Viver a Figueira 12 meses por ano

Festival do Chouriço de Quiaios regressa para celebrar a cultura e os sabores locais

O Festival do Chouriço Tradicional de Quiaios é já um evento de referência na promoção da cultura e gastronomia locais e regressa à vila entre os dias 22 e 25 de agosto. O certame, que valoriza um dos produtos endógenos mais icónicos da região, o Chouriço de Quiaios, promete atrair visitantes e moradores para uma celebração marcada pela tradição e pelo convívio comunitário. Este evento, segundo nota a Junta de Freguesia, afirma-se assim «como ponto de encontro de uma comunidade que se orgulha das suas raízes e que cultiva a arte de bem receber».

Nas tasquinhas, dinamizadas pelas coletividades locais, os visitantes poderão saborear o emblemático enchido de diversas formas, resgatando memórias e sabores que evocam a tradição, mas também explorando novas leituras gastronómicas. O festival, de resto, abrirá com uma mesa-redonda sob o tema “Afinal, quem é que come o chouriço?”, que terá como convidado principal Óscar Cabral, chef, consultor gastronómico e investigador em patrimónios alimentares e onde se discutirão as tendências atuais de consumo.

Além da gastronomia, o evento oferece uma ampla programação cultural e de entretenimento. Depois de Herman José, no ano passado, Beatriz Gosta, «uma das principais vozes da nova geração de humoristas», será desta feita a cabeça de cartaz no sábado, dia 24, assegurando um espetáculo focado na boa disposição e na irreverência. A animação estende-se ainda a toda a família, com atividades para crianças e acesso gratuito ao Clube Xori, um serviço de babysitting que permitirá aos pais desfrutar plenamente da festa.

Organizado pela Junta de Freguesia de Quiaios, com o apoio do Município da Figueira da Foz, o festival consolida-se como um ponto de encontro anual onde a comunidade se reúne em torno das suas raízes, num ambiente de celebração e partilha. “Vais prová-lo e chorar por mais!” é o lema que desafia os visitantes a não perderem esta experiência única.