Viver a Figueira 12 meses por ano



Conhecer o património religioso da Figueira da Foz

IGREJA-SAO-JULIAO-FIGUEIRA-DA-FOZ
A Figueira da Foz tem um rico património religioso, que reflete séculos de história e devoção. Desde a Igreja Matriz de São Julião, no coração da cidade, ao imponente Mosteiro de Santa Maria de Seiça, recentemente restaurado, há templos e capelas que contam a evolução cultural e espiritual da região. Em Buarcos, destaca-se a Igreja de São Pedro, ligada às tradições piscatórias, enquanto pelo interior do concelho encontramos joias como as Capelas de Santa Olaia ou a de Nossa Senhora de Seiça e as pequenas igrejas das aldeias gandaresas. Além da arquitetura e arte sacra, muitas destas igrejas são palco de romarias e festividades que mantêm vivas as tradições locais.

Estes tesouros da nossa herança espiritual e arquitetónica estão espalhadas por todas as freguesias do concelho da Figueira da Foz, o MeetFigueira fez o mapeamento, visite aqui este roteiro.

Observar as Estrelas no Cabo Mondego e na Serra da Boa Viagem

Cabo Mondego panorama
Com pouca poluição luminosa e uma vista desimpedida sobre o Atlântico, o Cabo Mondego é um dos melhores locais da Figueira da Foz para observar o céu noturno, permitindo admirar constelações, planetas e até a Via Láctea em noites de lua nova. Para uma experiência mais imersiva, leva um telescópio ou binóculos ou junta-te a eventos organizados por guias ou grupos de astronomia locais. Além do Cabo Mondego, a Serra da Boa Viagem também oferece excelentes miradouros noturnos, onde o silêncio da montanha e o horizonte estrelado criam um cenário perfeito para momentos de contemplação.

Passear e ver aves no Vale do Pranto

Vale do Pranto. Imagem Pedro Silva MeetFigueira
Se procura um percurso que combine paisagens autênticas, tradição agrícola e biodiversidade, o Vale do Pranto é um dos melhores destinos para caminhar ou pedalar no concelho da Figueira da Foz. Com a freguesia de Alqueidão como ponto de referência, este vale agrícola estende-se por arrozais, ribeiros e campos alagados que criam um habitat perfeito para a vida selvagem, abrangendo diversas freguesias da Figueira da Foz e de Soure. O rio Pranto, afluente sul do Mondego já na zona do estuário, é a linha de água que molda esta paisagem única, essencial para a cultura do arroz e para a preservação dos ecossistemas locais. Além do contacto direto com as práticas agrícolas, o birdwatching é um dos grandes destaques do percurso, sendo o Vale do Pranto um dos melhores locais do Baixo Mondego para observar garças, colhereiros, íbis-preto e muita outras aves aquáticas, além de ser um paraíso para amantes de libelinhas. A caminhar ou de bicicleta, este é um passeio que permite mergulhar na tranquilidade do campo e descobrir as aldeias e uma das paisagens mais ricas e menos exploradas da região.

Para chegar às melhores zonas naturais do Vale do Pranto, pode escolher qualquer das oito freguesias que compõem esta paisagem. No concelho da Figueira da Foz aconselhamos a percorrer as zonas baixas rurais de Alqueidão e Paião.

Fazer compras no Comércio com História da Figueira da Foz

Rua da Republica Figueira da Foz 2024 (3)
A Figueira da Foz está "equipada" com um invulgar número de grandes superfícies comerciais, mas continua a apresentar também muitos estabelecimentos tradicionais, pequeno comércio e negócios familiares locais que subsistem e inovam, oferecendo serviços e produtos de excelência, e em grande parte de proximidade. Assim, na causa do turismo sustentável e responsável, e da valorização deste património humano e arquitetónico, desafiamos a optar por estas lojas quando estiver pela cidade e precisar de fazer compras. No concelho da Figueira da Foz são quase 30, de resto os estabelecimentos que, pelo seu interesse histórico, cultural e social, integram a plataforma nacional “Comércio com História”, da Direção-Geral das Atividades Económicas. Mercearias, restaurantes, bares, barbearias, ourivesarias, encontrará de tudo um pouco neste roteiro do comércio local, onde o atendimento é de facto mais genuíno e personalizado.

Quase todos os estabelecimentos na rede Comércio com História estão localizados na cidade da Figueira da Foz, mas alguns como o bar Alambique (Maiorca) ou o restaurante Peleiro (Paião) encontram-se noutras zonas do concelho. O melhor será recorrer à plataforma oficial (clique aqui) e ir à descoberta…

Percorrer as avenidas atlânticas

Avenida 25 de Abril Figueira da Foz
A correr ou apenas a caminhar tranquilamente, é seguramente um dos percursos pedestres mais bonitos do concelho da Figueira da Foz. Entre a Torre do Relógio e o Cabo Mondego, existe uma sucessão de avenidas com vista para as praias, para a serra, para património como as imponentes muralhas de Buarcos, para parques e para o Atlântico que não deve perder, mesmo que o faça por etapas. O que não falta pelo caminho são esplanadas para parar e repor energias. Ao todo são cerca de 5 quilómetros de marginal atlântica, excelente para jogging e em grande parte já coberta por ciclovias. Se estiver na zona do Bairro Novo, começará pela Avenida 25 de Abril, avança para a Avenida do Brasil até Buarcos e prossegue até à Avenida Infante D. Pedro. Chegado à Tamargueira, percorre a reta final, a Avenida D. João II, que o levará até à Praia do Teimoso. Se fizer este passeio ao final da tarde, será aqui brindado por um dos mais belos por do sol do mundo...

Este percurso urbano é praticamente plano e ideal para caminhar, mas está quase todo dotado de ciclovia dedicada, sobretudo a partir da Avenida do Brasil.

Caminhar ou merendar na Lagoa das Queridas

percurso pedestre lagoa queridas figueira da foz cartaz
A Lagoa das Queridas, situada na freguesia de Ferreira-a-Nova, foi em tempos apenas um gigantesco buraco causado pela remoção de areias, mas é hoje um dos mais encantadores refúgios naturais do interior da Figueira da Foz, oferecendo aos visitantes um parque de lazer (com baloiço) e um percurso pedestre circular que percorre várias localidades da região, como Porto Carvalho, Azenha-Nova e Casal da Areia. Criado pelo Grupo Desportivo Ferreirense com o apoio da Junta de Freguesia, este trilho é ideal para quem deseja explorar a serenidade da paisagem gandaresa, avistar a biodiversidade única da lagoa e desfrutar do parque de lazer, equipado para piqueniques. Acompanhado por um moinho pitoresco recuperado, pela tranquilidade das águas e pela abundante avifauna, este é o destino perfeito para caminhar, relaxar ou merendar, combinando natureza, história e lazer num só local.

A Lagoa, e o seu parque de Merendas com equipamentos desportivos e infantis, fica situada entre as povoações de Netos e Ferreira-a-Nova, no extremo nordeste do concelho da Figueira da Foz.