Events

Museu Santos Rocha questiona legado colonial em nova exposição

12 March, 2025 | Wednesday
31 October, 2025 | Friday
Conferences, Exhibition
Santos Rocha Municipal Museum
legado colonial museu santos rocha 2025

O Museu Municipal Santos Rocha (MMSR) apresenta, desde 12 de março, o projeto “Confrontar o Legado Colonial no Museu”, uma intervenção na sua sala de etnografia que propõe uma reflexão crítica sobre a origem e os significados da sua coleção etnográfica. A exposição, patente até 31 de outubro de 2025, resulta do projeto de investigação TRANSMAT – Materialidades Transnacionais (1850-1930), desenvolvido em parceria da Universidade de Évora com o Instituto de História Contemporânea, o Laboratório Associado IN2PAST, o MMSR e o Museu Nacional de Arqueologia..

Mais do que expor objetos, a mostra analisa “os contextos históricos da sua recolha, os seus itinerários e os significados que lhes foram atribuídos ao longo do tempo”, explicam os organizadores. A iniciativa confronta a museografia de 2014 com novos dados sobre as coleções transnacionais dos museus de arqueologia fundados no final do século XIX, que seguiam “narrativas evolucionistas e racializadas”. No Museu Municipal Santos Rocha este acervo, constituído nos primeiros anos de existência do espaço museológico (1893-1910), está hoje visitável nas Reservas e na Sala de Etnografia.

Inserida na conferência internacional IN2PAST 2025, dedicada à descolonização dos museus, a exposição será acompanhada por ações educativas e debates que incentivam o público a repensar o património do MMSR.

Exposição “Latitudes” leva ao CAE um diálogo entre geografias, técnicas e linguagens artísticas

9 August, 2025 | Saturday
31 October, 2025 | Friday
Arts, Exhibition
Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz
latitudes exposicao CAE figueira da foz 2025
Free entry

De 9 de agosto a 31 de outubro de 2025, a Sala Afonso Cruz do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz acolhe a exposição “Latitudes”, uma iniciativa conjunta do CAE e da editora Bruaá, em parceria com o Centro Português de Serigrafia.

A mostra reúne obras de 18 artistas — Alfredo Luz, Ana Jacinto Nunes, Carlos Barroco, Christine Enrègle, Dorindo, Helena Abreu, João Murillo, Laura Cesana, Loli Aldazabal, Luís Lemos, Manuel Carmo, Márcio Ficko, Michael Barret, Miguel Barbosa, Paulo Damião, Rui Horta Pereira e Sofia Areal — numa viagem visual que atravessa geografias, técnicas e linguagens diversas.

O percurso expositivo propõe um olhar abrangente sobre o trabalho editorial do Centro Português de Serigrafia, reunindo peças que vão da serigrafia à gravura, do abstrato ao figurativo, do gesto expressionista à precisão geométrica. A iniciativa pretende também valorizar a ligação entre Arte e Palavra, tornando acessível ao público uma forma de expressão artística simultaneamente original e plural.

EXPOSIÇÃO | ODETE DE SOUSA 70

4 October, 2025 | Saturday
2 November, 2025 | Sunday
Arts, Exhibition
Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz
Odete de Sousa 1

Está patente no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz a exposição ODETE DE SOUSA 70: em Setenta, há inspirações e influências que se vão fundindo, uma vida de experiências que se transfigura em forma e cor, numa mostra onde se dá a descobrir o universo singular de Odete de Sousa.

Dessa amálgama pessoal e artística, nasceram estas peças que deram muito prazer a fazer. Trabalhadas com liberdade e intuição, elas exploram convidando a um diálogo sensorial e emotivo.

A artista prescinde de uma explicação, pois acredita que a força da obra está no olhar de quem a vê.

Esta exposição não se impõe; sugere. Cabe a cada visitante encontrar a sua própria narrativa, tirar as suas conclusões e usufruir do puro divertimento da descoberta.

Sala Zé Penicheiro| Entrada livre

O GATO SOBE AO PALCO DA FILARMÓNICA FIGUEIRENSE

2 November, 2025 | Sunday
theater, Traditions
Sociedade Filarmónica Figueirense
17:30
O Gato_ 2NOV

O palco da Sociedade Filarmónica Figueirense recebe a estreia do espetáculo “O Gato”, uma comédia com encenação de Ana Carolina Melanda e interpretação do Grupo Cénico da Sociedade Filarmónica Figueirense.

