Viver a Figueira 12 meses por ano

Mil e Uma Noites: Em busca de Mulheres de Letras da Figueira da Foz

Casa do Paço
April 5, 2023
- April 5, 2023
Entrada Livre

“Mil e uma noites” integra o programa Atos, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, constituindo sobretudo um apelo à participação das comunidades onde passa. Desta feita faz-se um apelo à população para dar a conhecer mulheres que escreveram na Figueira da Foz.
Trata-se de um projeto artístico desenvolvido pela associação Um Coletivo, que procura «resgatar do esquecimento a obra de mulheres portuguesas que escreveram no século XX, profissionalmente e de forma amadora».
Com este intuito, procuram-se mulheres do concelho da Figueira da Foz que tenham escrito diários, cartas, aerogramas, telegramas, postais para o marido, familiares ou como madrinhas de guerra durante a guerra colonial; mulheres que escreveram contos ou histórias por publicar; mulheres que conheçam lengalenga, rezas ou canções ligadas às profissões do mar; mulheres que dirijam ou tenham dirigido uma livraria local.
Este projeto integra a “Odisseia Nacional”, do Teatro Nacional D. Maria II, iniciativa que, em 2023, passará todas as regiões de Portugal, com centenas de propostas agrupadas em cinco grandes programas: Peças (espetáculos), Atos (projetos de participação), Frutos (atividades para o público escolar), Cenários (eventos de pensamento), Nexos (formação), e ainda uma Exposição.

Mil e Uma Noites: Em busca de Mulheres de Letras da Figueira da Foz