Viver a Figueira 12 meses por ano

“Da Ruína à Glória”: Um manifesto pelo património exposto em Seiça

Paião - Mosteiro de Seiça
June 29, 2024
- September 1, 2024

«Da Ruína à Glória – As Cicatrizes da História» é a primeira exposição temporária a ser acolhida no Mosteiro de Santa Maria de Seiça, composta por 46 fotografias da autoria de Gastão de Brito e Silva. A exposição está estruturada em 7 grandes temas – Arquitectura Eclesiástica; Arquitectura Industrial; Arquitectura Militar; Arquitectura Palaciana; Arquitectura de Veraneio; Arquitectura Urbana e Arquitectura Vernacular.

«Na narrativa expositiva», refere nota do Município figueirense, «foi incluído um conjunto de talhas douradas e outros fragmentos em madeira, do século XVII e XVIII, pertencentes aos altares da igreja do Mosteiro de Seiça, que foram recolhidos no local, pela Junta de Paróquia do Paião, quando do desmonte dos altares, e foram entregues a António dos Santos Rocha, para o Museu Municipal, em março de 1894».

Gastão de Brito e Silva, recorde-se, é mentor do Projeto Ruin’Arte, – que desde 2009, sobretudo no blog com o mesmo nome, «dá voz ao património arquitetónico depauperado e conta histórias e estórias, que encerram memórias e desvendam valiosas lições que poderão contribuir para “Levantar de novo o esplendor de Portugal”».

O fotógrafo irá apresentar, também no Mosteiro, dia 28 de junho, o livro «Ruídos e Corroídos -Ecos de Tesouros Perdidos» e realizar, dias 29 e 30 de junho, visitas guiadas à exposição, no período de abertura do monumento nacional ao público, das 14h00 às 19h00.

ruina gloria exposicao mosteiro de seica 2024
×