A Figueira da Foz celebra, entre 27 de março e 23 de maio de 2025, a XLVII edição das Jornadas de Teatro Amador, evento organizado pelo Lions Clube da Figueira da Foz em parceria com a Câmara Municipal. Este ano, o evento contará com a participação de oito grupos cénicos amadores provenientes de associações, coletividades e estabelecimentos de ensino do concelho, além de um grupo profissional de fora do concelho. Juntos, irão apresentar nove peças de teatro em diversos espaços das freguesias do município.
A Sessão de Abertura, marcada para o Dia Mundial do Teatro (27 de março), terá lugar no Centro de Artes e Espectáculos, e será antecedida pela apresentação da peça Menopausa, encenada por Jarbas Homem de Mello, com a atriz Cláudia Raia. Já a Sessão de Encerramento, a 23 de maio, também no CAE, contará com a apresentação de Cheque Mate, peça encenada por Carlos Artur Thiré, com um elenco de luxo composto por Marcos Caruso, José Raposo, Carla Andrino, Rui Unas, Sara Barradas e Ivo Lucas.
Fernanda Paula Pinheiro, Presidente do Lions Clube da Figueira da Foz, sublinha o caráter transformador das Jornadas: “Mais do que um acontecimento de caráter artístico, as Jornadas tornam-se um espaço de reflexão, partilha de emoções e fortalecimento dos laços de amizade e solidariedade. A arte surge aqui como um veículo de inclusão e de transformação social, refletindo os princípios e valores que o Lions Clube da Figueira da Foz preconiza”, afirma. A dirigente acrescenta que “a realização da XLVII edição das Jornadas é sustentada pela certeza de que a cultura é um pilar essencial para o desenvolvimento da comunidade e para a construção de uma sociedade intelectualmente mais saudável e coesa. A colaboração entre os diversos grupos teatrais, o esforço de todos para melhorarem a qualidade das obras apresentadas, e o envolvimento ativo da comunidade, têm sido a base sólida que escora o sucesso das Jornadas e incentiva a sua realização.”

Já para a vereadora Olga Brás do Município figueirense, o evento é muito mais do que uma simples mostra de teatro: “As Jornadas de Teatro do Lions Clube são um manifesto vivo de que o teatro, mesmo amador, é feito de uma grandeza que transcende o ordinário. Há 47 edições, estas jornadas representam a paixão, o talento e o compromisso com a arte e com a comunidade.”. Segundo a autarca, “estas jornadas têm sido um ponto de encontro para a criatividade e para a vivência da arte em todas as suas dimensões. Como William Shakespeare nos ensinou, ‘todo o mundo é um palco’, e é aqui, neste palco, que se escrevem as histórias da vida e da sociedade.”
A edição de 2025 das Jornadas de Teatro Amador da Figueira da Foz pretende ser, assim, não só uma celebração do teatro amador, mas também um espaço de união, reflexão e expressão cultural, reafirmando o seu papel de destaque no calendário cultural da cidade e da região. Como destaca Olga Brás, o teatro amador da Figueira da Foz não é apenas um reflexo das comunidades, mas também um espelho do coração humano, revelando verdades universais e eternas.
Programa
27 Março: Centro de Artes e Espectáculos – Figueira da Foz
21h15 – Sessão Solene de Abertura das Jornadas
21h30 – Menopausa com Cláudia Raia
29 Março: Sociedade Filarmónica 10 de Agosto – Figueira da Foz
21h30 – “Sem Saida”
Grupo Cénico As Personagens
05 de Abril: Grupo instrução União Caceirense – Caceira
21h30 – “A Nova Barbearia” com o Grupo Cénico da Sociedade Boa União Alhadense
02 de Maio: Sociedade de instrução Tavaredense – Tavarede
21h30-“A Forja com o Grupo Cénico da Sociedade de Instrução Tavaredense
03 de Maio: Grupo Musical Carritense-Figueira da Foz
21h30- “Leandro, o Rei da Helia” (Adaptação) Mulheres de Gil Vicente
09 de Maio: Grupo Caras Direitas – Buarcos
21h30 – “1. Episódio: Sonho de uma noite de Verão” Teatro Escola de Artes do CAE
10 de Maio: Sociedade de instrução Tavaredense – Tavarede
21h30 – “O Poço do Bispo” com o Grupo Cénico do Caras Direitas
10 de Maio: Sociedade Boa União Alhadense
21h30- “Conheces a Mary Poppins?” pelo Grupo Cénico Instrução União Caceirense/Irina Lopes Musicais
11 de Maio: Grupo Caras Direitas
16h30 – “Sem Titulo” pelo AVA – Grupo de Teatro
16 de Maio: Auditório Madalena Biscaia Perdigão – Figueira da Foz
21h30 – “Com a mão doce e firme” pelo Pateo das Galinhas
17 de Maio: Clube União Brenhense – Brenha
21h30 – “Terra Firme” com o Grupo Cénico do Grupo Musical Carritense
23 de Maio: Centro de Artes e Espetáculos – Figueira da Foz
Sessão de Enceramento das Jomadas
21h30 -“Cheque Mate” com Marcos Caruso, José Raposo, Carla Andrino, Ruï Unas, Sara Barradas e Ivo Lucas