O documentário “Claridade, Uma Viagem nas Origens”, da autoria do escritor figueirense Gonçalo Cadilhe e do realizador Paulo Fajardo, com produção da Câmara Municipal da Figueira da Foz, tem por objetivo «dar a conhecer, de um modo mais abrangente e apelativo, curiosidades, pormenores e a história da Figueira da Foz através dos tempos, num equilíbrio entre os primórdios e a atualidade».
A banda sonora integra dois temas originais do pianista e compositor Júlio Resende, um dos quais uma adaptação da “Canção da Figueira”, imortalizada pela voz de Maria Clara, que inclui a participação de Júlio Machado Vaz (filho da cantora).
Sinopse: «Será que a Figueira da Foz é mesmo especial? Ou somos nós, os figueirenses, que a sentimos assim? O viajante-escritor figueirense Gonçalo Cadilhe propõe um olhar sobre a cidade de todos os seus regressos a partir de uma perspetiva moldada por décadas de viagens em tantas outras cidades do mundo. Passando pela história e geografia e detendo-se também na paisagem e nas características inatas dos seus conterrâneos, Gonçalo Cadilhe convida-nos a refletir sobre o privilégio de habitar na Figueira da Foz».
A sessão realiza-se no âmbito do Programa de Atividades da exposição “O Mar é a Nossa Terra”, patente no Meeting Point, e contará com a presença de Gonçalo Cadilhe para um diálogo com o público.