Viver a Figueira 12 meses por ano

Na imponente Serra da Boa Viagem, para além da rica biodiversidade, paz e sossego reinantes, podem apreciar-se  belíssimas paisagens a perder de vista, para norte e para sul. No topo e nas encostas, expande-se o verde do Parque Florestal da Boa Viagem, área protegida com cerca de 400 hectares, cheia de recantos maravilhosos e ideal para caminhadas, cicloturismo ou piqueniques refrescantes. O Miradouro da Bandeira, por exemplo, oferece uma panorâmica ímpar sobre a encosta norte da serra, o oceano e as vastas planícies gandaresas.

Na ponta da Serra que mergulha no Atlântico, entre as praias da Murtinheira e da Figueira da Foz, encontra-se o Cabo Mondego, monumento natural classificado e protegido desde 2007, com enorme valor geológico e paleontológico com as suas importantes referências jurássicas. Também apresenta relevante património mineiro, já que durante séculos aqui funcionaram minas de carvão e exploração de cal hidráulica.

A atestar o seu valor científico, numa das falésias da Murtinheira foi colocado o “Prego de Ouro” (GSSP – Global Stratigraphic Section and Point), que assinala aquele como o único local do mundo que corresponde à base do andar Bajociano (há 176 milhões de anos). Estão em curso diligências para criar aqui o Geopark do Atlântico e desenvolver turisticamente e culturalmente a antiga zona mineira.