Cinema CAE | Pai Mãe Irmã Irmão
6 Fevereiro, 2026 | Sexta-feira | 21:30

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, no Auditório João César Monteiro, uma sessão de cinema com o último filme do realizador norte-americano Jim Jarmush, “Pai Mãe Irmã Irmão”.
Sinopse: Estruturado como um tríptico, o novo filme de Jim Jarmusch, consagrado em Veneza com o Leão de Ouro, traça três retratos íntimos que exploram as relações entre filhos já adultos e os pais – distantes ou ausentes – e os laços que os unem. Cada capítulo tem lugar numa geografia diferente: “Pai”, no nordeste dos Estados Unidos; “Mãe”, em Dublin; e “Irmã Irmão”, em Paris.
Uma comédia subtil, atravessada por delicados fios de melancolia característicos do Jarmusch “touch”.
Festival de Veneza 2025 – Leão de Ouro. Com Tom Waits, Adam Driver, Charlotte Rampling, Cate Blanchett. Para maiores de 12.
Noite de Trance na DRAC
6 Fevereiro, 2026 | Sexta-feira | 22:00

A imperium of Trance , apresenta a segunda edição do conceito new legacy, com a estreia, nesta edição, de alguns artistas na DRAC Club – espaço da Direito de Resposta Associação Cultural – e nos eventos Imperium of Trance, «numa viagem sonora onde reinarão os ritmos de trance e numa viagem alucinante pelas sonoridades do estilo, uma noite com um special decor única e um uma atmosfera à medida!». Com o seguinte line up:
FLUFFKIN
X-HOLLOH
DARKFASTNESS
NO ONE SPECIAL
PSYTECH SYNDROME
Homens em crise numa comédia recheada de estrelas
7 Fevereiro, 2026 | Sábado | 17h e 21h30

Vasco (Jorge Mourato) está a fazer anos. Ou melhor: a tentar sobreviver ao seu próprio aniversário. Escritor falhado, falido e recém-abandonado pela mulher (que ainda não esqueceu), decide reunir os velhos amigos para uma noite que, em teoria, seria de celebração… mas que, rapidamente, se transforma num campo minado de egos, mágoas e mentiras bem contadas.
Rui (Pedro Teixeira), o galã de novelas com quem Vasco está zangado (por ter tido um caso com a sua ex-mulher); Miguel (Diogo Valsassina), um psicólogo e coach de autoajuda que precisava, ele mais do que ninguém, de terapia urgente; e Duarte (Manuel Marques), um advogado sem trabalho, mas cheio de teorias — todos aparecem com histórias de sucesso, conquistas e autoconfiança. Só que nada disso é bem verdade.
À mesa, entre copos e vaidade, o que mais se fala… é delas. Das mulheres. As ex, as atuais, as imaginadas e as impossíveis. Com humor, exagero e muita ignorância, os quatro amigos tentam decifrar o que nunca entenderam. Se elas soubessem o que se diz quando eles estão sozinhos…
“O Sexo e a Idade” é uma comédia que mergulha no universo masculino com sarcasmo, afeto e uma boa dose de estupidez. Um retrato cómico — e, às vezes, desconcertante — da amizade, da masculinidade, dos desejos, e da eterna tentativa de parecer bem… mesmo quando tudo vai mal. Uma produção UAU com texto de Roberto Pereira e encenação de Adriano Luz. Sessões no CAE às 17h00 e 21h30.
Orientação | Figueira da Foz recebe o Beira Litoral O’Meeting
5 a 10 Fevereiro, 2026

A Figueira da Foz recebe o Beira Litoral O’Meeting (BLOM) 2026, um dos eventos internacionais de orientação mais prestigiados do início da época. Entre os dias 5 e 10 de fevereiro, a região será o palco de competições de alto nível, reunindo técnica, natureza e os melhores atletas do mundo.
Destaques do Programa: O evento combina dias de treino com etapas competitivas de grande adrenalina:
- 6 de fevereiro (Sexta): Sprint Noturno com Mass Start no ambiente urbano da Figueira da Foz (CAE), às 19h30.
- 7 de fevereiro (Sábado): Etapa de floresta (Distância Média) na Costinha, Quiaios (09h30), seguida de um Sprint WRE no centro histórico de Montemor-o-Velho (15h30).
- 8 de fevereiro (Domingo): Distância Média WRE (10h00) e Orientação de Precisão (PreO) às 15h30, ambos na Costinha, Quiaios.
Para Todos: Além da competição federada, existem percursos abertos para quem quiser experimentar a modalidade individualmente ou em grupo.
Mais informações: blom2026.admondego.pt
Organização: Associação Desportiva do Mondego.
ARTES PLÁSTICAS NO CAE

Lusco Fusco de Axel Blotevogel
Os Espelhos da Alma de Álvaro Assunção
Fosso de Ana Almeida Pinto (Portugal, 1984), Ana Pais Oliveira (Portugal, 1982), Cristina Massena (Portugal, 1977), Evgenia Antonova (Ucrânia, 1986) e Sandra Baía (Portugal, 1968)