OBRAS DE JOAN MIRÓ, PABLO PICASSO, SALVADOR DALÍ NO PALÁCIO SOTTO MAIOR
Os grandes nomes que notabilizaram a beleza e o valor da pintura dos séculos XX e XXI estão, através das suas telas e do seu talento, no Palácio Sotto Maior. São quase uma centena de obras, entre as quais, de Joan Miró, Pablo Picasso, salvador Dali, Paula Rego, entre outros.
No Multicenter do Palácio Sotto Maior podem-se apreciar os traços eternos e reconhecidos dos espanhóis Joan Miró (1893-1983) e Pablo Picasso (1881-1973) que se alinham no desfilar de tantos quadros.
Neste épico e singular encontro de “Grandes Mestres no Palácio”, onde encontramos o figurativo e o abstrato, estará ainda, de forma inequívoca, o talento imortal da luso-britânica Paula Rego (1935-2022) e da também portuguesa (embora naturalizada francesa) Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992). Estes e muitos outros artistas do supremo talento pictórico marcam esta exposição de características únicas.
Neste encontro de estilos e cores, estão também seis obras de outro espanhol de mérito, Salvador Dalí (1904-1989).
Horário:
De terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 19h
Entrada:
Adultos: 5€
Menores de 12 anos (inclusive): Entrada Livre Bilhetes à venda no local e na BOL

CINEMA CAE | A TERRA TREME
Sexta-feira, dia 1, pelas 21h30, o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, no Auditório João César Monteiro, uma sessão de cinema com o filme “A Terra Treme”, de Luchino Visconti, no âmbito do ciclo “Os Anos de Ouro do Cinema Italiano”.
Sinopse: Filmado na aldeia de Aci Trezza, na costa leste da Sicília, com não-atores, “A Terra Treme” conta a história da família Valastro. Pescadores há gerações, dependem agora dos pagamentos miseráveis de comerciantes grossistas. Liderada por Ntoni, o filho mais velho, a família tenta escapar à sua condição marcada pela pobreza e exploração ao comprar um barco.
Adaptação livre do romance “I Malavoglia”, de Giovanni Verga, “A Terra Treme” é uma das obras maiores de Luchino Visconti e do neorrealismo italiano, o encontro entre um olhar majestoso e a realidade inexorável.
Este é o primeiro filme no âmbito do ciclo “Os Anos de Ouro do Cinema Italiano” que o CAE, em parceria com a Leopardo Filmes, apresenta nos meses de agosto e setembro.
Realização: Luchino Visconti
Intérpretes: Antonio Arcidiacono, Giuseppe Arcidiacono, Venera Bonaccorso
Género: Drama
Origem: Itália, 1948
Duração: 2h40
M/12 | Cópia Digital Restaurada3
Bilhetes 4€ | à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

OBRAS DE LARANJEIRA SANTOS EM EXPOSIÇÃO
O Núcleo de Arte Contemporânea Laranjeira Santos (NACLS), instalado no Castelo Engenheiro Silva, na Esplanada Silva Guimarães, tem patente uma nova abordagem expositiva que vem revelar a obra escultórica de Laranjeira Santos menos conhecida. O espaço, com entrada gratuita pode ser visitado, de hora a hora entre as 14h00 e as 17h00.
A nova mostra “Vertigem do Abstrato” é a primeira de uma sequência de cinco exposições retrospetivas sobre aspetos particulares da obra de Laranjeira Santos, que se prolongará por 2026.
Mais informação aqui: https://meetfigueira.com/agenda/obras-de-laranjeira-santos-em-exposicao/

EM CASA D’ AMÁLIA GRAVADO NA FIGUEIRA DA FOZ
Sábado, dia 2, pelas 22h00, o Páteo de Santo António vai ser palco da gravação do programa da RTP “Em Casa d’ Amália”.
“Em Casa d´Amália” é um programa transmitido pela RTP, inspirado nas célebres noites em que Amália Rodrigues recebia, em sua casa, poetas, cantores, pintores, músicos e atores para tertúlias infindáveis. “Em Casa d´Amália”é uma importante referência no panorama audiovisual e musical em língua portuguesa, tendo sido galardoado, pela SPA, como o melhor programa de Entretenimento em 2024.
Com apresentação de José Gonçalez, este programa na Figueira da Foz terá como convidados Kátia Guerreiro, Diana Vilarinho e Hélder Moutinho.
Entrada é livre.