EXPOSIÇÃO | JÁ NÃO SE CONTAM OVELHAS PARA DORMIR?

4 October, 2025 | Saturday
30 November, 2025 | Sunday
Arts, Exhibition
Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz
Andrea Inocêncio

JÁ NÃO SE CONTAM OVELHAS PARA DORMIR?

ANDREA INOCÊNCIO

Está patente, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, a exposição JÁ NÃO SE CONTAM OVELHAS PARA DORMIR?, de Andrea Inocêncio: continuando a sua pesquisa sobre o silêncio, Andrea Inocêncio criou esta exposição em grande proximidade com as comunidades femininas da região de Tondela — em particular com as que se encontram numa maior relação com o meio natural, mas que, devido aos efeitos da globalização, avanços tecnológicos, entre outros, se abeiram do silenciamento. Assim este é também um trabalho que presta homenagem às pastoras da Serra do Caramulo.

Ao contrário da norma, em que usualmente são os homens a guardar os rebanhos, na Serra do Caramulo a tarefa recai sobretudo nas mulheres. Esta é uma profissão que tende a desaparecer, a não ser que mais jovens como a Márcia — que realizou o sonho de dar continuidade ao trabalho da avó — queiram abraçar uma vida que pende entre a harmonia com a natureza, e a precariedade que a profissão acarreta.

A exposição inclui, igualmente, registos de mulheres pastoras reformadas. Apesar de já não exercerem a atividade de pastoreio — por variados motivos —, são a imagem da resiliência característica das mulheres desta região.

Os homens fazem também parte da exposição, em particular os que dão apoio às suas esposas. Ainda, em caso excecional, temos a história de vida de um homem que enviuvou cedo, e travou uma batalha para criar e sustentar sozinho os seus dois filhos.

Curadoria: Zetavares/ACERT | Exposição desenvolvida no âmbito de uma Residência Artística promovida pelo Novo Ciclo ACERT, com o apoio à Programação da DGArtes

Sala de Ilustração | Entrada livre

OBRAS DE LARANJEIRA SANTOS EM EXPOSIÇÃO

1 August, 2025 | Friday
31 December, 2025 | Wednesday
Arts, Exhibition, Heritage
Núcleo de Arte Contemporânea Laranjeira Santos
14:00
NACLS

O Núcleo de Arte Contemporânea Laranjeira Santos (NACLS), instalado no Castelo Engenheiro Silva, na Esplanada Silva Guimarães, tem patente uma nova abordagem expositiva que vem revelar a obra escultórica de Laranjeira Santos menos conhecida. O espaço, com entrada gratuita pode ser visitado, de hora a hora entre as 14h00 e as 17h00.

A nova mostra “Vertigem do Abstrato” é a primeira de uma sequência de cinco exposições retrospetivas sobre aspetos particulares da obra de Laranjeira Santos, que se prolongará por 2026. Para esta exposição foram selecionadas peças escultóricas abstratas, a maioria das quais concebidas a partir dos anos 70 do século XX até à primeira década do século XXI.

Nesta mostra procura-se destacar como, em períodos diferentes, são revisitados temas e esculturas com algumas modificações, utilizando materiais diversos. Exemplo das séries de «Iguaçu», «Monólogos» e «Diálogos».

Se nos 50 anos de aprendizagem na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL), a escultura de Laranjeira Santos é claramente académica figurativa, depois de Roma, nos anos 60 e seguintes, sob um irreprimível desejo de liberdade criativa, o artista plástico começa a explorar a síntese das formas, a simplificação do seu valor escultórico. Quando avança pela deformação e exageros anatómicos, desconstruindo a figura humana – cabeças, torsos, fisionomias femininas – já demonstra propósitos abstratizantes. Este caminho leva-o, espontaneamente, sem ruturas abruptas, no final dos anos 60 e princípios dos 70, à abstração. Porém, a figuração nunca viria a ser abandonada definitivamente.

HOME

SUGGESTIONS

The Essentials

AGENDA

MAP

en_GB