Viver a Figueira 12 meses por ano

O que fazer na Figueira da Foz de 24 a 26 de outubro

Batalha atrás de Batalha: Último Paul Thomas Anderson no CAE

“Batalha Atrás de Batalha” é uma livre adaptação do romance “Vineland”, de Thomas Pynchon (de quem Anderson já adaptara “Vício Intrínseco”). Leonardo DiCaprio é Bob Ferguson, um ex-revolucionário perdido na vida, pai da adolescente Willa, que criou sozinho depois do desaparecimento da sua parceira, também ela membro do grupo French 75. Quando o inimigo, na forma de Steve Lockjaw ressurge 16 anos depois e rapta Willa, Bob pede ajuda aos seus antigos camaradas para a salvar.

Realização de Paul Thomas Anderson com Leonardo DiCaprio, Sean Penn, Benicio Del Toro. Trailer e mais informações: https://medeiafilmes.com/…/batalha-atras-de-batalha-2025

Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz
24 Outubro, 2025 | Sexta-feira, 21:30


Concerto Ibérico de Outono na Igreja Matriz de São Julião

Na próxima sexta-feira, 24 de outubro, o Grupo Coral David de Sousa será anfitrião do Coral La Cagiga, proveniente de Ribamontán al Mar, na província espanhola da Cantábria, que visita pela primeira vez a Figueira da Foz.

Este Concerto Ibérico de Outono celebra o encontro entre culturas através da música coral, reforçando os laços de amizade e partilha entre coros da Península Ibérica. “Contamos contigo para honrar este concerto, tecendo laços de amizade pela música e ostentando a música coral como missão e paixão”, salienta o Grupo Coral. Com o apoio da Paróquia de São Julião da Figueira da Foz.

“Do lado de Cá” na Casa do Povo de Alqueidão

DO LADO DE CÁ é o terceiro projeto da Junta de Freguesia de Alqueidão em torno da vida, história, vivências e do património do Baixo Mondego e da freguesia. Em 2022 a freguesia financiou e produziu a peça “a Sul do Mondego”, em 2024 a peça “Na Outra Margem” e este ano estreia a peça e o projeto “Do Lado da Cá”.

Sinopse: “Esta peça trata do futuro da região, discute de forma cómica e dramática como será a vida em comunidade num futuro próximo; com o avanço das alterações climáticas, dos extremismos, da necessidade do mais básico…afinal como fica a vida das comunidades?“

Encenação – Emanuel Rodrigues
Dramaturgia – Emanuel Rodrigues e o coletivo
Elenco – Anália Batista I Andreia e Duda I Carmo I Clarisse Oliveira I Cláudia Pedrosa I Cristina Oliveira I Lídia Pedrosa I Lourenço Alberto da Silva I Margarida Jordão I Matilde Coelho I Patrícia Pedrosa I Pierre e Telma Silva
Produção – Junta de Freguesia de Alqueidão e Emanuel Rodrigues
Parceria – Casa do Povo de Alqueidão
Agradecimentos – José Simão, Município da Figueira da Foz, Coletividades e Associações da Freguesia
Um projeto da Freguesia de Alqueidão

No final de cada espetáculo, haverá gastronomia com petiscos, a cargo das associações e coletividades da Freguesia.

Este projeto engloba ainda uma componente relacionada com o património e a história: uma caminhada intitulada « DAS MEMÓRIAS/ DA ARQUEOLOGIA AO CLIMA DO FUTURO», comentada e conduzida por Marco Penajóia (Arqueólogo) do Museu Municipal Santos Rocha e por Joana Rocha (Engenheira do ambiente) e Margarida Porto Gouveia (Geóloga) do Centro de Investigação Correntes Marítimas l Movimento de Areias l Alterações Climáticas do Município da Figueira da Foz.

Teatro regressa a Maiorca com “Terra Firme”

A tarde de domingo, 26 de outubro, promete emoções e bom humor na União Filarmónica Maiorquense, com a apresentação da peça “Terra Firme”, pelo Grupo Musical Carritense.

O espetáculo integra o projeto “Personagens à Solta”, no âmbito do programa CAE Fora de Portas, promovido pelo Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz.

