O “fiel amigo” é o protagonista do último evento do ano do 32º Festival Gastronómico da Associação Figueira com Sabor a Mar, entidade que congrega restaurantes da Figueira da Foz, unidos na promoção das gastronomias litorais locais. De 17 a 26 de novembro, nos restaurantes aderentes, o bacalhau é rei, nas suas múltiplas expressões culinárias, com o Festival do Bacalhau e Derivados.
O bacalhau é um dos alimentos mais ecléticos do mundo e a restauração figueirense há séculos que trabalha com primor este peixe de águas frias. Este festival é uma montra desse saber acumulado e, nos próximos dez dias, poderá apreciá-lo de várias maneiras e feitios: feijoada de sames, línguas, caras, espinhaços, caras fritas, desfiado com cebola, em pastéis e pataniscas, línguas panadas fritas ou de vinagrete, à Braz, em canja (ou Chora de Bacalhau), com arroz de grelos e em tantas outras variantes.
Assim, tome nota dos restaurantes aderentes ao Festival do Bacalhau e Derivados 2023:
Casa Marquinhas (Lavos)
Restaurante Caçarola Dois (Bairro Novo)
Restaurante Caçarola 1 (Bairro Novo)
Pep`s (Cova-Gala)
Casa dos Papagaios (Mercado Municipal)
Bijou Restaurante (Bairro Novo)
A Cantarinha (Buarcos)
Diálogos (Maiorca)
Restaurante dos Armazéns (Lavos)
Kamone (Vila Verde)
A Ver o Mar (Buarcos)
Casa Tyrone (Buarcos)
Como sublinhou na apresentação do evento Carlos Sousa, do restaurante Lota Nova e membro da direção da Associação, este «é um festival que desafia a criatividade dos chefes e é uma excelente oportunidade para provar o seu inconfundível sabor, numa época do ano em que o fiel amigo é ainda mais apreciado, pois é um prato obrigatório na ceia de Natal de todos os portugueses».
A representante do Turismo Centro de Portugal, Anabela Freitas, realçou a importância destes eventos no contexto do turismo gastronómico. A «gastronomia cria, inova, dinamiza, é agregadora de convívios e amizades», mas, sobretudo, é importante na vertente «económica e no combate à sazonalidade». O vereador da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Manuel Domingues, encerrou a cerimónia de abertura felicitando o esforço da Associação que «caminha sem estar à espera das ajudas da autarquia» e que tem desenvolvido «um trabalho notável», cativando novos públicos para as receitas e produtos tradicionais, mas que isso se deve também à excelente «qualidade na restauração Figueirense».
Recorde-se que a Associação Figueira com Sabor a Mar já levou a cabo este ano o Festival da Feijoada de Búzios, o Festival das Caldeiradas, o Festival da Raia e o Festival da Lampreia e Sável.