Viver a Figueira 12 meses por ano

3º Capítulo da Confraria do Arroz Doce de Maiorca

Maiorca
Setembro 16, 2023
- Setembro 16, 2023
Entrada Livre

A Confraria do Arroz Doce de Maiorca foi fundada no dia 20 de maio de 2020, tendo como objetivo, «promover e divulgar o Arroz de Maiorca, enquanto produto tradicional, de origem e proveniência certificadas». Esta instituição, «alicerçada na tradição, procura contribuir para que a história do Arroz se perpetue, no futuro, em Maiorca e em Portugal». A Confraria tem ainda como finalidade social a promoção, divulgação, valorização e defesa cultural e gastronómica do arroz local e regional.

Como explica a Confraria em nota de imprensa, «o arroz doce em Maiorca era tradicionalmente levado pelos noivos a casa de todos os convidados do seu casamento, em travessas, que depois eram levantadas, sendo estas acompanhadas com uma retribuição, que ajudava a financiar a boda do seu enlace matrimonial; esta tradição ainda hoje se mantém. Mais recentemente as várias associações e entidades da Freguesia de Maiorca, bem como a Comissão da Igreja confeccionam arroz doce com regularidade para angariar fundos para melhoramento das suas instalações e para as suas atividades».

A Confraria do Arroz Doce de Maiorca vai, assim, realizar no dia 16 de setembro, o seu III Capítulo de Entronização de Confrades, com o seguinte programa:

09:30 h- Receção de Boas Vindas c/ pequeno almoço (Casa Paroquial de Maiorca)

11:00h – Cerimónia e Entronização de Confrades no Palácio Conselheiro Lopes Branco; Momento cultural pela Estudantina Universitária da Universidade de Coimbra; Fotografia conjunta (Escadaria da Casa do Paço).

12:30 h- Desfile de confrarias com os estandartes pelo centro histórico de Maiorca, acompanhado pela Estudantina Universitária da Universidade de Coimbra

13:00 h – Almoço no Clube Desportivo e Recreativo do Arneiro de Fora.

16:00h- Momento cultural com a Estudantina, seguido de entrega de lembranças.

Confraria Arroz Doce Maiorca figueira da foz 2023
×