De 8 de março a 13 de abril, o Mosteiro de Santa Maria de Seiça recebe a exposição «Os Frutos da Liberdade», mostra de 30 gravuras da consagrada artista portuguesa Maria Helena Vieira da Silva, que convida à reflexão sobre os valores essenciais da liberdade e da democracia. Integrada ainda nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a exposição pretende sensibilizar o público para a importância do pluralismo, da diversidade e da expressão artística enquanto veículo de resistência e transformação social.
As obras traduzem a visão de Vieira da Silva sobre um período marcado pela repressão e pela ausência de direitos fundamentais, permitindo um diálogo entre a memória do passado e as conquistas da democracia. Como realça nota do Município, «a exposição reflete sobre a importância da liberdade, retratando a visão da artista sobre um período em que a liberdade era limitada, uma realidade distante para as novas gerações, mas profundamente vivida por aqueles que presenciaram tempos de repressão.».
Além do seu valor artístico e histórico, «Os Frutos da Liberdade» assume também um papel educativo, integrando-se nos programas escolares e promovendo o debate sobre cidadania, cultura e identidade. Com visitas disponíveis de quarta a domingo, entre as 14h00 e as 18h00, a exposição está aberta ao público em geral, sendo possível agendar visitas fora deste horário através do e-mail mosteiro.seica@cm-figfoz.pt. No dia da inaguração a entrada é grátis, passando depois a custar os 3€ habituais de entrada neste Monumento Nacional.