Pouco tempo depois da tradição do sal no estuário do Mondego ter sido classificada como património imaterial nacional, o Núcleo Museológico do Sal da Figueira da Foz comemora o seu 16º aniversário com uma edição muito especial de «(A) gosto com Sabor a Sal» e «um programa de atividades diversificado, que permite aos visitantes vivenciar várias sensações, emoções e experiências», segundo nota do Município.
As comemorações, que decorrem sob a égide do projeto “Quinta Ciência Viva do Sal”, incluem a exposição fotográfica «O Sal no Olhar», patente até 31 de agosto, que reúne nove fotografias, de quatro autores: António Cravo, Paulo Delgado, Paulo Colaço e Gilda Saraiva e que pretende «desconstruir a forma como olhamos o sal, mostrando que o mesmo é sinónimo de: tradições, território, comunidade, biodiversidade e transmissão de saberes e sabores».
Nos dias 10 e 31 (quintas-feiras) terá lugar o evento «Pé no Sal», constituído por um passeio interpretativo à Rota das Salinas (9h30), um chá frio servido no Pedarium (11h00) e uma visita guiada ao Núcleo Museológico (11h30), com inscrições para o email: nucleo.sal@cm-figfoz.pt
Os dias 12 e 13 de agosto (sábado e domingo) entra em cena o cinema e o Núcleo Museológico do Sal será uma extensão do festival de curtas Marmostra, que a Associação da Praia da Tocha organizou em julho. As sessões vão ter lugar no armazém de sal do Núcleo Museológico do Sal, pelas 11h00 e 15h00, em ambos os dias.
Na noite de 14 de agosto (segunda-feira) terá lugar, às 21h00, uma sessão de observação de estrelas, «Centro de Ciência Viva vai iluminar o Sal», orientada por membros do Planetário do Porto. Também aqui é necessária inscrição prévia: nucleo.sal@cm-figfoz.pt
Este verdadeiro museu vivo apaga as velas, no entanto, a 17 de agosto, concentrando diversas atividades. A partir das 14h30 e até às 17h00 (de meia em meia hora), será exibida a curta-metragem do realizador figueirense Luís Albuquerque «A Dança dos Flamingos». Às 16h00 será inaugurada a exposição de Fotografia e Poesia «Ouro Branco» no LEM – Lavos Espaço Multicultural, fechando o dia em festa, pelas 17h30, com um «Sunset no Sal», no Núcleo Museológico do Sal, «onde a música e a poesia já têm presença confirmada».
No dia seguinte, 18 de agosto, o Município convida as famílias, entre as 10h30 e as 16h30, a participar na atividade, «Marnoto por um dia», aprendendo com os marnotos da Salina do Corredor da Cobra. Inscrições: nucleo.sal@cm-figfoz.pt
O Arquivo Fotográfico Municipal (AFM) associa-se ao aniversário no dia 19, Dia Internacional da Fotografia, promovendo, no Quartel da Imagem, entre as 10h00 e as 18h00, a «Oficina de Papel Salgado», com limite máximo de 6 inscrições (M18). As inscrições deverão ser remetidas até dia 14 de agosto para: arqfoto@cm-figfoz.pt. No mesmo dia, realizar-se-á pelas 17h30, no Núcleo Museológico do Sal, uma degustação de ostras «Ostras & Sons ao Sal», acompanhada por um momento musical. A atividade é gratuita, mas sujeita a inscrição: nucleo.sal@cm-figfoz.pt
A 20 de agosto, em homenagem aos homens e mulheres das salinas da Figueira da Foz decorre a recriação «A safra à moda antiga» na Salina Municipal do Corredor da Cobra, «viajamos no tempo até à época em que o sal era transportado à cabeça, de pés descalços, da salina para o armazém».
O laboratório MAREFOZ também participa nas comemorações, sendo parceiro de ações relacionadas com a ciência, o ambiente e a tradição do salgado: Água & Sal (23 de agosto), Fauna do Salgado (24 de agosto), Flora do Salgado (25 de agosto) e Tradição & Inovação (26 de agosto).
Nos dias 6, 13 e 27 de agosto (sempre aos domingos) o Núcleo receberá manhãs de Yoga (yoga; yoga para famílias; yoga nidra e Chi Kung), única atividade não grátis do programa, com inscrição para: saberamarsalgado@gmail.com | 964443961.