Viver a Figueira 12 meses por ano

OBRAS DE LARANJEIRA SANTOS EM EXPOSIÇÃO

Núcleo de Arte Contemporânea Laranjeira Santos
Agosto 1, 2025
- Dezembro 31, 2025

O Núcleo de Arte Contemporânea Laranjeira Santos (NACLS), instalado no Castelo Engenheiro Silva, na Esplanada Silva Guimarães, tem patente uma nova abordagem expositiva que vem revelar a obra escultórica de Laranjeira Santos menos conhecida. O espaço, com entrada gratuita pode ser visitado, de hora a hora entre as 14h00 e as 17h00.

A nova mostra “Vertigem do Abstrato” é a primeira de uma sequência de cinco exposições retrospetivas sobre aspetos particulares da obra de Laranjeira Santos, que se prolongará por 2026. Para esta exposição foram selecionadas peças escultóricas abstratas, a maioria das quais concebidas a partir dos anos 70 do século XX até à primeira década do século XXI.

Nesta mostra procura-se destacar como, em períodos diferentes, são revisitados temas e esculturas com algumas modificações, utilizando materiais diversos. Exemplo das séries de «Iguaçu», «Monólogos» e «Diálogos».

Se nos 50 anos de aprendizagem na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL), a escultura de Laranjeira Santos é claramente académica figurativa, depois de Roma, nos anos 60 e seguintes, sob um irreprimível desejo de liberdade criativa, o artista plástico começa a explorar a síntese das formas, a simplificação do seu valor escultórico. Quando avança pela deformação e exageros anatómicos, desconstruindo a figura humana – cabeças, torsos, fisionomias femininas – já demonstra propósitos abstratizantes. Este caminho leva-o, espontaneamente, sem ruturas abruptas, no final dos anos 60 e princípios dos 70, à abstração. Porém, a figuração nunca viria a ser abandonada definitivamente.

NACLS