O município da Figueira da Foz volta a associar-se à “Hora do Planeta”, uma ação ambiental promovida internacionalmente pela organização global de conservação da natureza Associação Natureza Portugal | World Wildlife Found (WWF), que este ano tem como mote “É Tempo de Ação” na Hora do Planeta.
PROGRAMA:
Sábado | 22 de março :
- Entre as 20h30 e as 21h30O: município da Figueira da Foz volta a ser um dos pontos do globo em que as luzes irão apagar-se, num momento simbólico de reflexão sobre as alterações climáticas.
Será desligada durante 60 min, a iluminação decorativa das fachadas dos edifícios: Paços do Concelho, Castelo Eng. Silva, Mosteiro de Santa Maria de Seiça, Fonte Luminosa e Torre do Relógio. Mas, cada cidadão poderá, em sua casa, promover o seu “apagão”.
- Entre as 18hh e as 22h00 – Esplanada Silva Guimarães: Face aos baixos níveis de poluição luminosa que irão ser obtidos, a equipa de astrofotógrafos figueirense, “MARQUES Photography”, irá, em parceria com o município, demonstrar como fotografar os astros, recolhendo fotografias momentos antes, durante e após a medida, por forma a comparar qual o impacto da poluição luminosa na recolha de astrofotografias e a observação do céu noturno.
A atividade é gratuita, contudo, sujeita a inscrição prévia: https://miguelmarquesphotography.com/horadoplaneta
- O Município incentiva também à utilização, durante a Hora do Planeta, do percurso pela ciclovia até ao Cabo Mondego, “Juntos vamos pedalar pelo Planeta” .