes: Luis Rego, Abdel Kedadouche, Rosa-Maria Gomes
Género: Comédia
Origem: França, 1986
Duração: 2h10
M/12 | Cópia Digital Restaurada
Bilhetes 4€ |À venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

WORKSHOP DE BANDA DESENHADA E ILUSTRAÇÃO COM A ILUSTRADORA ANA BISCAIA
Sábado, dia 19, das 10h30 às 12h30, o Quartel da Imagem recebe o Workshop de Banda Desenhada e Ilustração, orientado pela ilustradora figueirense Ana Biscaia. O “Verão” é o tema a explorar neste workshop dirigido a crianças a partir dos 6 anos. 
Inscrição obrigatória para arqfoto@cm-figfoz.pt
Vagas limitadas a 15 participantes
Uma iniciativa da FLAGRANTETÍTULO e do Arquivo Fotográfico Municipal.

APRESENTAÇÃO LIVRO | A CONFISSÃO DA DEFUNTA
Sábado, dia 19, pelas 18h00, a Livraria do Largo é palco da apresentação do livro A CONFISSÃO DA DEFUNTA, da autoria de Gabriela Relvas, editado pela Minotauro. A apresentação conta com a presença da autora.

Sinopse: «Eis-me aqui. Suspensa. Não há chão nem céu ou telhado, e não faço ideia porque não tombo. Tenho no meu corpo as mesmas roupas que vesti naquele dia trágico, mas não cheiro a nada. Há em mim apenas uma sensação de existência, como nos sonhos. Aqui não há nada além da mestre de cerimónias Ofélia, uma anã gorda e pespineta de cabelo grisalho, e uma porta míngua de madeira escura.
Morri.
Tenho um portátil amarelo.
Ainda não vos tinha dito, pois não? Para a frente com a película autobiográfica!
Eu gostava da minha vida com o Duarte no Grande Hotel Lindo de Paris. Sim. Sim. Sim.
Mas morri. Oh!, já morri. Aceita, Regina. Aceita esta casa da tua morte. Aceita o teu portátil amarelo.
Através de um enredo não-linear e psicológico, saltamos do Purgatório para a Terra e da Terra para o Purgatório.
Neste pingue-pongue acompanhamos Regime e ficamos a conhecer todas as personagens que contribuíram direta ou indiretamente para a sua morte. Ou devemos dizer vida?
Fica do seu lado a decisão.»

FÉRIAS COM LIVROS | JOÃO TORDO E GUIDA CÂNDIDO
Sábado, dia 19, pelas 21h30, o escritor João Tordo vai estar nas Férias com Livros, em Buarcos, para uma conversa com Nuno Camarneiro.
No domingo, dia 20, à mesma hora, a escritora Guida Cândido vai estar nas Férias Com Livros, para uma conversa e sessão de autógrafos.

ROMARIA EM HONRA DE SANTA EULÁLIA ASSINALA TRADIÇÃO NO MONTE DE ST. OLAIA
Sábado, dia 19, pelas 15h30, o Monte de Santa Olaia será novamente palco de uma das mais antigas e simbólicas manifestações de devoção popular da região: a Romaria em Honra de Santa Eulália. O programa integra missa campal, visita às ruínas arqueológicas com enquadramento histórico, e momentos culturais protagonizados pela Banda Filarmónica Santanense e pelo Rancho Folclórico Rosas de Maio. Segue-se um lanche-convívio aberto a todos os participantes.

Esta iniciativa, que alia espiritualidade, memória histórica e convívio comunitário, mantém viva a ligação da população ao Monte de Santa Olaia — local de culto ancestral e importante sítio arqueológico do concelho da Figueira da Foz.
A organização convida toda a comunidade a participar nesta jornada de fé, tradição e identidade local.

TRIBUTO SOLIDÁRIO EM PROL DA DRAC: BENEFIT TRIBUTE FEST ANIMA A MORRACEIRA
Domingo, dia 20, a partir das 15h00, a Ilha da Morraceira, na Figueira da Foz, recebe o Benefit Tribute Fest, evento solidário promovido pela associação cultural Direito de Resposta (DRAC), cujos lucros revertem integralmente para o fundo de apoio à própria associação, ainda com sede num armazém reconvertido em sala de espetáculos e bar na zona dos estaleiros navais.

Com abertura de portas marcada para as 15h00, o festival decorre no pátio exterior da DRAC e assume o formato de matiné e prolonga-se até às 21h30, com um cartaz composto por cinco bandas de tributo a nomes icónicos do rock e do metal alternativo. O alinhamento inclui:
The White Pony – Tributo a Deftones (16h00)
Decoded – Tributo a Paramore (17h00)
Mobscene – Tributo a Marilyn Manson (18h00)
Green Play – Tributo a Green Day (19h00)
Abaixo Cu Sistema – Tributo a System of a Down (20h00)

O evento conta ainda com zona de tatuagens, merchandising, e oferta variada de comida e bebida, criando um ambiente de convívio e celebração que alia música, cultura e solidariedade.

A organização apela à presença da comunidade figueirense e de todos os amigos da DRAC, lembrando que “algumas das tuas e nossas bandas preferidas de tributo ofereceram-se para ajudar”, numa altura em que a associação atravessa dificuldades e precisa de apoio.

Bilhetes disponíveis em www.drac.pt.

DANÇAS DO MUNDO: FIGUEIRA RECEBE DELEGAÇÕES DE 7 PAÍSES NO 49.º FESTIMAIORCA
Até dia 24 de julho, o concelho da Figueira da Foz volta a ser palco de um dos mais antigos e prestigiados festivais internacionais de folclore do país: o Festimaiorca, que este ano celebra a 49.ª edição, sempre sob o lema “A dança que nos une”:
Sábado, dia 19, 22h00 | Terreiro do Paço, Maiorca
Programa completo no cartaz. Entrada Livre

«SERENATAS DO MONDEGO» REGRESSAM COM TRIBUTOS A CARLOS PAREDES, AUGUSTO HILÁRIO E ZECA AFONSO
Até 14 de agosto, a Sociedade Filarmónica Dez de Agosto volta a encher de música as noites de verão figueirenses com mais uma edição das já emblemáticas «Serenatas do Mondego». Sempre às 21h30 e com entrada livre, os concertos decorrem em diferentes praças da cidade, celebrando o fado de Coimbra, o fado de Lisboa e a canção coimbrã:

23 julho – Praça Velha: Sara Travassos e Cláudio Dias (“O Fado no Baixo Mondego”)

E AINDA…

Se tem conhecimento de algum evento/atividade, envie-nos a informação para geral@meetfigueira.com ou pelo WhatsApp 914 179 600. Obrigado pela sua colaboração em divulgar os eventos do nosso concelho!

BOM FIM DE SEMANA!