Viver a Figueira 12 meses por ano

O que fazer na Figueira da Foz no fim-de-semana | 19 a 21 de Maio

Já tem planos sobre o que vai fazer no fim-de-semana de 19 a 21 de maio? Pois bem, a Figueira da Foz promete muita animação! A dificuldade vai estar em escolher.

Comecemos pela sexta-feira. No Jet7.5 Food & Drinks, na Praça do Forte, o serão adivinha-se preenchido: Vando Barros, Cristiana Costa e Rodrigo Senna vão tomar conta do palco, num espaço que oferece música ao vivo todas as sextas e sábados, bem como noites open-mic na quinta-feira.

No dia seguinte, a honra cabe à banda veterana de covers rock The Peorth.

O Sábado, 20 de Maio, começa madrugador, com o XVI Passeio TT Rota das Espigas, na Marinha das Ondas, numa organização da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Matos, inserida nas Festas da Ascensão 2023, que durante quatro dias decorrem nesta povoação.

Maio é o mês dos Museus, e a programação “Maio é Museu“, na Figueira da Foz, é variada e abundante. Senão, vejamos:


Pela manhã de sábado há Yoga na Praia, para crianças dos 5 aos 12 anos…

… Pelas 18 horas, o Museu Municipal Santos Rocha recebe Lourenço Ataíde, um jovem músico figueirense que se destacou em 2022 no programa «The Voice Portugal»…

… e ainda integrado na programação da 11ª edição do «Maio é Museu!», no domingo volta a acontecer um Trilho do Sal Verde em Família.
O excelente Núcleo Museológico do Sal organiza esta iniciativa. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição e as atividades começam sempre às 15 horas, incluindo: Experiências Sensoriais Verdes, Caminhada Verde, Recolhas Verdes e Receitas Verdes.

Voltando a sábado, Tao Centro de Yoga e Bem-Estar recebe mais um concerto relaxante de Gogos e Taças Tibetanas, com Alexandre Dias, a partir das 18 horas.

No mesmo dia, a Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás recebe Albertina Seco, para uma sessão de apresentação da sua obra de estreia «Os Olhos Azuis de M.H», uma novela juvenil que aborda temas bastante atuais, com ilustrações de Soraia Ramalho.

O grande destaque de sábado vai para a atuação de Dino Santiago no Casino Figueira. Natural de Quarteira, é hoje uma figura central da música portuguesa. Em termos musicais trabalha a tradição cabo-verdiana com o peso contemporâneo da eletrónica global.

Com um ano de 2022 absolutamente avassalador, a começar pela lotação esgotada no Coliseu dos Recreios (Lisboa), passando por momento incontornáveis como o NOS Alive, MEO Marés Vivas, entre outros, o músico português afirma-se cada vez mais como um dos principais protagonistas da música contemporânea feita em português.

Domingo é dia de enduro! A Figueira da Foz recebe uma etapa nacional do Trofeu Enduro GasGas Portugal 2023, uma competição monomarca, com várias provas em todo o concelho, que é organizada a nível local pelo Moto Clube da Figueira da Foz.
Os pilotos irão encontrar um percurso com cerca de 50 km e três especiais a cumprir por duas vezes. A Enduro-Test (7.4 km) fica localizada junto à Estrada Carritos – Fontela, a Cross-Test no areal da Figueira da Foz (4 km) e a Extreme-Test (1 km) junto à ET. Os pilotos partem a partir das 9h00 do Forte de S. Catarina.

Ainda no domingo, pelas 16 horas, o Coral David de Sousa será anfitrião do Coro da Universidade Texas A&M, num concerto de entrada livre a realizar na Igreja Matriz de São Julião.

As festas em Honra de Nossa Senhora da Graça voltam, como é tradição há décadas, às ruas de Vila Verde. De 18 a 21 de maio, a sede desta freguesia ribeirinha vai estar animada com um programa de eventos religiosos e lúdicos, incluindo noites de baile, gaiteiros e concertos, sem faltar um espetáculo de pirotecnia na noite do primeiro dia de celebrações.

Neste fim-de-semana, na Figueira da Foz, não faltam opções de entretenimento. Convide familiares ou amigos e usufrua ao máximo do que o concelho tem para oferecer.

Bom fim-de-semana!

AUTOR

PEDROsilva

Pedro Silva

Chegou à Figueira da Foz em liberdade mas ainda de fralda posta. Foi abraçando variados projectos de diferentes áreas, estando neste momento focado no Marketing Digital, em que é recém pós-graduado. Hoje exerce funções digitais na equipa de uma importante unidade hoteleira na Figueira da Foz. É também co-fundador da MeetMunda Inovação e Turismo, empresa-mãe da marca MeetFigueira.