Viver a Figueira 12 meses por ano

Jornadas Europeias do Património | 3 dias à descoberta do património figueirense

Figueira da Foz
Setembro 20, 2024
- Setembro 22, 2024

No âmbito das Jornadas Europeias do Património – a assinalar entre 20 e 22 setembro – o Munícipio da Figueira da Foz vai realizar várias atividades:

DIA 20:
– Dia da comemoração da elevação da Figueira da Foz a Cidade, encontra-se agendado um momento solene de descerramento de placa no Cruzeiro da Figueira (horário a informar).

-14h30: visita à Ponte Edgar Cardoso, primeira ponte com tabuleiro atirantado realizada em Portugal, tendo sido aberta ao tráfego em 1982.
Para assinalar e reforçar a sua importância na história do concelho da Figueira da Foz, bem como a sua relevância na conexão das duas margens e das suas comunidades, será dada a oportunidade a 25 pessoas (público em geral) de visitar o seu  tabuleiro (16h00), e até subir a uma das torres, através de escada (40 metros), onde terão acesso a uma vista 360º espetacular e única sobre a cidade, serra, rio e mar da Figueira da Foz, contudo,  não sem antes, pelas 14h30, no Estaleiro da Mota Engil, na ilha da Morraceira, 50 pessoas poderem assistir à apresentação do projeto e obra e seu contexto histórico.
A participação é gratuita, contudo sujeita a inscrição prévia até dia 17 de setembro para o e-mail servico.educativo@cm-figfoz.pt.  Os participantes deverão utilizar colete refletor próprio e calçado resistente.

DIA 21:
– 9h00 às 13h30, está prevista a realização de uma “Visita Comentada ao Baixo Mondego e Paço de Maiorca”, limitada a 32 participantes e com transporte assegurado pelo município.
A atividade, que terá início na Praça Europa – Eng.º Manuel Alfredo Aguiar de Carvalho, segue em direção à zona concelhia do Baixo Mondego para uma visita acompanhada de uma explanação acerca da biodiversidade, seja fauna, avifauna e flora, efetuada por técnicos do MAREFOZ.  Segue-se uma visita guiada ao Castro de Santa Olaia, orientada por técnicos municipais, complementada por uma descida do Ferrestelo e uma nova exposição acerca da botânica avistada.

A visita continua até à Vila de Maiorca, nomeadamente, ao largo da entrada do Paço de Maiorca e à empresa parceira desta iniciativa Quadrifólio, com enfoque no trabalho de restauro de uma pintura sobre tela do século XVIII, que será posteriormente apreciada na ida à Igreja Paroquial. De regresso ao Paço de Maiorca, será realizada uma visita guiada a este espaço patrimonial.
– prova de arroz-doce proporcionada pela Confraria do Arroz-Doce e da Junta de Freguesia de Maiorca para.
Finda a degustação, os participantes rumam à cidade, onde se prevê que cheguem pelas 13h30.

-15h30-16h30: peddy paper “De Vila a Cidade” de uma forma lúdica e pedagógica, o público em geral e famílias vão conhecer os diversos espaços edificados e naturais que integram a zona histórica da Figueira da Foz.  A atividade, com cerca de 45 minutos de duração carece de inscrição prévia para servico.educativo@cm-figfoz.pt

-15h00 às 18h00, estão previstas visitas gratuitas ao Mosteiro de Santa Maria de Seiça, à exposição temporária “Da Ruína à Glória as Cicatrizes da História” e à Capela Octogonal de Santa Maria de Seiça.
As visitas estão limitadas a um mínimo de 15 pessoas e um máximo de 20 e sujeitas a inscrição prévia mosteiro.seica@cm-figfoz.pt

DIA 22:
-10h00 às 19h00: “Museu Municipal de Portas Abertas”. A marcação das visitas guiadas deverá ser efetuada via email servico.educativo@cm-figfoz.pt

-14h00 às 17h00: o Batel “Sal do Mondego” vai proporcionar uma viagem e visita comentada ao Estuário do rio Mondego, com passagem próxima do Moinho das Doze Pedras, ou Moinho de Maré, que não poderá ser visitado dado os seus problemas estruturais. Será assim efetuada uma abordagem ao edifício e à sua história, bem como à sua importância no rio Mondego, Quinta do Canal e Morraceira, dentro do batel.
A atividade, sujeita a inscrição prévia para servico.educativo@cm-figfoz.pt , compreende, ainda, uma apresentação das papas de moado, com respetiva degustação, organizada pela Junta de Freguesia de Vila Verde.

VISITA A PONTE- RELOADED_2_1_page-0001