Viver a Figueira 12 meses por ano

O QUE FAZER NA FIGUEIRA DA FOZ de 31 janeiro a 02 fevereiro

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DAS ZONAS HÚMIDAS | PAPEL (DO) SALGADO
Sábado, dia 1, o Núcleo do Sal acolhe a iniciativa “Papel (do) Salgado”, uma iniciativa que incluiu, no período da manhã, uma visita à exposição homónima – que explora a técnica “papel salgado”, nome pelo qual foi popularizado um dos mais antigos processos de fotografia-, e um momento de prática artística ao vivo dessa mesma técnica, seguida de uma visita ao Salgado de Lavos.

Após o almoço, que será livre, realiza-se uma visita ao salgado da Ilha da Morraceira.
A iniciativa, gratuita, está prevista terminar pelas 17h00.

Reúna a família, aos amigos e faça a sua inscrição através dos seguintes contatos:
nucleo.sal@cm-figfoz.pt | 966 344 488

Limitada a 20 participantes

CINEMA CAE | AS DONZELAS DE ROCHEFORT

Sexta-feira, dia 31, pelas 21h30, é exibido no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz o filme AS DONZELAS DE ROCHEFORT: Em Rochefort, Delphine e Solange, irmãs gémeas, dão aulas de dança e música a crianças. As duas sonham em ir para Paris. Ao mesmo tempo, uma caravana de dançarinos chega à cidade para preparar um espetáculo na grande feira. Maxence, um marinheiro, sonha com a sua mulher ideal no café gerido pela mãe das gémeas. Os destinos das várias personagens, à procura do amor verdadeiro, perdido ou ainda não encontrado, cruzam-se no jogo de afetos incertos e flutuantes que caracteriza o movimento deste filme.

Sessão no âmbito do ciclo “Entre o sonho e a realidade: a grande retrospectiva de Jacques Demy”.

Realização: Jacques Demy
Intérpretes: Catherine Deneuve, Danielle Darrieux, Françoise Dorléac
Género: Musical
Origem: França, 1967
Duração: 2h00
M/6 | Cópia digital restaurada
Auditório João César Monteiro | 21h30 | Entrada: 4,00 euros

EXPOSIÇÃO | PANORÂMICA DE FILIPE RODRIGUES & JÚLIO CUNHA
Sábado, dia 1, pelas 16h00, é inaugurada no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz a exposição “Panorâmica”: uma mostra sobre o trabalho artístico colaborativo entre Filipe Rodrigues e Júlio Cunha, artistas cuja trajetória singular acontece ao longo da última década. Em 2024 formam a dupla EquipaA2. Esta exposição reúne pintura, desenho, instalação artística e gravura, numa síntese que reflete duas práticas individuais artísticas e o impacto transformador da criação conjunta que resultam de interesses específicos dos artistas, histórias contidas na cultura visual, artística e literária.
Sala 2 | Até 18 de maio | Entrada livre

EXPOSIÇÃO | HOMEM RAIZ DE JOÃO C. GOMES
A partir de sábado, dia 1, pode ver no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz a exposição de Cerâmica HOMEM Raiz, de João C. Gomes, explora a conexão do ser humano com a terra e as suas raízes.
As raízes, embora invisíveis, sustentam a nossa existência e transmitem sabedoria das gerações passadas. Representam continuidade e adaptação diante das adversidades. Assim como uma árvore, o homem desenvolve -se a partir das experiências e legados, e essa conexão com a terra motiva-nos a florescer em plena Humanidade.
Até 2 de março | Entrada livre

TIAGO BETTENCOURT IMPROVISA COVERS “NO FIO DA NAVALHA”
O cantor e compositor Tiago Bettencourt faz, pela primeira vez, uma Tour a solo, com passagem pelo grande auditório do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, sábado, dia 1, pelas 21h30.
Além do formato único, Tiago Bettencourt vai ter uma tômbola digital online na semana que antecede cada um dos concertos, e uma tômbola física “in loco” onde o público pode colocar as suas dedicatórias e pedir canções (que podem ir de Emanuel a Bowie, com passagem por Taylor Swift). São, assim, espetáculos únicos e irrepetíveis para o público, mas também para o artista.

FESTIVAL DE SOPAS
A Sociedade Filarmónica Paionense organiza domingo, dia 2, o Festival de Sopas, num evento que promete aquecer o estômago dos participantes.
Inscrições através dos contatos referidos no Cartaz.

HOMENAGEM A DAVID LYNCH NO CAE COM MULHOLLAND DRIVE
Segunda-feira, dia 3, pelas 21h30, é exibido no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz um dos grandes filmes de David Lynch, MULHOLLAND DRIVE: uma história de amor na cidade dos sonhos… De cabelos loiros, Betty Elms acaba de chegar a Hollywood para se tornar uma estrela de cinema, quando conhece uma enigmática mulher morena com amnésia. Entretanto, enquanto as duas tentam desvendar a identidade da segunda mulher, o cineasta Adam Kesher depara-se com problemas sinistros durante o casting do seu último projeto.
A visão sedutora e assustadora de David Lynch da fábrica de sonhos que é Los Angeles, é uma das obras-primas do cineasta. Uma história de amor, ciúme e vingança como nenhuma outra.
Sessão especial de homenagem a David Lynch (1946-2025).

9.ª EDIÇÃO «TEMAS DE ARQUEOLOGIA»: UM CICLO DE CONFERÊNCIAS QUE CRUZA CIÊNCIA, ARTE E HISTÓRIA
No ano em que o Museu Municipal Santos Rocha assinala o seu 131.º aniversário, o Município da Figueira da Foz realiza a 9.ª edição do ciclo de conferências «Temas de Arqueologia».
Realizada, uma vez mais, em parceria com a Associação Viver em Alegria, a iniciativa decorrerá de 5 a 26 de fevereiro, às quartas-feiras, pelas 14h30, no Auditório Madalena Biscaia Perdigão, O programa deste ano apresenta quatro conferências que exploram a ciência arqueológica no contexto do concelho da Figueira da Foz e das suas interligações com a História, a Arte e a preservação do património.

Programa, inscrições e outras informações aqui:

FESTAS EM HONRA DE N. SRA DA BOA VIAGEM
Este fim-de-de semana, até dia 3, segunda-feira, a povoação da Boa Viagem está em festa em honra da sua padroeira, oferecendo cinco dias de celebrações religiosas, lúdicas e, claro, gastronómicas! E um excelente pretexto para conhecer melhor as comunidades e tradições da Serra da Boa Viagem. Programa completo no cartaz.

Se tem conhecimento de algum evento/atividade, envie-nos a informação para geral@meetfigueira.com ou pelo WhatsApp 914 179 600. Obrigado pela sua colaboração em divulgar os eventos do nosso concelho!

BOM FIM DE SEMANA!

AUTOR