HÁ SAMBA NAS MURALHAS
Sábado, dia 2, pelas 17h00, Buarcos recebe a 2.ª edição do Samba nas Muralha, junto ao restaurante Dominó, num evento onde haverá uma roda de samba com o verdadeiro samba de raiz do Rio de Janeiro.
Evento gratuito.

FÉRIAS COM LIVROS EM BUARCOS
Jardim Dr. Fernando Traqueia | Todos os dias das 10h às 24h



EXPOSIÇÕES NO CAE
DEPOIS DA FLOR de CALEIAZUL: “Depois da Flor” é uma exposição que se desdobra sobre dois momentos do percurso artístico do jovem Tomás Caleia Azul (Caleiazul):
A ilustração completa da obra “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago – projeto final desenvolvido no curso de Artes Visuais – Escola Secundária Joaquim de Carvalho (2022); e trabalhos presentes em Diários Gráficos realizados ao longo dos dois anos seguintes no curso de Artes Plásticas, Pintura – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Sala de Ilustração | até 28 de setembro | Entrada livre
CRIATIVIDADE ESQUECIDA: A exposição de desenho “Criatividade Esquecida” reúne, na Sala 3, 50 obras de ALS espalhadas num período de 10 anos de atividade. A mostra propõe uma reflexão sobre a perda da liberdade imaginativa ao longo da vida, convocando o espetador a resgatar a sua própria “criatividade esquecida”.
Sala 3 |até 28 de setembro | Entrada livre
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA – CONFLUÊNCIAS CRIATIVAS: A Sala Zé Penicheiro, acolhe três exposições distintas que refletem a riqueza da criação artística contemporânea, fruto da colaboração entre a Magenta – Associação dos Artistas pela Arte e outras Associações parceiras.



TORNEIRA VOLTA A CELEBRAR A NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM COM TRÊS DIAS DE FESTA
Até dia 3, domingo, o lugar da Torneira, no Serrião Alto (freguesia de Paião), volta a celebrar a tradicional Festa em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem. O programa inclui arraiais, música popular, gastronomia, procissões e outros momentos de convívio comunitário.
A iniciativa tem o apoio do Município da Figueira da Foz e da Junta de Freguesia de Paião, com a colaboração da comunidade.
Programa completo no cartaz.

ORQUESTRA NACIONAL DE JOVENS COM THE QUEEN SYMPONHY NA FIGUEIRA DA FOZ
Domingo, dia 3, pelas 18h00, : The Queen Symphony, do maestro Tolga Kashif, é uma obra musical extraordinária que homenageia o legado da lendária banda Queen de forma magistral. Lançada em 2002, esta composição inovadora combina alguns dos maiores sucessos dos Queen, como “Bohemian Rhapsody”, “We Will Rock You”, “Another One Bites the Dust” e “We Are the Champions”, com a grandiosidade da música clássica, criando uma verdadeira obra-prima que emociona e surpreende os públicos de todo o mundo.
Muito mais do que uma simples homenagem, a The Queen Symphony é uma das maiores bandas de todos os tempos.
The Queen Symphony | Portugal Tour 2025
Orquestra Nacional de Jovens Sinfónica- Raquel Santos: Violino | João Ferreira: Violoncelo | Maja Haim: Piano | Coro Municipal Marquês de Pombal | Coral David de Sousa – Figueira da Foz | Orfeão de Ermesinde | Grupo Coral Iriscorus | Cristiano Silva, Maestro
Bilhetes à venda no CAE e na Ticketline

SANTANA EM FESTA COM CELEBRAÇÕES EM HONRA DA PADROEIRA
Até dia 3, Santana volta a celebrar as tradicionais Festas em Honra de Santa Ana. O programa inclui música popular, tasquinhas, atuações de grupos de folclore e gaitas-de-foles, concertos, com destaque para Maria Leal na noite de sábado, e momentos religiosos que marcam a identidade local.

E AINDA…..
SERENATAS DO MONDEGO – 6 agosto – Praça Nova: Tributo a Zeca Afonso com Rui Pato e António Ataíde
BANDAS AO CORETO (Jardim Municipal da Figueira da Foz): 02 agosto – Sociedade Musical Recreativa do Alqueidão
Se tem conhecimento de algum evento/atividade, envie-nos a informação para geral@meetfigueira.com ou pelo WhatsApp 914 179 600. Obrigado pela sua colaboração em divulgar os eventos do nosso concelho!
Bom Fim de Semana!