Viver a Figueira 12 meses por ano

Lançamento do Tesouro da Rainha. Descobrir a Figueira da Foz num jogo

Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz
Junho 1, 2024
- Junho 1, 2024

O jogo digital O Tesouro da Rainha, produzido pelos alunos do centro Code.Up e que pretende ir à descoberta dos patrimónios culturais e naturais do concelho da Figueira da Foz, vai ser lançado, num evento mais vasto, no CAE, dedicado ao gaming enquanto fator de desenvolvimento local, no contexto das chamadas industrias culturais e criativas. Conheça melhor este projeto que junta o gaming ao turismo, que já foi aqui apresentado no MeetFigueira.

De acordo com António Durão, proprietário da Code.Up e mentor deste projeto, «com 54 níveis desafiantes, “O Tesouro da Rainha” não é apenas um jogo, mas um portal para a descoberta dos monumentos, pontos de interesse e histórias singulares do nosso concelho. Os jogadores terão oportunidade de explorar digitalmente a região, resolvendo enigmas, recolhendo itens, passando por labirintos e respondendo a perguntas que irão desvendar alguns segredos e curiosidades locais».

Este projeto, segundo o empreendedor, «não só realça o potencial criativo dos nossos jovens, mas também servirá como uma ferramenta inovadora de marketing territorial. Em colaboração com prestigiados hotéis e restaurantes locais, o jogo tem algumas recompensas reais, oferecendo aos jogadores a possibilidade de ganhar um fim de semana na Figueira da Foz, com direito a alojamento e pequeno almoço, caso sejam cumpridas determinadas condições (pontos, coletáveis, compras na loja, moedas, um determinado tempo de jogo, um desafio extra e um desafio final)».

«A ideia», prossegue, «é ligar as pessoas ao nosso concelho, primeiro, de uma forma nunca feita, depois numa forma que tradicionalmente não seria possível através dos métodos convencionais. Queremos que ‘O Tesouro da Rainha’ seja uma experiência imersiva e que desperte a curiosidade dos jogadores para visitar e explorar a Figueira da Foz na vida real».

Programa:

14h15 – Chegada dos convidados ao segundo auditório do CAE. Receção por Bernardo Candeias e Nicole Concha (na foto), os hosts da “Lisboa Games Week”. Interação com convidados. Entrevistas e vários apontamentos em direto do local. Serão sorteados durante a cerimónia, 5 bilhetes duplos para a Lisboa Games Week.

14h45 – Início da cerimónia de lançamento do jogo “O tesouro da rainha”

António Durão – CEO Code.Up. Produtor e Game Designer

Jeferson Valadares – Presidente da APVP

Miguel Silvestre – Presidente do Parque Tecnológico de Óbidos (organização do Óbidos Vila Gaming e GameDev Sessions)

Luis Dias – Representante Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz

Pedro Silva – Digital Manager Exe Wellington.

Pedro Santana Lopes – Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz

Testemunhos de personalidades da indústria nacional e internacional
– Carlos Soares Santos – Presidente da Startup Madeira (Vídeo)
– Ian Freitas Rochlin – CEO da GameJam+ (Vídeo)
– Maria de Fátima – Presidente Direção Observatório Nacional dos Games & eSports. (Vídeo)

Marco Betencourt – CEO da RedCatPig – Açores

Apresentação do jogo “O Tesouro da Rainha” – Vídeo de 10 minutos sobre o processo de produção ao longo dos últimos 2 anos.

TALKS

Bruno Reis: Especialista em Marketing e Comunicação. O jogo como ferramenta de ativação de marcas e como instrumento de marketing territorial.

Carla Neves: Radialista, usa a voz como instrumento de trabalho na área da comunicação e apresentação de forma magistral. A importância da narrativa falada num jogo.
Nuno Bernardo: Realizador com filmes na Amazon Prime e HBO. Guionismo para VideoJogos.

João Cruz: Consultor de comunicação, com especialização em turismo, patrimónios, marketing territorial e cultural. Fundador do MeetFigueira. Gaming, Turismo e Patrimónios.

Gorete Lopes: Digital Valley Portugal. Os ecossistemas de videojogos e a sua importância no contexto económico e social regional.

Carlos Mora: Doutorando em Inteligência Artificial para jogos e CEO da Techframe – apresentação de 2 jogos de alunos Techframe/IPT- IPL/Digital Valley – Jogo Moneybag & Walletina L de Carolina Póvoas e Paulo Constanino); William Barnaby Roath e Charles Frederick Roath com o Jogo Death´s Pursuit. A Ligação entre a formação e o processo de criação de profissionais na indústria.

Bruno Manique: Produtor de cinema – A ligação entre as indústrias criativas e a valorização dos territórios

Encerramento: António Durão – Novidades GameJam+ 2024

440091634_934355605361344_4694240761908585544_n
×