A Aranha Antonieta e o Halloween

As HISTÓRIAS COM CIÊNCIA estão de volta ao Núcleo Museológico do Mar com a “A Aranha Antonieta e o Halloween”, de Vanessa Namora Caeiro.
Sinopse: “No escuro de uma noite de lua cheia, a Antonieta pensava em novos e estrondosos sustos e terrores para pôr em prática no Halloween. Eis senão quando surge um pequeno morcego estrambólico: «Psst… Antonieta! Vim buscar-te!» E agora? O que será que vai acontecer nesta história talvez não-tão-assustadora como seria de esperar?”
25 Outubro, 2025 | Sábado às 15h00
Entrada Gratuita
Famílias e crianças dos 3 aos 10 anos
Sujeita a inscrição prévia: nucleo.mar@cm-figfoz.pt
Max. 10 crianças/ sessão
Leitura e exploração de um livro, seguida de atelier de ciências experimentais.

Feira das Velharias de Moinhos da Gandâra regressa — “Sem Regras!”

O Largo da Capela de Nossa Senhora, nos Moinhos da Gandâra, volta a encher-se de vida no domingo, 26 de outubro, para mais uma edição da popular Feira das Velharias – Sem Regras!. Das 9h às 17h, o lema do recinto é simples: «traz o que quiseres, vende o que tiveres, troca o que te apetecer!»

Organizada por iniciativa local, a feira realiza-se sempre no último domingo de cada mês e tem-se afirmado como um ponto de encontro entre colecionadores, curiosos e amantes das pequenas relíquias do quotidiano.

Dia Mundial da Ópera na Casa do Paço

A Casa do Paço e o CAE assinalam o Dia Mundial da Ópera, nos dias 24 e 25 de outubro, com um programa que inclui momentos dedicados ao público escolar e à comunidade em geral, no âmbito da exposição “Recordar Aida no Teatro Nacional de São Carlos”, patente desde o verão neste equipamento, no contexto da programação “CAE Fora de Portas” e da colaboração estabelecida entre o Município da Figueira da Foz e o OPART – Organismo de Produção Artística E.P.E. que tem por objeto a prestação de serviço público na área da música erudita e do bailado, através do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) e da Companhia Nacional de Bailado (CNB)

O dia 24 de outubro será especialmente dedicado às escolas, com a participação de alunos do curso de artes da Escola Secundária Joaquim de Carvalho e do Conservatório de Música David de Sousa, que terão oportunidade de realizar visitas orientadas à exposição e de participar numa sessão/conferência de introdução à ópera.

No dia 25 de outubro, a Casa abre as portas à população em geral, com uma visita guiada e conversa aberta sobre a ópera em Portugal, também conduzida pelo encenador e cantor Jorge Rodrigues, colaborador do TNSC, a partir das 15h00. A participação é gratuita e não requer inscrição prévia.

A iniciativa insere-se na estratégia da Divisão de Monumentos Históricos de abrir os seus espaços patrimoniais à comunidade educativa e artística local, reforçando o papel da Casa do Paço enquanto lugar de encontro entre património, música e cultura contemporânea, desta feita em parceria com o Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz.

O Dia Mundial da Ópera foi instituído em 2019 pelo World Opera Forum, Opera Europa e Ópera América, e celebra anualmente, a 25 de outubro, a vitalidade desta forma de arte, o seu património e a sua capacidade de reunir diferentes gerações através da música e do teatro.


EXPOSIÇÃO | MACHADO DE CASTRO NO MOSTEIRO DE SEIÇA

EXPOSIÇÃO | LATITUDES

EXPOSIÇÃO | ODETE DE SOUSA 70

EXPOSIÇÃO | JÁ NÃO SE CONTAM OVELHAS PARA DORMIR?

EXPOSIÇÃO | OBRAS DE LARANJEIRA SANTOS

EXPOSIÇÃO | ECOS DE SEIÇA. MEMÓRIA, CORPO E TERRITÓRIO

EXPOSIÇÃO E COLEÇÃO DE LIVROS AUTOBIOGRÁFICOS | OLEANDRAS


Se tem conhecimento de algum evento/atividade, envie-nos a informação para geral@meetfigueira.com
Obrigado pela sua colaboração em divulgar os eventos do nosso concelho!

BOM FIM DE SEMANA!