Viver a Figueira 12 meses por ano

Buarcos – The Unridden Ones: O documentário que vai contar a história da onda direita mais comprida da Europa

3 gostos

timelapse_meetfigueira

No próximo dia 23 de abril, domingo, às 21h00, o CAE – Centro de Artes e Espetáculos será palco da ante-estreia de Buarcos – The Unridden Ones.
Este documentário, produzido pela Timelapse Media em colaboração com o Município da Figueira da Foz, com contributos de João Traveira, Luís Pereira, João Serpa, Ivo Cação, João Filipe Belo e com a participação de vários surfistas locais, vai explorar um fenómeno adormecido na baía de Buarcos.

Em Buarcos, umas das vilas costeiras mais antigas de Portugal, corre a onda direita mais comprida da Europa. É assim desde sempre. O surf surgiu no final dos anos 60, iniciado pelas migrações dos surfistas que ano após ano repetiam o roteiro do verão interminável no velho continente. Depois da introdução do surf na Figueira da Foz, as míticas ondas de Buarcos têm sido surfadas por gerações com uma exceção que é comum a todas até aos dias de hoje: As grandes ondulações levaram sempre a melhor à condição humana e as ondas grandes e perfeitas, por uma questão de acessibilidade, rolaram sozinhas. Este filme relata o percurso de um surfista local que quer mudar tudo isso”.

Após a ante-estreia, Buarcos – The Unridden Ones irá participar em vários festivais de cinema além-fronteiras, incluindo o Reino Unido, Califórnia, Golden Coast e outros destinos, potenciando assim este grande ativo da costa da Figueira da Foz.

Os bilhetes para a ante-estreia são gratuitos e já podem ser levantados no CAE. Os bilhetes são limitados à lotação do auditório. 

Não perca a oportunidade de assistir a um documentário único sobre a história da onda direita mais comprida da Europa.

3 gostos

AUTOR

João P. Cruz
Consultor de comunicação territorial e patrimonial mas tudo lhe interessa. Estudou arqueologia, foi jornalista, biógrafo, ajudante de cozinha, ghostwriter, operacional do ICNF e livreiro. Integra desde 2018 equipas de classificação patrimonial (Nacional e UNESCO) e de projetos de desenvolvimento turístico, cultural e económico local. Está na luta dos territórios sustentáveis e inteligentes. Nasceu em Coimbra, vive na Figueira da Foz há 18 anos e é do mundo. É também co-fundador da MeetMunda Inovação e Turismo, empresa-mãe da marca MeetFigueira.

QUERO