Como tem mostrado este inverno, nem sempre o sol brilha na Figueira da Foz, mas isso não significa que o concelho perca o encanto. Mesmo com chuva, há muitas atividades para desfrutar, tanto na cidade como nas redondezas. Aqui ficam 15 sugestões para aproveitar os dias mais cinzentos na Figueira da Foz:
Descobrir o Museu Municipal Santos Rocha
Um dos principais espaços culturais da cidade, o Museu Municipal Santos Rocha é uma viagem pela história e identidade da Figueira da Foz. As suas coleções incluem peças arqueológicas, arte sacra, armaria e objetos etnográficos que contam histórias de épocas passadas. É uma oportunidade única para conhecer mais sobre as raízes culturais da região e a sua relação com o mundo, num ambiente acolhedor que convida à exploração.

Explorar as Galerias de Arte Locais
A chuva é o pretexto perfeito para mergulhar no mundo da arte, e a Figueira da Foz tem várias opções que merecem a sua visita. As galerias do CAE – Centro de Artes e Espectáculos apresentam sempre exposições de qualidade, com obras de artistas nacionais e internacionais. A Galeria Magenta, por outro lado, é um espaço intimista que celebra o talento dos artistas locais. E se gosta de arte e design contemporâneos, a Galeria Rastro é a resposta e o seu espaço em pleno Bairro Novo apresenta alguns dos nomes mais relevantes das artes visuais modernas a nível naiconal e internacional.

Fazer um roteiro literário na Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás, junto ao Parque das Abadias, é um espaço confortável e cheio de vida, ideal para passar um dia chuvoso. Descubra obras de autores locais, participe em eventos literários (se disponíveis) ou simplesmente refugie-se com um bom livro ou o jornal do dia num ambiente quente e tranquilo. É uma excelente forma de desacelerar e explorar a cultura literária da região.

Visitar a exposição de Vieira da Silva no Mosteiro de Seiça
Até 13 de abril, o Mosteiro de Santa Maria de Seiça, no Paião, acolhe a exposição itinerante «Os Frutos da Liberdade», com 30 gravuras da artista plástica portuguesa Vieira da Silva. Inserida nas celebrações dos 50 anos da Democracia em Portugal, a mostra reflete sobre pluralismo e liberdade através da arte. As visitas decorrem de quarta a domingo, das 14h00 às 18h00, e podem ser marcadas em horários extra pelo email mosteiro.seica@cm-figfoz.pt. Uma oportunidade para explorar um monumento histórico enquanto aprecia obras de uma das maiores artistas portuguesas.

Reviver as tradições marítimas no Núcleo Museológico do Mar
Localizado em Buarcos, o Núcleo Museológico do Mar transporta os visitantes para o passado marítimo da região. Entre apetrechos de pesca, fotografias antigas e histórias sobre as comunidades piscatórias, este espaço é uma homenagem à forte ligação da Figueira da Foz ao oceano. Uma visita que combina cultura e tradição, ideal para os dias de chuva.

Assistir a um filme no CAE
Todas as noites de sexta, o Centro de Artes e Espectáculos oferece, no Auditório João César Monteiro, uma sessão de cinema, exibindo filmes que fogem do circuito comercial habitual. Vai poder assistir a obras cinematográficas independentes, capazes de estimular novas formas de ver e sentir o cinema, dando destaque a produções premiadas de diversos países e a filmes clássicos que marcaram a história da sétima arte. Uma oportunidade para apreciar o melhor do cinema e uma óptima escolha para dias de chuva.

Percorrer o Mercado Municipal Engenheiro Silva
Da parte da manhã, o Mercado Municipal é um ponto de encontro onde se sente o verdadeiro espírito figueirense. Passeie pelas bancas recheadas de peixe fresco, queijos, enchidos e flores, e descubra os sabores e produtos típicos da região. Mais do que um mercado, é um espaço vibrante que proporciona uma experiência autêntica da vida local.

Saborear a gastronomia local
Os dias de chuva são ideais para uma experiência gastronómica memorável. A Figueira da Foz oferece uma seleção de restaurantes que celebram os sabores da região, com pratos típicos como o arroz de tamboril ou as enguias fritas. Para conhecer as melhores opções, consulte as nossas recomendações MeetFigueira e escolha o restaurante que mais combina com o seu gosto e ocasião.

O Paquete
Pintar a Figueira (com as crianças)
O tempo de chuva é propício a trabalhos artísticos manuais. Se tem crianças em casa, esta sugestão ganha ainda mais relevância. Da autoria de Cação Biscaia, este “A Figueira pintada de fresco” tem como objectivo o reconhecimento de lugares de referência da cidade e do concelho da Figueira da Foz e a sua recriação através da pintura.
A obra encontra-se em reedição, mas ainda poderá encontrar alguns exemplares pelas livrarias tradicionais da cidade.

Conhecer o património religioso da Figueira da Foz
Chuva não é impeditivo de sair de casa. A Figueira da Foz tem um rico património religioso, que reflete séculos de história e devoção. Desde a Igreja Matriz de São Julião, no coração da cidade, ao imponente Mosteiro de Santa Maria de Seiça, recentemente restaurado, há templos e capelas que contam a evolução cultural e espiritual da região.
Em Buarcos, destaca-se a Igreja de São Pedro, ligada às tradições piscatórias, enquanto pelo interior do concelho encontramos joias como as Capelas de Santa Olaia ou a de Nossa Senhora de Seiça e as pequenas igrejas das aldeias gandaresas. Além da arquitetura e arte sacra, muitas destas igrejas são palco de romarias e festividades que mantêm vivas as tradições locais.

