Viver a Figueira 12 meses por ano

Praia do Cabedelo “vira” atelier aberto de artes plásticas

Cabedelo Art Experience 2023 Figueira da Foz

Até 26 de agosto, a Praia do Cabedelo será também uma galeria viva a céu aberto, recebendo mais uma edição do evento “Cabedelo Art Experience 2023”, que pretende «congregar uma seleção diversificada de artistas plásticos da região». Em ambiente de atelier aberto, os criadores trabalham nas suas obras em convívio com os banhistas, numa edição «especial» que homenageia o pintor Mário Silva (1929-2016), cujo busto encontramos na nova praça junto à praia.

De acordo com a organização, é «procurado um ambiente de irmandade e criatividade potenciado pela serena envolvência marítima e memória de Mestre Mário Silva, que permanece imortalizado neste lugar».

Cada dia conta com a participação de um grupo convidado diferente e termina com uma “Reunião Geral de Artistas” (RGA), «momento de convergência artística, onde diversas mãos criativas se unem para celebrar a arte, acompanhado por uma sardinhada», oferecida pela Associação de Desenvolvimento +Surf / Centro Litoral, com sede ali ao lado.

Line-up:

Terça-feira, 22/08/2023: Magenta Convida
Quarta-feira, 23/08/2023: Vitor Costa Galeria Convida
Quinta-feira, 24/08/2023: AAGP Convida
Sexta-feira, 25/08/2023: Amigos do Mário Convida
Sábado, 26/08/2023: RGA (Reunião Geral de Artistas)

Aberto a todos e apelando à interatividade com os visitantes, o Cabedelo Art Experience é organizada «por um grupo de cidadãos livres comprometidos com a cultura e memória: Quimadeira, Victor Costa, António Carraco dos Reis e Eurico Gonçalves».

Esta edição, explicam os responsáveis, «procura destacar a rica simbiose entre arte, cultura, memória e lazer, enquanto presta uma homenagem a Mário Silva, cuja influência ultrapassou fronteiras, tornando-se quase embaixador deste local, promovendo-o na cena artística ibérica e europeia». Em suma, espera-nos um «encontro mágico entre arte e mar». O artistas estarão na rua das 10h00 às 18h00.

AUTOR

joao_cruz_fp

João P. Cruz

Consultor de comunicação territorial e patrimonial mas tudo lhe interessa. Estudou arqueologia, foi jornalista, biógrafo, ajudante de cozinha, ghostwriter, operacional do ICNF e livreiro. Integra desde 2018 equipas de classificação patrimonial (Nacional e UNESCO) e de projetos de desenvolvimento turístico, cultural e económico local. Está na luta dos territórios sustentáveis e inteligentes. Nasceu em Coimbra, vive na Figueira da Foz há 18 anos e é do mundo. É também co-fundador da MeetMunda Inovação e Turismo, empresa-mãe da marca MeetFigueira.