Viver a Figueira 12 meses por ano

Sábados com vista… no Museu do Mar

1 gostos

Sabadovistaparamar_nucleomuseumarfigueiradafoz_2023

O Núcleo Museológico do Mar da Figueira da Foz, em Buarcos, lançou este ano um programa regular de Visitas Orientadas, abertas a todo o público, que decorrerão todos os últimos sábados de cada mês a partir das 15h30. Uma ocasião ideal para conhecer melhor as tradições marítimas da nossa terra, principalmente em família, num programa com os mais novos.

O Núcleo Museológico do Mar abriu portas em 29 de maio de 2003, com a presença do Presidente da República, na altura Jorge Sampaio, com o objetivo de recuperar e divulgar a história da pesca e das comunidades costeiras do concelho da Figueira da Foz.

Aqui, vai encontrar muitas razões para aprender e interpretar a relação do Homem com o mar, incluindo a pesca do bacalhau, os recursos naturais e as tradições culturais associadas à faina atlântica. Para dar vida às memórias do mar, o museu recolheu importantes documentos escritos, fotográficos e audiovisuais, além de apetrechos e objetos etnológicos que contam a história das diferentes comunidades costeiras. Alberga ainda uma extensão da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, dedicada exclusivamente a obras de temática marítima e, desde 2021, uma nova exposição permanente, «Fragmentos da História do Carvão e do Cimento no Cabo Mondego», composta por objetos da coleção particular de J. M. S. Pinto.

«Um mar de razões convida o visitante à descoberta e à interpretação múltipla das afinidades do Homem com a realidade marítima, ao testemunho da corajosa e árdua gesta que constituiu a pesca do bacalhau e outras atividades, recursos naturais e tradições sócio-culturais.»

A participação é grátis. Próximas datas: 25 de março, 29 de abril e 27 de maio.

1 gostos

AUTOR

QUERO