Viver a Figueira 12 meses por ano

O QUE FAZER NA FIGUEIRA DA FOZ DURANTE O FIM-DE-SEMANA | 25 a 27 DE AGOSTO

Agosto está a acabar, mas não abrandam os eventos no concelho da Figueira da Foz

Nada melhor do que terminar o mês com um Festival dedicado a um dos ex-libris da gastronomia da região: o chouriço de Quiaios.

«Inteiro ou às rodelas!? Tanto faz!» o importante é ir a Quiaios nos dias 25, 26 e 27 e desfrutar de um evento, que «traz consigo tradição, gastronomia e muita animação».

O programa, segundo a organização, assenta sobretudo na promoção do chouriço tradicional de Quiaios, mas também tem uma forte componente lúdica e festiva e este ano tem como cabeça de cartaz Herman José. Também inclui «animação infantil e itinerante e disponibiliza um serviço gratuito de babysitting para que pais e filhos se possam divertir à grande!».

O Festival do Chouriço é uma organização da Junta de Freguesia de Quiaios, com o apoio do Município da Figueira da Foz.

O mais emblemático e icónico campo de basquetebol do país recebe este fim-de-semana na Figueira da Foz (nas traseiras das Ruas Dr. Luis Carriço e Dr. Nogueira de Carvalho) mais uma edição – a 5ª – do Torneio Traseiras.
MeetFigueira é parceiro da edição 2023, acompanhando de perto no local e nesta página (as fotos vão crescer aqui ao longo do fim-de-semana).
Confira toda a programação:

Ao final do dia de hoje, sexta-feira, pelas 18h00 na Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás recebe a autora Elisabeth Morão, para uma sessão de apresentação do livro «Corpo Manso – Loucura Branda», em que participará o escritor figueirense Nuno Camarneiro, prémio LeYa 2012.

À noite, uma das opções passa por uma ir ao cinema: AOS NOSSOS AMORES, é exibido hoje, 25 agosto, às 21h30 no Centro de Artes e Espetáculos (CAE). Esta longa-metragem, inserida num ciclo dedicado ao cineasta francês Maurice Pialat, é vencedora dos prémios César de 1984 (Melhor Filme e Mais Promissora Atriz, Sandrine Bonnaire) e Louis Delluc, em 1983, ano de estreia, para o realizador.

Mas, se preferir continuar na área dos livros, basta estar em Buarcos, às 21h30: o escritor Pedro Mexia vem às Férias com Livros autografar e falar sobre a sua primeira incursão no domínio da dramaturgia, a obra “Suécia”, que esteve em cena no Teatro Nacional de São João com encenação de Nuno Cardoso.

Ainda em matéria de literatura, sábado, dia 26, pelas 21h30, o destaque vai para o escritor Lourenço Seruya, que tem dedicado o seu talento ao registo policial, vem a Buarcos à Férias com Livros falar do seu último romance “Crime na Quinta das Lágrimas”, passado em Coimbra.

Caso opte pela música, a banda QQ Garage animará a noite de sábado, dia 26, do bar Jet 7.5, na Praça Dr. João Ataíde.

Inserido nas comemorações do 16º aniversário do Núcleo Museológico do Sal – (A) gosto Com Sabor a Sal – e decorrente de uma colaboração com o MAREFOZ, a ciência, o ambiente e a tradição do salgado continuam em destaque, através de um conjunto de atividades que permitirão explorar diversos temas

Hoje e amanhã, sexta-feira e sábado, das 10h às 18h, a Praia do Cabedelo na Figueira da Foz é o cenário que acolhe mais uma edição do CABEDELO ART EXPERIENCE 2023, o evento para os amantes da arte e da cultura, onde os criadores trabalham nas suas obras em convívio com os banhistas. Esta é uma edição «especial» uma vez que que homenageia o pintor Mário Silva (1929-2016), cujo busto encontramos na nova praça junto à praia.

Ao longo de 3 dias – 25, 26 e 27 de agosto – a Sociedade Filarmónica Paionense (Paião) promove as Tasquinhas de Verão, num evento que reúne gastronomia local e música.

No domingo, dia 27 agosto, pelas 21h30, as “PLANTAS DO MUNDO”, uma obra de Fernanda Botelho, dão-se a conhecer em Buarcos, nas Férias com Livros.

Também no domingo, fica aqui uma forma original de conhecer Maiorca e as suas tradições, principalmente as ligadas ao cultivo do arroz: um passeio de tratores, com visita a locais marcantes da freguesia, almoço, lanche e prémios para os melhores tratores. Se não tem trator, apareça na mesma e inscreva-se, pois, todos são bem-vindos.

A festa em Maiorca continua à noite, pelas 21h30, no Largo da Feira Nova, com a banda Canta Brasil.

No Alqueidão, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde estão de regresso, com quatro dias de grande animação e celebrações religiosas.

Ao longo deste fim de semana, a Figueira da Foz reserva uma diversidade de oportunidades de entretenimento para desfrutar plenamente. Convide os seus entes queridos ou amigos e explore todas as opções disponíveis neste município.

Desejamos-lhe um fim de semana maravilhoso!

AUTOR