A Casa dos Cogumelos é há décadas um dos marcos da paisagem no Cabo Mondego. Quem passe pela nova estrada do “enforca cães”, já na Murtinheira mas ainda na serra, não pode deixar de admirar este pequeno empreendimento, “pendurado” na encosta escarpada, relativamente isolado e oferecendo uma panorâmica única do oceano e da costa norte do concelho da Figueira da Foz. Cinco anos depois de encerrado para obras, voltou este mês a “renascer”, agora como alojamento de apontamentos luxuosos e como «um dos melhores Retiros Exclusivos de Praia de Portugal».
O MeetFigueira está sempre ao lado de novos projetos turísticos no concelho e não pode deixar de felicitar os proprietários pelo investimento na reabilitação deste “ex libris” e de desejar os maiores sucessos ao empreendimento!
O novo projeto compreende duas unidades de férias, casas redondas e de telhado cónico, inspiradas nas palhotas da Guiné Bissau, mas que ao longe também parecem cogumelos: seis cogumelos, alguns interligados, num cenário de natureza abundante e vistas generosas para o melhor por de sol do mundo. A casa principal acomoda uma família grande, até 6 pessoas (590€/noite) e a “cottage” é o spot ideal para casais, embora consiga acomodar até 5 pessoas (290€/noite). Tem acesso privado à praia selvagem ao fundo da encosta e fácil e rápido acesso à Praia da Murtinheira, bandeira azul com excelentes bares e escolas de surf.
A Casa dos Cogumelos foi construída na década de sessenta, como casa de férias da família proprietária. Além das muitas histórias familiares que se refletem nos detalhes decorativos, o pequeno complexo guarda também memórias ilustres, como ter sido cenário da longa metragem “Ardente Paciência”, filme do escritor chileno Antonio Skármeta (1983) sobre o Prémio Nobel da Literatura, Pablo Neruda, com filmagens pelo Cabo Mondego, Murtinheira e Quiaios (e que pode ver aqui) e que inspirou a versão mais famosa (O Carteiro de Pablo Neruda) de Michael Redford.
Link: Casa dos Cogumelos – The Most Exclusive Ocean Retreat


