A Bruaá e o Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz convidam-vos a visitar a exposição de ilustração 𝐝𝐞 𝐒𝐮𝐬𝐚 𝐌𝐨𝐧𝐭𝐞𝐢𝐫𝐨, que estará patente de 𝟐𝟕 𝐝𝐞 𝐬𝐞𝐭𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨 𝐚 𝟐𝟒 𝐝𝐞 𝐧𝐨𝐯𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝟐𝟎𝟐𝟒.
Susa Monteiro vive em Beja, cidade onde nasceu. Estudou Realização Plástica do Espetáculo na Escola Superior de Teatro e Cinema e Cinema de Animação no CITEN.
É responsável pela linha gráfica e coorganizadora do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja e da Bedeteca de Beja desde a sua inauguração em 2005. Ilustrou livros e capas para diversas editoras como a Pato Lógico, Bertrand, Asa, Verbo, Porto Editora, Leya, Bruaá, Oficina do Livro, Kalandraka, etc. Ilustrou cartazes e panfletos para várias instituições e projetos (Casa da Música, Palavras Andarilhas, Almarte – Festival de Artes na Rua, La Guarimba International Film Festival, Festival du Court Métrage de Clermont-Ferrand, Dia Mundial do Livro, Museu do Aljube e da Resistência, etc.). Ilustrou capas e livros para editoras espanholas, brasileiras e francesas.
O seu livro “Sonho” (Pato Lógico, 2018) foi publicado no Brasil e Itália e premiado com uma menção honrosa no Prémio Nacional de Ilustração. Desde 2004 que ilustra regularmente para a imprensa, tendo ilustrações publicadas no Jornal Expresso, Jornal Público, Revista Visão, etc.
Fez a conceção gráfica e direção artística de algumas cenas para o filme de animação Nayola, de José Miguel Ribeiro. Criou recentemente a moeda comemorativa “Unicórnio” inserida na coleção sobre criaturas mitológicas, para a Imprensa Nacional Casa da Moeda. Tem exposto frequentemente em festivais de Banda Desenhada e galerias, individual e coletivamente, por todo o país e estrangeiro.