Viver a Figueira 12 meses por ano

Figueira da Foz volta a receber a festa mundial do Rugby de Praia

1 gostos

O Figueira Beach Rugby está regresso à Praia de Buarcos capital do rugby de praia

Aí temos de novo, na bela Praia de Buarcos, um dos maiores eventos mundiais de Beach Rugby. Este fim de semana cerca de mil atletas de todas as idades e de 11 países encontram-se para uma emocionante jornada desportiva marcada pelo fair-play, mas sobretudo para um megaconvívio multicultural que animará certamente toda a cidade. O MeetFigueira, mais uma vez, será “media partner” do evento, conheça aqui todos os pormenores sobre a 14ª edição do Foz Plaza Figueira Beach Rugby International.

O Figueira Beach Rugby foi lançado em 2010, esclarece a Doctor Sport, entidade organizadora, «com o objectivo de se posicionar no Top 3 dos Torneios Europeus, o Figueira Beach Rugby é hoje o maior e mais prestigiado evento de Beach Rugby Europeu. Desde o seu início o evento tem conhecido uma evolução sustentada, não só na sua vertente desportiva, bem como social, estando na génese do ressurgimento do Beach Rugby a nível nacional e no lançamento da modalidade em países como a Austrália».

Este ano o torneio conta com a presença de 60 equipas (40 Masculinas e 20 Femininas), num total de 950 atletas provenientes de 11 Países (Portugal, Alemanha Bélgica, Holanda, França, Espanha, Itália, Inglaterra, Irlanda, Escócia e Estados Unidos).

A organização do 14º Foz Plaza Figueira Beach Rugby, afirma Rui Loureiro, «acredita que esta será uma edição especial e que lançará as bases para a celebração dos 15 anos de evento que ocorrerá em 2025. Em 2024 temos a motivação extra de ver o evento crescer, batendo o recorde de equipas registado em 2015». Para esta edição, o responsável está confiante na mobilização de público e participantes diretos ou indiretos, incluindo o muito staff necessário, que mantém “a máquina” oleada. «Esperamos uma verdadeira enchente no areal de Buarcos com mais de 900 participantes diretos e cerca de um milhar de espectadores em permanência no recinto. No sábado temos 135 jogos non stop entre as 10h e as 19h o que representa um enorme desafio para a organização».

O Figueira Beach Rugby, sublinha, «é um evento que apela à presença de todos, uma vez que é muito mais do que um evento desportivo. Durante os 2 dias de evento, quem nos visitar terá a oportunidade de assistir a um grande espectáculo desportivo bem como a atuação de Bandas, Djs e Escolas de Samba que emprestarão um colorido muito especial ao evento».

Campanha Cada Ensaio Conta

Como habitual a organização atribuirá um valor a cada ensaio marcado durante o evento, sendo que no final esse valor reverterá a favor dos Escuteiros Marítimos da Figueira da Foz que
auxiliarão a organização na implementação da campanha.

Curiosidades do Figueira Beach Rugby

– A Associação Académica de Coimbra e a Agrária de Coimbra são os únicos clubes totalistas da competição;

– O Torneio foi fundador da Associação Europeia de Rugby de Praia com sede em Marselha;

– A mais prestigiada publicação de rugby mundial a Rugby World dedicou-lhe em 2016 um reportagem de 4 páginas na edição de Agosto desse ano;

– Na edição de 2024, 60 % da equipas são internacionais;

– Em 2018 a organização do Figueira Beach Rugby, foi convidada a viajar à Austrália para um trabalho de consultoria no lançamento da modalidade naquele País, através do lançamento do evento Australia Beach Rugby 5s.

– Várias equipas Internacionais como os Magnets (Bélgica), Disco Disco (Alemanha), Gent Ladies (Bélgica), Les Minutos (França) participam há pelo menos 7 anos consecutivos no evento;

– O Beach Rugby é versão mais curta e rápida da modalidade, jogada apenas com 5 atletas de cada lado em duas partes de 5 minutos.

– As regras são bastante simples o que permite que o público rapidamente perceba e se apaixone pelo jogo


Conheça o calendário e tudo sobre o torneio aqui: Foz Plaza Figueira Beach Rugby International

1 gostos

AUTOR

QUERO

×