Viver a Figueira 12 meses por ano

O QUE FAZER NA FIGUEIRA DA FOZ de 20 a 23 março

DRINK & TELL – TINTIM POR TCHIM-TCHIM COM ADRIANO REIS
Com organização conjunta da Bruaá e do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, e a parceria da Loja Sol Engarrafado e do Restaurante Olaias, o Jardim Interior do CAE, recebe, sábado, dia 22, pelas 21h30, uma nova sessão de contos, Tintim por Tchim-Tchim, com o contador Adriano Reis.

Nesta sessão, celebra-se o ato de contar e ouvir histórias, essa experiência única e ancestral, renovada constantemente pela cumplicidade entre ouvinte e contador.

Saiba mais sobre Adriano Reis aqui: https://meetfigueira.com/agenda/drink-tell-tintim-por-tchim-tchim-com-adriano-reis/

Bilhetes à venda no CAE e na Ticketline.

Foto: Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz

CINEMA CAE | VOLVERÉIS – VOLTAREIS DE JONÁS TRUEBA
Sexta-feira, dia 21, pelas 21h30, o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta o filme espanhol “Volveréis – Voltareis”, de Jonás Trueba. Uma comédia romântica sobre um casal que decide organizar uma “festa de separação”, o que deixa os seus amigos e familiares perplexos.
Bilhetes à venda no CAE e na Ticketline

POESIA NO LARGO
Sexta-feira, dia 21, Dia Mundial da Poesia há, pelas 18h15, Poesia no Largo, na Livraria do Largo. Mais informação no cartaz.

HORA DO PLANETA NA FIGUEIRA DA FOZ
O município da Figueira da Foz volta a associar-se à “Hora do Planeta”, uma ação ambiental promovida internacionalmente pela organização global de conservação da natureza Associação Natureza Portugal | World Wildlife Found (WWF), que este ano tem como mote “É Tempo de Ação” na Hora do Planeta.

PROGRAMA:

Sábado | 22 de março:

  • Entre as 20h30 e as 21h30O: município da Figueira da Foz volta a ser um dos pontos do globo em que as luzes irão apagar-se, num momento simbólico de reflexão sobre as alterações climáticas.

Será desligada durante 60 min, a iluminação decorativa das fachadas dos edifícios: Paços do Concelho, Castelo Eng. Silva, Mosteiro de Santa Maria de Seiça, Fonte Luminosa e Torre do Relógio. Mas, cada cidadão poderá, em sua casa, promover o seu “apagão”.

  • Entre as 18hh e as 22h00 – Esplanada Silva Guimarães: Face aos baixos níveis de poluição luminosa que irão ser obtidos, a equipa de astrofotógrafos figueirense, “MARQUES Photography”, irá, em parceria com o município, demonstrar como fotografar os astros, recolhendo fotografias momentos antes, durante e após a medida, por forma a comparar qual o impacto da poluição luminosa na recolha de astrofotografias e a observação do céu noturno.

A atividade é gratuita, contudo, sujeita a inscrição prévia: https://miguelmarquesphotography.com/horadoplaneta

O Município incentiva também à utilização, durante a Hora do Planeta, do percurso pela ciclovia até ao Cabo Mondego, “Juntos vamos pedalar pelo Planeta”.

SEJA O QUE DEUS QUISER! NO PALCO DA SIT
Sábado, dia 22, pelas 21h30, a Sociedade de Instrução Tavaredense (SIT) recebe em palco, o Getepepe – Teatro Perafita com a peça “Seja o que Deus quiser!”.

As maiores confusões vão acontecer numa família matosinhense e tudo por causa de uma ida ao teatro. O marido que passa por amante, o amigo que se apaixona pela sua mulher, a tia a quem vão tentar enganar com a ajuda do secretário são os ingredientes perfeitos para momentos únicos de riso e boa disposição!

Entrada gratuita.
MARCAÇÕES: 916875168

NOITE DE FADOS NA ASSOCIAÇÃO CARVALHENSE
Sábado, dia 22, a partir das 21h00, a Associação Carvalhense organiza uma Noite de Fados. Programa completo no cartaz.

6.º FESTIVAL FEMININO DE TUNAS ACADÉMICAS
Sábado, dia 22, a partir das 14h00, a Costa de Lavos recebe o 6.º Festival Feminino de Tunas Académicas, um evento que promete muita animação ao longo de todo o dia. Programa completo no cartaz.

NOITE DE METALCORE NA DRAC COM FALLEN AT DAWN E ASHES IN THE OCEAN
A DRAC – Direito de Resposta Associação Cultural, recebe sábado, dia 22, a partir das 22h00, na sua sede/sala de espetáculos na Ilha da Morraceira duas bandas que prometem abalar os alicerces da cena metalcore portuguesa: Fallen At Dawn e Ashes in the Ocean.

Formados por cinco amigos que vivem a música como um legado, os espanhóis Fallen At Dawn trazem uma energia intensa e letras marcantes, com a premissa de que as suas canções continuarão a soar mesmo quando já não estiverem presentes. Já os portugueses Ashes in the Ocean, banda nascida em 2022 em Fafe, exploram novos territórios sonoros dentro do metalcore, unindo o peso e a inovação.

Os bilhetes estão disponíveis em www.drac.pt, com pré-venda a 6€ e, a partir de 21 de março, por 8€. Sócios com quotas em dia têm direito a uma cerveja grátis mediante apresentação do cartão.

CLUBE DE LEITURA | CHÁ E LIVROS
O terceiro encontro do clube de leitura “Chá e Livros” acontece domingo, dia 23, pelas 11h00, e vai receber as editoras CARMA e a sua revista de ficção especulativa PACTO, que irão apresentar o seu projeto à comunidade figueirense, bem como partilhar a sua experiência sobre o processo de edição e criação de revistas e editoras. A sessão decorrerá numa das salas do Centro de Artes e Espetáculo da Figueira da Foz.

“Chá e Livros” é aberto a todas as idades e gostos literários!

Na temática desta sessão, a organização apela a todos levem os seus livros preferidos de fantasia, horror e ficção científica, para “passar uma manhã repleta de boas histórias e, claro, chá e bolinhos”.

167.º ANIVERSÁRIO DA SOCIEDADE FILARMÓNICA PAIONENSE
Até domingo, dia 23, a Sociedade Filarmónica Paionense celebra o seu 167.º aniversário. Programa completo no cartaz.

E AINDA….

POESIA, MÚSICA E ILUSTRAÇÃO UNEM-SE… NO TEMPO EM QUE OS ANIMAIS FALAVAM
Terça-feira, dia 25, pelas 21h30, o Auditório Municipal Madalena Biscaia Perdigão recebe as Terças com Poesia, numa sessão que promete transportar o público para um universo sensorial único, com o espetáculo “No Tempo em que os Animais Falavam”.

Sob a direção artística de Isaque Ferreira, que dá voz à palavra poética, o evento conjuga música e ilustração numa experiência imersiva e multidisciplinar. O violino de Ianina Khmelik, os teclados de Marco Figueiredo e o violoncelo de Rodrigo Brito conferem ao espetáculo uma sonoridade envolvente, enquanto as ilustrações de aConstança acrescentam uma dimensão visual ao encontro entre poesia e música. Trata-se de «uma viagem sensorial que une palavra, música e ilustração num encontro mágico.»

A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço, para maiores de 16 anos.

Se tem conhecimento de algum evento/atividade, envie-nos a informação para geral@meetfigueira.com ou pelo WhatsApp 914 179 600. Obrigado pela sua colaboração em divulgar os eventos do nosso concelho!

BOM FIM DE SEMANA!