Visitas guiadas : Descobrir o Palácio Sotto Mayor
Aproveite a oportunidade para explorar um dos mais belos exemplares do património arquitetónico da Figueira da Foz. O Casino Figueira e a Pó de Saber continuam a promover visitas guiadas ao sumptuoso Palácio Sotto Maior, a antiga residência familiar do empresário Joaquim Sotto Maior, construída entre 1900 e 1920.
Mergulhe na história deste palácio, considerado a mais luxuosa residência familiar da cidade. Durante a visita, terá a oportunidade de explorar as impressionantes coleções de arte.
Horário: As visitas decorrem às sextas-feiras e sábados, nos seguintes horários:
Manhã: 10h00 – 13h00
Tarde: 14h00 – 19h00
Para mais informações e reservas, contacte a Pó de Saber – Cultura e Património pelo número 964 460 709 ou através do e-mail podesaber.patrimonio@gmail.com.

Saborear a alma figueirense: um curto roteiro de espaços acolhedores
Que tal uma pausa revigorante para sentir o pulsar da vida local na Figueira da Foz?
Desfrute de momentos de tranquilidade num dos espaços que preenchem a cidade com alma. Seja para saborear um café, deliciar-se com um pastel, mergulhar nas páginas do jornal ou simplesmente colocar a conversa em dia num ambiente acolhedor, os cafés e pastelarias locais são ainda um refúgio a considerar para recarregar energias e espairecer dos climas mais caseiros.
Segue-se uma pouco cuidada lista, correndo nós o risco de injustamente deixar de fora quem mereça aqui ser mencionado (envie-nos email!):
Pharmácia
Na Rua da Liberdade, liberdade para entrar num espaço super agradável de outono-inverno, a puxar por um chá quente e um bolinho caseiro.
Nova Cassata
Na esquina oposta, reabriu recentemente este icónico espaço, agora com propostas de pastelaria sem glúten e sem lactose. Para provar.
Croissanteria da Praia
Como o nome indica, neste espaço, a caminho do Cabo Mondego, a especialidade são croissants. Há para todos os gostos e são… óptimos!
Casa da Tia
Casas da tia há muitas, mas esta fica localizada na Praceta José Afonso (Av. 25 Abril). É aquela pastelaria onde todos são bem-vindos e todos se sentem bem, de preferência na companhia de uma amizade e de várias delícias.
Cookies House
A Cookies House, situada na Praça Velha na Figueira da Foz, nasceu da paixão de Joana Marques por bolachas americanas artesanais, transformando uma brincadeira caseira num espaço acolhedor com uma variedade de sabores deliciosos.
Praça 18
Na mesma praça, o Praça 18 continua em grande forma, seja a proporcionar fantásticas refeições para o mais variado paladar, ou a dar cartas no saber receber dentro de um espaço atrevido, familiar e moderno.
Livraria Miguel de Carvalho
A um minuto de distância, Miguel de Carvalho e a sua livraria oferecem-nos invariavelmente uma bem disposta conversa em torno do mundo literário e não só. Aqui consome-se saber.
Livraria do Largo
Ainda em matéria de livros, a poucos metros, no Largo do Carvão, esta recente livraria local independente acolhe um belíssimo espaço de livros, histórias, eventos com letras, café, vinho, limonada e bolaria diversa. Para chegar e estar. Indicado para miúdos e graúdos.



Fazer compras no comércio local
A Figueira da Foz preserva um rico tecido de comércio tradicional, com pequenas lojas e negócios familiares que continuam a prosperar e a inovar. No município da Figueira da Foz, cerca de 30 destes espaços integram a plataforma nacional “Comércio com História”, da Direção-Geral das Atividades Económicas, reconhecidos pelo seu valor histórico, cultural e social.
Desde mercearias a restaurantes, passando por bares, sapatarias, barbearias e ourivesarias, este roteiro do comércio local oferece uma variedade de opções, com um atendimento verdadeiramente genuíno e atencioso. A maioria dos estabelecimentos da rede Comércio com História situa-se no centro da cidade da Figueira da Foz, em ruas importantes e históricas como a Rua da República. Para facilitar a descoberta, o MeetFigueira preparou um mapa detalhado para ir à descoberta.

Aproveitar a vibrante vida noturna da Figueira
Quando a chuva cai, os bares e espaços noturnos da Figueira da Foz são o refúgio ideal. Com ambientes variados, que vão desde o descontraído ao mais sofisticado, a cidade oferece opções para todos os gostos. Consulte o nosso guia da noite MeetFigueira para descobrir os melhores spots para aproveitar a noite, desde cocktails e música ao vivo até locais perfeitos para dançar – e também fora da cidade.

Andar (ou correr) à chuva
Quem anda à chuva, molha-se. E quem anda à chuva, também rejuvenesce o espírito. Quem diz andar, diz correr. E diz quem corre que não há muitas melhores sensações que chegar a casa encharcado depois de uma bela corrida pela cidade.